O Coritiba não conseguiu ganhar do fraquíssimo Sampaio Corrêa. Jogando um futebol, "mais uma vez", muito pobre, sem objetividade, sem conseguir trocar passes e aliás errando uma quantidade enorme de passes, o Coritiba pouco chegou ao gol do time maranhense.
Se o Sampaio Corrêa é fraquíssimo e o Coritiba não consegue vencer essa equipe reconhecidamente fraca, obviamente que o Coxa atual também é fraco.
Dos 6 pontos que disputou frente ao atual vice lanterna da Série B, o Coritiba conseguiu perder 5. Na estreia da Série B de 2018, lá no Maranhão, o Coritiba perdeu para o Sampaio Corrêa e dentro de casa, precisando desesperadamente de uma vitória, o alviverde paranaense não saiu do "0" no placar. Aliás o 0 X 0 no placar demonstra por si só a fragilidade das duas equipes.
Os poucos torcedores que compareceram no Estádio Major Antônio Couto Pereira devem ter se arrependido amargamente de ter ido ao jogo diante de uma forte onda de frio. Estão de brincadeira com o torcedor coxa-branca e isso não é de hoje. Há anos, há anos e anos, o torcedor coxa-branca sofre, passa vergonha e vê seu time do coração ser alvo de gozações e chacotas sem fim. E o pior que não se tem nem como rebater essas chacotas e essas gozações, pois o time dentro das quatro linhas, não possui, em pleno agosto, no 8º mês do ano de 2018, sequer uma caricatura de equipe.
Não ganhar do Sampaio Corrêa, do vice lanterna da competição, dentro de casa, complicou ainda mais as coisas para o Coritiba e pelo andar da carruagem, não é difícil prever que o Coxa vai continuar na Segundona Nacional no próximo ano.
É triste, muito triste, é desanimador, é vergonhoso, ver um clube que um dia conseguiu trazer para o estado do Paraná pela primeira vez na história, o caneco nacional, tornando-se Campeão Brasileiro de Futebol, na situação em que se encontra! Bons e velhos tempos. De lá pra cá, o Coritiba teve um ou outro lampejo para aparecer com força no cenário nacional. Em 1989 o Coritiba tinha um elenco de categoria e talvez ali até pudesse brigar por um segundo título do Campeonato Brasileiro, porém por ter mexido erradamente as peças do tabuleiro de xadrez que existe e muito nos meandros e nas artimanhas do futebol, isso não pôde sequer ser tentado ou buscado. Depois, em 2011 e 2012, na Copa do Brasil que não se compara em grau de dificuldade com o Campeonato Brasileiro, o Coritiba chegou às finais do "torneio", porém o título mesmo não veio e os canecos foram para outras bandas.
Saudades daqueles esquadrões do Coritiba da década de 70. Aqueles elencos do Coxa entre 1970 e 1979 pareciam jogar por música. Dava gosto ver um Negreiros, um Leocádio, um Zé Roberto, um Nico, um Nilo, um Oberdã, um Claudio Marques e tantos outros brincar com a la pelota nas quatro linhas. Esses e outros atletas de muita qualidade nos davam a impressão de que jogar futebol é como deslizar de skate pelo asfalto sem nenhum trânsito. E além de jogarem com muita técnica, com muita habilidade, com excelente posicionamento no gramado, com uma distribuição sensacional dos atletas em campo, aqueles "caras" ainda honravam a camisa do Verdão atuando com uma raça acima, muito acima da média.
E de 85, todos sabem como foi. Todos sabiam e sabem que o nosso elenco talvez não fosse o melhor entre os competidores, mas tínhamos coisas como uma forte união, determinação, obstinação e muita raça. Mas melhor não é quem ganha o campeonato? Então fomos sim o melhor elenco entre todos os que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985.
