Por um desses milagres que de vez em quando acontecem no futebol o Coritiba está na segunda fase da Copa do Brasil e irá enfrentar o Uberlândia.
Que show de horrores nesse Parnahyba 1 X 1 Coritiba. Olha, sinceramente não me lembro de ter assistido uma partida entre atletas profissionais de futebol de nível tão baixo. O Parnahyba atuando nos dá a impressão de ser um time amador e o Coritiba nem com um homem a mais a partir dos 10 minutos da 2ª etapa conseguiu ditar o ritmo do jogo.
Do 1º tempo todo, na telinha, os responsáveis pela transmissão do "espetáculo"(será que dá pra chamar de espetáculo) conseguiram com muito custo, apresentar no intervalo, apenas um único e isolado lance chamado de melhor momento(opa mas o título não é no plural, "melhores momentos"). Isso mostra o nível do futebol praticado pelas 2 equipes. Em outros tempos o Coritiba teria passado por cima do Parnahyba e enfiaria pelo menos, por baixo, um 6, 7 X 0 na equipe do litoral do Piauí que nem em seu campo jogou, atuando na capital Teresina em função de punição imposta.
Olha, sinceramente, acho que esse é o pior elenco entre os piores elencos do Coritiba de todos os tempos.
Um elenco que quase perde para o Prudentópolis e para o Rio Branco em pleno Couto Pereira, com todo respeito a esses clubes e a seus torcedores, que ganha com as calças nas mãos do União de Francisco Beltrão(aliás a única vitória do Coxa nesse 2018) e que sofre um revés jogando contra o rival em nosso Estádio e não consegue nem se equiparar nas quatro linhas e depois faz todo o Brasil ver na telinha uma apresentação digna de críticas e mais críticas (e negativas com toda razão, com todo cabimento) por parte de todos aqueles que comentam futebol, vai aonde?
Que coisa? Um verdadeiro e magistral show de horrores está sendo promovido pelo Coritiba a cada apresentação no gramado.
Se a coisa ano passado, ano retrasado, já estava ruim, esse ano, a Gestão Coritiba do Futuro, está conseguindo deixar tudo pior, aliás muito pior. Alguns já estão até lançando um termo pejorativo no nome da chapa que concorreu e venceu as últimas eleições do Coritiba. E olha que do jeito que as coisas estão e da forma que elas estão sendo conduzidas e o modo como vemos o futuro próximo e bem próximo do Coxa, a brincadeira não é fora de base não e tem sim a ver, pelo menos até aqui, com o que está acontecendo. O pessoal lançou essa: Coritiba "SEM" Futuro!
O Coritiba não consegue criar sequer uma jogada, não se vê uma triangulação, não existe penetração e as bolas são apenas sorteadas com levantamentos a qualquer modo, quando dá ou quando consegue, para a área adversária. Que futebol é esse? E me parece que não dá para responsabilizar o técnico por isso "ainda" não estar acontecendo(se é que pode se esperar que venha a acontecer). O que ocorre é que o material humano que o técnico possui para utilização é infelizmente de péssima qualidade.
Do jeito que a coisa está, o Coritiba terá que contratar pelo menos mais 15 atletas. Uns 7, 8 para serem titulares e os demais para o banco de reservas. O Coritiba hoje não tem um time, não possui opções que possam modificar o panorama de uma partida.
E não me venham com essa de que ainda é começo, que o elenco está em formação, que o time e o próprio elenco estão ainda sendo moldados.
"Quinta partida oficial e o futebol cadê?"
Claro que não são ou não serão em 3, 4, 5 jogos que um time já vai estar jogando por música, que já terá o necessário entrosamento, conjunto, etc...etc...etc...
Ocorre que o que estamos vendo em campo não tem nada que nos leve a imaginar que daqui a 8, 9, 10 jogos, o Coritiba estará praticando um futebol que possa credenciar o alviverde a ocupar uma das 4 vagas que dão direito ao retorno à Série A Nacional lá no final das disputas da Série B.
