O Coritiba começou bem o Brasileirão 2017. De 9 pontos disputados conquistou 6, é o 5º colocado na competição nacional que é uma das mais difíceis do planeta.
O nosso alviverde arrancou bem com uma goleada em cima do Atlético(GO). Depois por pouco não pontuou na 2ª rodada frente ao Santos, tendo inclusive desperdiçado uma penalidade máxima nos acréscimos. E na 3ª volta venceu a primeira fora de casa. Até aqui é uma campanha boa.
Por ser um Campeonato com alto grau de dificuldades ainda não dá para cravarmos que o Coritiba será, por exemplo, um dos representantes brasileiros na Libertadores da América 2018. Apenas 3 rodadas foram cumpridas e restam 35. É cedo para se fazer qualquer conjectura tanto positiva quanto negativa. Já teve oportunidade, nesses últimos anos, em que o Coxa liderou o Brasileirão por várias rodadas no 1º turno e acabou, no 2º turno, tendo que lutar para não ser rebaixado. Ninguém gosta de lembrar disso, principalmente nesse momento que o Coritiba vai bem no Brasileirão, mas precisamos buscar analisarmos as coisas com algumas pitadas embasadas na razão e não somente na emoção, com o coração.
O sistema defensivo vai relativamente bem tendo sofrido 2 gols em 3 jogos. O meio de campo consegue concatenar jogadas, criando várias oportunidades de gol, tanto é que até aqui o Coritiba foi o "elenco" que mais finalizou na competição. Talvez o ataque necessite de um afinamento mais apurado para colocar a bola nas redes adversárias mais vezes, já que as oportunidades estão sendo criadas em profusão.
Estamos todos animados com a produtividade do Coritiba em campo nessa largada do Brasileiro. É preciso que isso seja mantido ou "quem sabe", até melhorado.
O próximo compromisso do Coritiba no Brasileirão é o rival caseiro. Clássico é clássico e tudo "sempre", em quaisquer circunstâncias, pode acontecer. Uma vitória alviverde no clássico seria um supra-sumo.
Em um campeonato longo como é o Brasileiro, não adianta ficar agora fazendo cálculos e pensando lá na 30ª ou 38ª rodada. Tem que focar na coisa jogo a jogo, degrau a degrau e ir comendo fatia por fatia do "big bolo" de modo saboroso. Claro que o paladar fica melhor e mais aguçado com vitórias, mas necessário se faz que se esteja preparado para as batalhas pesadas que serão disputadas pela frente.
Com o passar dos jogos, com o desenrolar das rodadas, atletas fatalmente se contundem, outros são suspensos e aí é que a porca começa a torcer o rabo. Por isso é que se precisa ter um "elenco" de verdade e não apenas um "time".
Lá pela 19ª ou 20ª rodada teremos uma ideia mais consistente quanto a concluirmos se temos(ou teremos) ou não um "elenco" de verdade.
Por enquanto a coisa vai funcionando e bem. Tomara que essa toada seja mantida ou se possível até elevada para um melhor nível ainda.
Pensar Grande é necessário. Sonhar alto é preciso. Querer coisa grande faz bem. Não dá para ficar pensando pequeno. Não dá para, por exemplo, mandar a campo uma equipe que vai de antemão apenas e tão somente se defender. Até aqui o Coritiba vai assustando os adversários que enfrenta e já vai chamando a atenção de muitos pelo que vem produzindo.
Mas é preciso ter o discernimento de que se faz obrigatório aplicar doses de humildade no dia a dia coxa-branca. O torcedor até pode comemorar e falar grosso, coisas do tipo, agora temos elenco para brigarmos por coisa grande no Brasileiro. O que não pode é essa empolgação exagerada ser vivida pelo elenco ou pela Comissão Técnica. Os profissionais alviverdes precisam, rodada a rodada, jogo a jogo, manter os pés no chão.
"Pensar Grande sim Devaneios não"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)