O que nos resta é recordar, é relembrar, é reviver as conquistas de grande monta do Coritiba no passado. Sinceramente não dá nem vontade de falar, de escrever a respeito desse elenco atual do Coritiba e dos elencos que o Coxa montou de 2013 para cá. Se não dá vontade nem de falar, muito menos de escrever sobre o Coritiba atual, imaginem se temos vontade de ver esse time jogar. A coisa está feia, muito feia e é desesperadora.
Como um clube não pode viver apenas de passado, voltemos para a realidade, uma realidade fétida, podre, pobre ou sei lá mais o quê.
Fato é que com esse empate o Coritiba já caiu mais uma casinha na classificação e já é o 10º colocado na competição. Se o 11º, o 12º e o 13º colocados na tábua de classificação tivessem um pouco mais de bala na agulha nem em 10º lugar o Coritiba estaria.
Olha, vez ou outra, o Coritiba teve um ou outro elenco que não inspiravam muito, mas esse elenco atual do Coritiba é péssimo, é ruim e só se salvam Wilson e talvez mais 1 ou no máximo 2 atletas em termos de qualidade. A que ponto chegamos ... não tenho medo de errar, estufo o peito e falo, estico e encolho os dedos e escrevo: "esse é o pior elenco do Coritiba de todos os tempos"!
Agora depois do terceiro empate consecutivo jogando em pleno Estádio Major Antônio Couto Pereira, sem conseguir vencer equipes como o São Bento e o Sampaio Corrêa dentro de casa, a Diretoria atual , a tal Coritiba do Futuro resolveu mandar embora o técnico Eduardo Baptista, o responsável direto pelo Departamento de Futebol, o tal Augusto e o Pereira. É uma tentativa, mas será que com esse elenco de péssima qualidade Tcheco e Marcio Goiano vão conseguir nessa(s) próxima(s) rodada(s) tirar "leite de pedra"?
Se o Coritiba não conseguir reverter essa situação nas próximas 2 ou 3 rodadas vencendo seus adversários, nem chances reais o Coxa terá de sequer sonhar com o retorno à Série A.
Vários times ainda jogarão hoje na rodada. Se o Atlético(GO), o Guarani, isso dando apenas uma olhada rápida nos jogos que irão finalizar a 20ª rodada, vencerem seus jogos, mais longe do sonho da volta à elite do futebol brasileiro o Coritiba ficará.
Não sei nem o que é bom, se é o Guarani vencer o Fortaleza e segurar o clube cearense para que não chegue à marca de "40 pontos" ou se é torcer para que o Fortaleza vença essa partida, deslanche de vez e dê uma segurada no time de Campinas. Vejam só, iniciamos agora o 2º turno e já estamos dependendo de outros resultados. Bom, não adianta se preocupar com outros resultados se não estamos conseguindo fazer a nossa parte. Nos últimos 3 jogos em casa de 9 pontos, marcamos apenas 3 na tábua de classificação e jogamos pela janela, pela porta e no bueiro 6 pontos preciosíssimos. Isso sem falar no empate, um pouco mais lá na frente com o Figueirense ou daqueles pontos que estavam sendo somados contra o CSA na vitória que ia se configurando depois de estarmos vencendo por 2 X 0. Daria para escrever mais uns 50 parágrafos sobre a ineficiência do Coritiba nessa Série B. Daria para escrever mais uns 100 parágrafos sobre a falta de preparo, de malícia, de conhecimento dessa atual Diretoria que entrou no Coritiba nas últimas eleições e que alías possui muitos membros da Diretora anterior denominada "Coxa Maior". A "Coritiba do Futuro" ganhou as eleições, entrou, mas até agora de concreto, de efetivo, para termos um Coritiba melhor, mais forte no futuro pouquíssimo fez. Se a Coxa Maior deixou um Coritiba apequenado, a Coritiba do Futuro não nos permite sonhar com um futuro melhor, infelizmente.
"Que papelão, Coxa já é o 10º na classificação".
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)