Torna-se repetitivo, muito repetitivo, cansativo pra quem escreve e pra quem lê, mas não tem como fugir disso: há anos, muitos anos em sequência, o Coritiba vem capengando, caindo pelas tabelas e nada de frutífero acontece, nada de promissor ocorre.
Assistimos ano após ano nosso rival passando de degrau para degrau e a mídia doméstica, nacional e até internacional, tem elogiado muito o trabalho feito por eles.
Sempre escrevo, enfatizo, reforço que é preciso ter no Departamento de Futebol, pessoas que realmente conhecem o clube, que possuem história vencedora no clube, mas sou bombardeado com críticas pesadas a respeito disso, discordando da minha posição.
Exemplo: no rival hoje existem mais de 8 profissionais trabalhando em diferentes cargos, em diferentes departamentos deles, que se sagraram, como atletas, Campeões Brasileiros de Futebol(isso ocorreu em 2001), enquanto no nosso, simplesmente nenhum atleta Campeão Brasileiro de Futebol em 1985 atua em qualquer função, em qualquer cargo, em qualquer departamento do Coritiba.
Aí dizem alguns: o Coritiba não é cabide de emprego, o "cabra"(como dizia um dos meus técnicos nas categorias de base do alviverde, o nosso Sizico, que já está em outro plano, mas que havia atuado como atleta anos antes de ser nosso técnico) precisa ter capacidade, conhecimento, etc...
Mas e a identidade com o clube, a ligação com o clube e vitoriosa, não importa?
Será que a(s) figura(s) de ex-atletas não inibe determinadas negociações, determinadas vindas de atletas para o Coritiba sem a mínima condição de vestir a camisa pesada, histórica do Coxa?
Tenho visto jogadores vestindo a camisa do Coritiba sem a mínima condição de vestí-la! Aliás não somente eu, mas todos tem presenciado isso! Ou isso é uma inverdade? Ou isso é uma mentira?
Será que o nosso Coritiba virou apenas um balcão de negócios?
Antigamente o "cabra" pra vestir a camisa do Verdão tinha que ter alguma condição diferenciada, alguma qualidade e hoje, os caras vem, vestem a camisa alviverde sem nada para apresentar.
Não sou contra o clube ter "Professores de Educação Física", sou e muito favorável, mas entendo que é preciso ter alguns "cabras" que possuam aquele "olho de lince" pra dizer: esse ou esses são detentores de condições(pelo menos mínimas) de envergar a jaqueta coxa-branca.
Mas e quem possui esse olho de lince? Quem tem a experiência? E se tiver essa experiência aliada a uma história vencedora no Coritiba não seria ainda melhor?
Vários clubes, Santos, Cruzeiro e outros tantos estão colocando isso em prática, inclusive, já há anos, nosso rival doméstico. E me parece que o trabalho deles vem dando certo. Léo Pereira, Renan Lodi, Bruno Guimarães não explodiram por acaso, tenham absoluta certeza disso. Pablo, por exemplo, negociado com o São Paulo a peso de ouro em se tratando de transação nacional(e o rival ainda é dono de 30% do Pablo) surgiu na base deles.
São exemplos ano após ano que o rival vem nos dando, são lições sendo dadas por eles há anos e nós, mesmo assim, não acordamos.
Temos vários atletas Campeões Brasileiros em 85 com amplas condições, com capacidade para atuar no Coritiba. Desde treinador de goleiros, até técnicos das diferentes equipes na base e até mesmo para trabalhar como Gerente, como Supervisor de Futebol ou qualquer coisa que o valha.
Claro, óbvio que no rival não são apenas os Campeões Brasileiros de 2001 que fazem tudo, que são responsáveis por tudo, mas eles auxiliam e muito. Inclusive um deles foi meu aluno quando ele tinha 16 anos de idade.
Ninguém está pedindo emprego ao Coritiba. Ninguém quer se aproveitar do Coritiba. O que queremos de verdade é ajudar o Coritiba. Claro, óbvio que hoje ninguém pode trabalhar de graça, mas quem sabe desse trabalho, possam surgir alguns frutos, como os frutos que o rival vem colhendo ano após ano.
Espero que não fiquem revoltados alguns torcedores com a comparação, mas a comparação acaba sendo inevitável diante dos resultados que nós e eles estamos auferindo no campo de jogo nos últimos anos! Ou será que alguém vai discordar disso?
Chega, basta, não dá mais pra ficarmos passando vexames, ano após ano. Quem é coxa de verdade, aqueles coxas de 4 costados irão concordar comigo.
O que o Coritiba ganhou nos últimos anos? Quantos anos faz que o Coritiba não conquista nenhum título expressivo? Faz tempo, muito tempo, muitos anos. O título brasileiro que conquistamos em 1985, agora em 2019 vai completar 34 anos!
Passou da hora do Coritiba passar por uma reformulação total, por uma remodelação de fato e de direito.
Qual é o futuro que queremos para o Coritiba?
E um futuro não muito distante se inicia! Qual será nosso desempenho em 2019? Como foi nosso 2013? Como foi nosso 2014? Como foi nosso 2015? Como foi nosso 2016? Como foi nosso 2017? E como foi nosso 2018? Alguém está contente?
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)