Os matemáticos, a cada rodada do Brasileirão transcorrida, entram em campo e apresentam os seus cálculos quanto às probabilidades dos times caírem para a Série B, chances dos clubes para alcançar o título, percentuais das equipes que podem retornar à Série A e por aí vai.
Como nossa preocupação é o Coritiba vamos esmiuçar abaixo os percentuais apresentados por alguns matemáticos no que se refere às probabilidades que as equipes tem de cair para a Série B, após a realização da rodada do último final de semana válida pela Série A.
Joinville 97,4%
Vasco 86,8%
Goiás 60,8%
Figueirense 55,6%
Coritiba 33,8%
Avaí 32,6%
Chapecoense 20,4%
Fluminense 4,7%
Atlético(PR) 3,6%
Cruzeiro 3,2%
Sport 0,73%
Ponte Preta 0,26%
Internacional 0,006%
Flamengo 0,005%
Como vemos a diferença do Figueirense que é o 17º colocado para o Coritiba que é o 16º colocado é, após a 29ª Rodada do Brasileirão 2015, de 21,8% no quesito probabilidade em cair para a Série B. Em pontos isso significa apenas 2 míseros pontinhos. Obviamente que os matemáticos também incluem nesses cálculos os adversários que cada equipe terá até o término do Brasileirão 2015.
Se apenas esses números já expressassem pura e simplesmente a certeza de não cair, poderíamos comemorar a permanência do Coritiba na Série A em 2016.
Ocorre que no futebol esses números não nos sugerem a certeza de não queda para a Série B. Outras variáveis aparecem e aparecerão na prática, rodada a rodada.
Um exemplo disso são as dois próximos jogos que o Coritiba cumprirá no Brasileirão 2015. O primeiro adversário será o Joinville que ocupa a escala mais alta(97,4%) quanto à probabilidade de queda para a Série B. Na sequência o Coritiba terá pela frente a Ponte Preta que possui uma probabilidade híper baixa de queda(0,26%).
Como o Coxa não vai enfrentar a Macaca antes de viajar até Santa Catarina para o embate frente ao Joinville, é preciso pensar antes no representante catarinense.
Esse é um jogo que para o Joinville talvez seja o último suspiro para que ele ainda continue sonhando em permanecer na Série A. Em caso de derrota do Joinville o percentual de queda que já é altíssimo(97,4%) vai bater mais próximo ainda dos 100%, praticamente alijando os anseios do clube da nossa vizinha cidade.
Senhores e Senhoras, imaginem como o Joinville entrará em campo para enfrentar o Coritiba. Será um jogo de vida ou morte para eles.
Já para o nosso Coritiba a coisa não está muito diferente disso, pois uma derrota alviverde, dependendo dos demais resultados, poderá empurrar o Verdão do Alto de tantas e tantas Glórias novamente para a "ZR".
Se alguém, nessa altura do campeonato, pensa que o Coritiba terá vida fácil em Joinville, afirmo que está redondamente enganado.
O Coritiba vencendo o Joinville além de voltar a respirar um pouco mais aliviado, praticamente sepultará um dos quatro representantes catarinenses já nessa próxima rodada.
Depois, vem a Ponte Preta. Penso que se o Coritiba vencer o Joinville lá e ganhar da Macaca, o caminho para a permanência na Série A em 2016 estará aberto para o Coritiba. Será tão bom se isso vier a se materializar!
No futebol, os números, os percentuais, as probabilidades, claro, existem, mas a matemática do futebol, diferentemente da matemática pura, não é exata.
Dependendo dos resultados da próxima rodada, até mesmo um empate lá em Joinville, pode jogar o Coritiba novamente para a "ZR".
Não é preciso escrever que Joinville X Coritiba, é ou será um jogo mais do que "chave" para as pretensões do nosso Coxa no Brasileirão 2015.
As probabilidades de não queda para a Série B podem passar a ser boas em caso de vitória coxa-branca e elas podem voltar a ser péssimas, caso ocorra uma derrota alviverde nesse confronto.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)