Nas circunstâncias "normais" o ponto conquistado através do empate com o Bahia em Salvador poderia ser considerado perfeitamente "normal".
Trinta e Dois anos se passaram e o Bahia não mais venceu o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro em Salvador.
A curiosidade, o interessante, fica por conta de que em 1985 perdemos para o Bahia aqui e lá, e vencemos por exemplo os fortes elencos de Cruzeiro e São Paulo aqui e lá, naquilo que foi a melhor performance do Coritiba Foot Ball Club em Campeonatos Brasileiros de Futebol. Existem certas coisas no futebol que ninguém explica. São coisas pitorescas, fatos pitorescos que ninguém consegue explicar mas que no futebol existem. Como podemos ter perdido para o Bahia aqui e lá e vencido Cruzeiro e São Paulo aqui e lá? 1985 teve de tudo e no final o caneco do Brasileirão veio pela primeiríssima vez para o estado do Paraná.
Mas voltemos ao raciocínio inicial. Empatar com o Bahia lá é ou seria um resultado normal e até bom. Porém, na pindaíba que o Coritiba se encontra até o empate, infelizmente não caiu bem. Claro que o empate ficou melhor do que a derrota que se desenhava, mas o empate nas circunstâncias atuais não foi e não é aquela coqueluche.
Com o empate o Coritiba, mesmo sem que muitos jogos ainda tenham sido realizados(sábado, 30/09/2017, em torno de 22h10), continua na ZR e conforme os resultados dos jogos que ainda se realizarão na rodada, a coisa pode ficar pior ainda. O jeito é torcer para que os clubes que estão mais próximos da ZR percam ou pelo menos não vençam. A que ponto chegamos...
Apesar de tudo o "ponto foi importante, mas..."
A situação do Coritiba não está e não estará resolvida com esse 1 X 1 na Bahia. Na sequência o Coxa tem Corinthians em São Paulo e depois Grêmio e Cruzeiro. Serão 3(TRÊS) pedreiras e das grandes. Nesses 3 próximos confrontos o Coritiba precisará somar pelo menos, na pior das hipóteses, 4 pontos, para continuar brigando contra a possibilidade de ser rebaixado.
Mas e vai que o Coxa perca os 3 próximos jogos. E não é uma suposição pessimista, antes que alguém condene o raciocínio. O Coritiba perder para Corinthians, Grêmio e Cruzeiro é algo anormal, fora dos padrões?
Perdendo os 3 próximos jogos, dependendo dos resultados dos demais concorrentes, principalmente daqueles que estão por ali, próximos na tábua de classificação, o caldo vai entornar mais ainda...
Pensemos nisso...
Agora, caso o Coxa surpreenda(digo surpreenda porque já fazem 7 rodadas que o Coritiba não ganha de ninguém) e vença 1 desses 3 próximos jogos e empate outro, os 4 pontos seriam muito bem aceitos.
O objetivo do Coritiba, pelo 6º ano consecutivo, agora é um só: livrar-se da Série B e nada mais além disso.
O resultado na Bahia ao meu ver foi justo. A partida foi equilibrada. O Bahia teve algumas outras chances além do gol que fez, assim como o Coritiba também teve algumas outras chances além do gol que marcou.
O pênalti que todos reclamam pode até ter sido pênalti, mas não foi um pênalti tão claro assim. O lance mais parece uma dividida de bola entre os atletas oponentes do que propriamente outra coisa. Não ficou totalmente clara a hipótese do pênalti.
Independentemente se foi ou não pênalti, o Coritiba não jogou o suficiente para vencer a partida e por outro lado o Bahia também não. Resultado justo. Só que o momento que o Coritiba atravessa no Brasileirão não absorve o pontinho conquistado fora de casa como um resultado totalmente bom. Volto a frisar, em circunstâncias normais o ponto conquistado na Bahia seria até normal, mas...
O Coritiba precisa jogar mais verticalmente, com mais objetividade. Os adversários não tem respeitado muito o Coritiba e muito em função da forma que o Coxa vem atuando nas partidas. Já são 7 jogos seguidos sem vitória.
Ponto importante mas...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)