Infelizmente, em função dos meus compromissos profissionais de trabalho não pude assistir ao jogo. Após chegar em casa consegui ver os lances principais do jogo Coritiba 1 X 1 São Paulo.
Não costumo emitir opinião plena sobre isso ou aquilo a respeito de partidas que não assisto.
Quando os jogos acontecem em Curitiba, gosto de assistir os jogos do Coritiba estando no Estádio, mas como hoje não vivo mais do futebol, e preciso obrigatoriamente priorizar meus compromissos profissionais atuais, fico meio desconfortável em comentar, descrever, escrever algo a respeito das partidas que não assisto pelo menos na TV ao vivo.
Mas vamos buscar analisar alguma coisa através dos lances que vi na TV após o jogo já encerrado.
Percebi que o Wilson trabalhou bastante na partida e em um ou outro lance Denis também trabalhou, mas a julgar pela quantidade de lances favoráveis ao São Paulo tive a impressão que o tricolor paulista foi superior.
Não sou partidário de considerar a questão time tal jogou sem esse ou sem aquele ou sem esses ou sem aqueles jogadores titulares. Nenhum clube venceu um Campeonato Brasileiro de Futebol ou vencerá um Brasileirão apenas com 11 jogadores. Independentemente se Ganso, Callieri ou outros atletas do São Paulo não atuaram, os demais atletas do clube do Morumbi que compõem o seu elenco tem plenas e totais condições de atuar em quaisquer dos jogos dessa competição ou de outras. O São Paulo não está brigando pelo título da Libertadores, por exemplo, por acaso, tenham certeza absoluta disso. O elenco do São Paulo, do Santos(atual Campeão Paulista), do Palmeiras são fortíssimos.
Não tenho como dizer hoje que o elenco do Coritiba é superior ou até mesmo que está no mesmo nível dos elencos do Palmeiras, do São Paulo ou do Santos.
Claro que o elenco do São Paulo de tempos atrás que tinha Dario Pereira, Muller, Silas, Careca, Sidney e outros era bem mais forte que o elenco atual do tricolor paulista. Óbvio que o elenco do Atlético Mineiro composto por Reinaldo, Edivaldo, João Leite, Elzo, Luisinho e outros era bem mais forte que o elenco atual do Galo. E nós ganhamos desses elencos e de outros fortíssimos em 1985 e trouxemos pela primeira vez o caneco do Brasileiro para Curitiba, para o estado do Paraná.
Com base nos lances que assisti pela TV após o término do jogo Coritiba 1 X 1 São Paulo afirmo categoricamente que em 2016 o Coxa não chegará ao Bi Brasileiro. Em contrapartida não posso afirmar que o Coritiba terminará a competição entre os 10 primeiros colocados. De 9 pontos disputados até aqui o Coritiba marcou 4. Após 2 jogos realizados em casa, o Coritiba venceu 1 e empatou 1 e no único disputado fora de casa, foi derrotado. O Coritiba enfrentou 2 elencos fortes na minha opinião, Santos(perdeu) e São Paulo(em casa, empatou). Venceu apenas o Cruzeiro que atualmente não é tudo aquilo e isso ficou comprovado com a goleada sofrida pelo time alvi-celeste diante do Santa Cruz. Aliás, nessa arrancada o Santa é a maior surpresa do Brasileirão. Resta saber se o time pernambucano conseguirá manter essa toada durante a competição. Temos apenas 3 rodadas realizadas, restam "35". É cedo para afirmarmos qualquer coisa, como o Santa Cruz é o favorito ao título, ou o próprio Cruzeiro é candidato ao rebaixamento. O Cruzeiro tem bala na agulha para ainda arrumar a casa, efetuando algumas contratações pontuais e assim melhorar a performance.
Fato é que sabemos, cá entre nós, que o Coritiba necessita, em algumas posições, de atletas que possam contribuir de modo mais decisivo nos jogos que virão. Assim, ou o Coxa contrata mais uns 4 ou 5 jogadores(mas aí os caras tem que ser acima da média) ou encontra soluções para ontem na própria base. Como hoje não existe no mercado tantos jogadores acima da média, talvez garimpar alguém na própria base seja a melhor saída. Isso se na base existem atletas com potencial para vestir a camisa coxa-branca no elenco profissional. Situação difícil, complicada, essa do Coritiba. Aprendi que o melhor da vida sempre esteve e está em "tentar". O Coxa precisa "tentar algo".
O Coritiba diante do Cruzeiro, em pleno Estádio Major Antônio Couto Pereira(e nessa assisti o jogo estando no Estádio), não entendi porque, após estar vencendo a partida por 1 X 0, não partiu pra cima do time mineiro quando ficou com 1 homem a mais e depois com 2 homens a mais no gramado. Saldo de Gols, Gols Pró, podem definir posições na tábua de classificação. Será que só isso já nos mostra alguma coisa?
Contra o Santos após também estar vencendo o Peixe por 1 X 0, o alviverde poderia ter matado o jogo já na primeira etapa. O time praiano do estado de São Paulo estava adormecido no primeiro tempo e o Coritiba não aproveitou a sonolência do Santos para matar o jogo. Veio o segundo tempo e o Santos era outro. Empatou e o Coritiba, mesmo com o árbitro tendo dado 7 minutos de acréscimo, não soube usar da experiência, da malícia para trazer na bagagem pelo menos 1 pontinho.
E agora contra o São Paulo percebi que Wilson trabalhou muito mais que o Denis. E como permitem que o cara do São Paulo domine a bola e chute de longa distância da maneira que desferiu o chute para o empate?
"Precisamos ter discernimento"! (Antes que seja tarde demais)
Mas o que fazer?
No mercado existem pouquíssimos atletas acima da média para o Coritiba trazer. Rafinha seria uma opção, mas não com as cifras que foram divulgadas. E na base? Será que tem algum ou "alguns" garotos capazes de vestir a camisa alviverde profissional já ou ontem?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)