Aliás, o escanteio que originou o gol de empate do Coritiba contra o Parnahyba poderia não ter acontecido. Diz a regra que entre o último jogador da equipe que está atacando e a meta adversária terão que ter pelo menos 2 atletas da equipe oponente. A visão que temos ou tivemos do lance na telinha não mostra se existiam ou não jogadores do Parnahyba(com todo respeito aos Piauienses mas notem o nome do "clube", do "time") na mesma linha do goleiro deles. Se não tinham Alecsandro que participou do lance e se encontrava praticamente na risca da meta, estava impedido e assim o impedimento teria que ser marcado e o escanteio não aconteceria.(Em tempo: vendo o lance na TV hoje várias vezes observei que Alecsandro não estava impedido - existiu um jogador do Parnahyba que no lance, até involuntariamente passou a linha demarcatória e aí configurou que tinha esse jogador e mais o goleiro deles dando condição à Alecsandro)
Independentemente se o Coritiba empatou o jogo e conseguiu a duras penas se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil, graças a uma não comum posição do árbitro da partida que concedeu "7"(sete) minutos de acréscimo, o que vimos foi de doer, de arrepiar. Sinceramente, sou coxa-branca desde criancinha e em certos momentos da partida pensei: seria melhor, muito melhor que essa partida não tivesse sido transmitida. Show de horrores de um lado e de outro, mediocridade total no que se refere à futebol. Até pelo lado do Parnahyba não poderia se esperar muito e por pouco, muito pouco, o time do Piauí não tirou o Coritiba da competição. E o Brasil inteiro viu!
Não dá mais para esperar 1, 2 ou 3 meses para iniciar as contratações. Um time, um elenco para começar a mostrar alguma coisinha em campo precisa de entrosamento, de conjunto. Já constatamos todos que o elenco atual do Coritiba não possui forças para brigar por vaga que dê direito ao retorno à Série A Nacional. Se esperar muito para contratar os jogadores que indubitavelmente terão que vir, até que se ambientem entre eles, que se ambientem na própria cidade, e aí então possa se iniciar o processo que visa dar forma ao time, que buscará o entrosamento, o conjunto, 2018 já estará encerrado. Quem imagina que 3, 4, 5 ou 6 jogos já bastam para se "começar" a adquirir entrosamento, conjunto, está redondamente enganado. Então imaginemos que os atletas que comporão efetivamente o elenco que disputará a Série B cheguem 1 ou 2 semanas antes do início da competição. Como disse, até que comecem a se conhecer, a se ambientar entre eles, a se ambientar com a cidade(estes 2 fatores influenciam e muito no rendimento do atleta em campo), isso vai demandar algo próximo de uns 40 dias. Após esses 40 dias e com muito treinamento(mas terá tanto tempo assim, tanto espaço assim para treinar entre um jogo e outro da Série B). Ah, dirão alguns, esse ano é ano de Copa do Mundo e existirão aqueles 20, 30 ou um pouco mais de dias que propiciarão treinamentos. Gente, a Série B, tal e qual a Série A é e será disputada por pontos corridos. Cada pontinho ganho tem uma importância transcendental e cada pontinho perdido é e será algo muito preocupante. Quantas rodadas acontecerão antes da Copa do Mundo? Os clubes que não irem somando pontos nessas rodadas que antecedem à Copa do Mundo, dificilmente poderão se candidatar a uma das 4 vagas que dão direito ao acesso à Série A.
Bom pessoal, "quinta partida oficial e o futebol cadê"?
O que vimos nessas 5 partidas oficiais disputadas pelo Coritiba em 2018 já nos permite afirmar categoricamente, sem sombra de dúvidas, que o Coritiba não conquistará o título do Paranaense, que não vai muito longe na Copa do Brasil(será que passa pelo Uberlândia?) e que se o Coxa for para as disputas da Série B com esse elenco que aí está não volta para a Série A e periga até brigar única e tão somente para não ser rebaixado para a "Série C"!
E olha que do jeito que as coisas estão não serão 4, 5 jogadores que vão resolver nossa questão para podermos começar a vislumbrar uma possível volta à Série A.
Volto a repetir, na minha opinião, esse é o pior elenco que o Coritiba já teve em toda sua história.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)