Muitos escrevem, dizem, falam e esbravejam, não dá para vivermos do passado!
Mas o que temos para comemorar em termos de títulos vultuosos nos últimos 35 anos, nas últimas 3 décadas e meia?
Temos algum outro título nacional a comemorar nesses últimos 35 anos além da nossa conquista maior ocorrida em 1985?
Aquela conquista foi e é realmente inesquecível! Um feito memorável!
Ser Campeão Brasileiro de Futebol não é para qualquer clube, é algo dificílimo!
O Coritiba foi Campeão do Torneio do Povo em 1973 sobrepujando clubes de 1ª grandeza na época!
Doze anos depois dessa grande conquista, pouco mais de 1 década após ter vencido o Torneio do Povo, o Coritiba tornou-se Campeão Brasileiro de Futebol em 31/07/1985-01/08/1985, trazendo pela primeiríssima vez para o estado do Paraná, o Caneco Nacional via Campeonato Brasileiro de Futebol!
Em termos de Campeonato Brasileiro de Futebol, o Coritiba colocou o estado do Paraná no Mapa do Futebol Brasileiro, já que antes da grandiosa conquista de 85, apenas clubes do RJ, SP, MG e RS haviam tornado-se Campeões Brasileiros de Futebol!
Temos um passado glorioso, histórico de verdade, um passado realmente "Vencedor"!
Infelizmente temos apenas o Torneio do Povo(1973) e o Campeonato Brasileiro de Futebol(1985) no tocante á títulos vultuosos para comemorarmos!
Ou seria felizmente?
Diante das dificuldades de se conquistar títulos como esses, poderíamos não ter esses títulos!
Então vamos substituir o "infelizmente" pelo "FELIZMENTE"!
Felizmente temos títulos nacionais para comemorarmos!
Esse é o nosso Passado!
E o nosso Presente?
Antes de entrarmos propriamente no nosso "presente" vamos rabiscar alguma coisa sobre o nosso "passado recente".
Na minha opinião, aí sim vem o infelizmente, pois temos um passado recente catastrófico. Em pouco tempo já habitamos a Segundona Nacional em várias ocasiões, coisa que antes não acontecia. Estivemos na "B", subimos pra "A" e caímos pra "B" algumas vezes. Então nesse caso é "infelizmente" mesmo!
Subimos em 2019 para a Série A em um campeonato que não tinha nem um clube dito "bicho papão" e não conseguimos sequer mais um título da "B", mais um título da "Segundona Nacional"(um tempo atrás alguns ventilaram a possibilidade de colocar na camisa outra estrela que simbolizaria o título da Série B - particularmente sou contra - ostentar uma estrela na camisa, da Segunda Divisão, apequenaria o clube - um clube como o Coritiba precisa buscar vôos altos e não se contentar com títulos de menor vulto).
Mas vamos ao "Presente"!
O que o Coritiba precisa fazer para voltar a ser "Grande"! Seria o Coritiba ainda um "Clube Grande"? Ou ficar 3 décadas e meia no obscurantismo quanto à títulos nacionais não tirou o Coritiba do patamar de "Clube Grande"? Aí vai depender da ótica de cada um...
O que é necessário ser desenvolvido para o Coritiba ter um "Futuro" melhor do que o passado recente que tivemos e do que vivemos no "Presente"?
Sim, agora estamos no meio de uma "Pandemia"! O "Presente" agora é esse! Mas não dá pra ficar esperando a "banda passar"...
Algo precisa ser feito e rápido para que em 2021, 2022, 2023 venhamos buscar a ter um Coritiba Vencedor como nos tempos de outrora...
Na minha opinião a solução está em dar total estrutura à base, valorizar sobremaneira as categorias de base!
Desde aqueles nossos velhos e bons tempos, os embriões de grandes conquistas começavam a ser desenvolvidos na "nossa base".
Claro que não dá pra fazer um time, montar um elenco apenas com atletas da base. É preciso sim que tenham atletas de outros centros também. O melhor é, sempre foi e continuará sendo a "mescla"! Mas pra fazer essa "mescla" primeiro é preciso ter uma base que forneça jogadores com certa qualidade, não precisa ser Pelé, Messi, Cristiano Ronaldo, mas que os atletas possuam qualidade.
E para ter essa qualidade vindo da base, o que precisa ser feito?
Primeiro, garimpar, mas garimpar com "olho de lince"! O Coritiba precisa ter gente que viveu o futebol, que como dizem os antigos, já sentiu cheiro de zig no vestiário.
Claro, o futebol mudou, o futebol hoje é um negócio, o clube precisa funcionar como empresa. Sim, precisa ser administrado como uma empresa, ter profissionais qualificados, capacitados em todas as áreas, desde o Departamento de Marketing até o Departamento da "Tecnologia da Informação", sabe-se disso, mas só com isso também não vai dar certo. De novo, é necessário a "mescla"!!! Você precisa mesclar esses profissionais dessas diversas áreas, com profissionais capacitados, ali na relva "verde", nas cercanias do gramado, orientando a garotada, com aquela velha manha, com aquele jeito peculiar que profissionais da "alta tecnologia", na maioria das vezes não possuem. Mas esses profissionais que não sentiram o cheiro do "Zig" precisam sim se fazer presente no dia a dia, e alinhar os dados tecnológicos ao cruzamento malicioso, ao domínio sinequanon que podem ser alcançados pelos garotos com aquele "velho" mestre dos gramados falando no ouvido deles, mostrando "in loco" como devem ser executados de verdade, o que chamamos de "Fundamentos do Futebol"!
Óbvio que os frutos não virão com 2, 3 ou 4 dias de trabalho nesses moldes. Será necessário um certo tempo para começar colher os frutos com condições de serem aproveitados. Mas é preciso começar!
E outra coisa, não dá pra fazer contratos de 3, 4, 5 anos com atletas que já se consagraram em outros centros e vem aqui praticamente "encerrar a carreira". Com esses, que como disse, são necessários sim, celebram-se contratos de 1 ou 2 anos. Senão depois tem que ficar pagando durante 4 anos ou mais, atletas que jogam em clubes nos Estados Unidos ou em outros cantos do planeta e recebem 30, 40, 50 mil mensais do Coritiba, mesmo já estando vestindo camisas de outros clubes no Brasil ou em outros paises. Essas coisas não dá pra fazer!
O segredo é dar condições reais à base e com alguns ex-atletas(que possuam "capacidade" obviamente) que possam mostrar o "caminho das pedras" para a garotada.
E com aqueles garotos que começam a se sobressair já celebrar contratos com duração de no mínimo 5(cinco) anos, pra não se correr risco de se perder uma pedra que se lapida e que depois outros vão levar rapidinho daqui.
Claro, não é fácil fazer, desenvolver esse trabalho, mas é preciso que se faça! Isso se quisermos, daqui algum tempo, no "Futuro" , termos um Coritiba realmente "Vencedor" como tínhamos, como já tivemos.
Quem via que do lado de lá estava o Coritiba sabia que tinha pela frente "osso duro"! Os caras podiam ganhar, mas pra ganhar não era fácil! Ou seja, antes o Coritiba era "muito respeitado"!
Aí está pessoal. A fórmula para termos um Coritiba Forte, Vencedor, de novo, a gente já tem, é só colocar em prática.
E claro que não é só isso, um Clube como o Coritiba Foot Ball Club precisa de vetores na Administração que precisaM ser realmente profissionalizados, como se exige nos dias de hoje, mas temos também a visão para que isso possa ser implementado. "A rapadura é dura mas só pra quem é mole"!
"Passado, Presente e Futuro"!
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)