O Coritiba surpreendeu a todos e embolsou o caneco do 1º Turno e ficou com a Taça Dionísio Filho e dá pra dizer que de modo merecido.
Pouca gente ou quase ninguém ou até ninguém mesmo, imaginava que o Coxa já estaria garantido nas finais do Paranaense ao término do turno inicial.
Coritiba começou capengando no Regional e sofreu para buscar o empate frente ao Prudentópolis e ao Rio Branco. Depois venceu o União em Francisco Beltrão mas o futebol apresentado não convenceu ninguém. Perdeu o clássico e empatou com o Parnahyba nos últimos segundos de partida jogando um futebol de péssima qualidade.
Aí Forner resolveu dar oportunidades a outros garotos que não vinham atuando e a reação coxa-branca teve início. Foi vencendo quem vinha pela frente. Ganhou bem do Londrina, ganhou bem do Toledo, já jogando um futebol em nível melhor. Conquistou o direito de disputar a final do 1º turno paranaense empatando em solo adversário, em jogo único, na semi-final contra o Foz do Iguaçu, adquirindo esse direito através das penalidades máximas e ganhou do Uberlândia sem sustos. E na final ganhou até com certa folga do Rio Branco que havia deixado para trás nosso rival.
Até o mais apaixonado coxa-branca jamais imaginava que o Coritiba pudesse tornar-se Campeão do 1º turno do Campeonato Paranaense e o fato se materializou.
Com certeza o Coritiba de agora é bem diferente daquele que capengou feio nas partidas diante de Prudentópolis, Rio Branco, União, o clássico, lá no início do Paranaense e frente ao Parnahyba pela Copa do Brasil, mas não dá para acharmos que está bom e que o Coxa já tem Elenco formado e preparado para as disputas da Série B que é o principal campeonato que o Coritiba de um jeito ou de outro, terá que ter êxito.
Hoje o Coritiba já tem um jeito de time, mas sendo bem sincero, deixando a paixão de lado e raciocinando com a razão, ainda não tem um time. Diríamos que o Coritiba tem "quase um time mas não um elenco"!
Já tivemos em anos anteriores e bem próximos conquistas do título paranaense, mas nas competições nacionais fomos apenas coadjuvantes e no último brasileiro a decepção maior aconteceu com a queda para a Segunda Divisão Nacional. Aliás é bom lembrar que nos últimos 11, 12 anos o Coritiba caiu 3 vezes para a Série B. Nas outras 2 voltou para a A rapidinho. Torçamos que desta feita o mesmo aconteça, com o retorno à Série A ocorrendo ainda em 2018.
Se eu fosse o responsável por contratações no Coritiba eu já estaria me movimentando para trazer mais 1 lateral(que de preferência jogue nas 2 laterais), 1 zagueiro, 1 volante, 2 meias, 1 atacante de lado do campo e 1 atacante de área, ou seja, mais 7 atletas, com o objetivo de fortalecer o elenco. Não contrataria assistindo lances em DVD ou apenas por indicação deste ou daquele. Iria garimpar, observando treinamentos e jogos dos possíveis contratados antes de efetivar o negócio. (Chega de encher a prateleira com jogadores que não contribuem muito)
Tem gente que ainda nem fez sua estréia no Coritiba, sei disso, mas salvo se estreiarem e jogarem sequencialmente bem, aí sim eu poderia diminuir o número de atletas que penso, devem vir para fortalecer o elenco que aí está.
Não dá pra deixar a euforia gerada pela conquista do 1º turno do Paranaense ou até mesmo caso o título regional de 2018 venha a ser conquistado, tomar conta, e a gente achar que já estamos prontos para as disputas da Série B.
O próximo adversário do Coritiba na Copa do Brasil será o Goiás. Jogar em Goiás independentemente da época sempre foi difícil. Aliás o Goiás é tido como um dos concorrentes fortes a abocanhar uma das 4 vagas que dão direito ao acesso para a Série A nas disputas da Série B 2018.
Provavelmente o Goiás será o proponente das ações no jogo, pois terá que buscar fazer o resultado em seus domínios, já que na continuação fará a segunda partida desta fase da Copa do Brasil aqui em Curitiba, no Couto Pereira. Uma oportunidade de ouro para o Coxa testar o esquema de jogar no contra-ataque e tentar trazer de Goiás um bom resultado.
O Goiás de hoje não é nenhum bicho papão, mas como escrevi, jogar lá nunca foi tarefa fácil.
A Série B é longa, 38 rodadas e contusões e suspensões fatalmente ocorrerão(essa é para refletirmos...).
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)