O Coritiba vinha ano após ano, não sei se há 5 ou há 6 anos, flertando com a possibilidade de vir a integrar a Segundona Nacional novamente. E em 2017 o fato se materializou. O Coritiba caiu para a Série B e infelizmente não aprendeu. Aliás em pouco mais de uma década o Coritiba habitou a Série B em 3(três) ocasiões nesses últimos anos. Em uma Segundona em que o nível é o mais fraco de todos os tempos, o Coxa não consegue vencer ao Sampaio Corrêa em casa, não passa pelo São Bento em pleno Couto Pereira e só não perde porque a arbitragem assinalou erroneamente um impedimento em um dos 2 gols feitos a mais pelo São Bento, o que determinou o placar final de 2 X 2 e o atual elenco alviverde ainda, para mostrar a "realidade nua e crua do Verdão" conseguiu perder em Curitiba para o Oeste.
É nítido que a questão estrutura do Coritiba não vem nada bem nos últimos anos. Claro que a herança deixada pelas últimas Gestões comprometeram sim a Gestão Atual, porém a Gestão Atual, os seus membros, quando se candidataram, sabiam e bem da realidade do Coritiba, pois vários integrantes da "Coritiba do Futuro" fizeram parte direta ou indireta da Gestão Anterior, a tal "Coxa Maior" e inclusive o Presidente em Exercício do Coritiba Foot Ball Club, sr. Samir Namur, até Presidente de um dos Conselhos do Coritiba foi na Gestão "Coxa Maior", que aliás de "Maior" nada nos deixou e sim nos apequenou.
Fato é que estamos rebaixando o Coritiba não só por nos encontrarmos na Segunda Divisão, mas estamos rebaixando o Coritiba pelo que foi feito nos últimos anos e pelo que está sendo realizado nesse 2018.
Será que existem no Coritiba outras injunções maiores do que o objetivo de reerguer de fato o Coritiba Foot Ball Club? Será que existiram nesses últimos anos e nesse ano em particular outras interferências que impedem o Coritiba de ter a sua trajetória normalmente?
Na trajetória normal o Coritiba jamais estaria, nunca se encontraria na "toada" em que se encontra e há anos...
Não posso afirmar nada, pois nada posso provar, então fico a me fazer essas perguntas...
Nada contra as pessoas que integram a Diretoria Atual, mas que a coisa está pra lá de feia, isso está...
Ou alguém pode afirmar categoricamente que o Coritiba está indo bem...
Fazer futebol, na minha concepção, claro, teve modificações da década de 80 por exemplo para os dias atuais...
Mas...mas...entendo que algumas coisas tradicionais do mundo da bola, no campo de jogo, nas quatro linhas, precisam ser preservadas e infelizmente no Coritiba me parece, isso não existe...
O São Paulo trouxe Raí, Lugano e Ricardo Rocha para atuar em cargos estratégicos no Departamento de Futebol do tricolor paulista e me parece que a coisa mudou...hoje o São Paulo está brigando por mais um título do Campeonato Brasileiro de Futebol. Se o São Paulo será Campeão Brasileiro em 2018 é outra coisa, mas está brigando por isso...e ter condições de brigar por um título do Campeonato Brasileiro não é tarefa fácil. Pelo andar da carruagem o São Paulo no mínimo estará disputando a Libertadores da América em 2019!
E o Coritiba, usando o modelo adotado pelo São Paulo, após tropeços sucessivos em sua trajetória, não pode também adotar essa postura? O Coritiba não pode se utilizar de ex-atletas "com capacidade" e que tiveram e possuem identidade com o Coritiba e no Coritiba para atuarem nos mais diferentes cargos e nas variadas funções que o clube tanto necessita?
Vira e mexe, caem de paraquedas no Coritiba, pessoas que nada tem a ver com o Coritiba, desde Diretores de Futebol, Gerentes de Futebol, técnicos dos mais diferentes sub(s) no Coxa. Por que isso acontece? Futebol precisa do "arroz com feijão" também. Só com saladas e carnes variadas não serão resolvidos os problemas e que são muitos, do nosso Coritiba.
A "Realidade Nua e Crua do Verdão" precisa mudar e urgentemente, senão nosso "Coritiba do Futuro" não terá um "futuro" muito alvissareiro.
Passou da hora dos verdadeiros coxa-brancas observarem que a solução do Coritiba está por aqui há anos, há décadas. Basta ter um pouquinho de boa vontade, de humildade e notar que "as soluções" estão por aqui mesmo, na cidade de Curitiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)