O Campeonato Brasileiro de Futebol sempre foi dificílimo. Independentemente da fórmula de disputa desse ou daquele Campeonato Brasileiro conquistar o caneco maior jamais foi tarefa fácil.
Agora, com a fórmula de disputa do Brasileirão, ele tornou-se mais difícil ainda.
Seria "burrice" afirmar hoje que o Coritiba voltará a ser Campeão Brasileiro de Futebol nos próximos 5 anos.
Diante da realidade que temos, precisamos trabalhar com profissionalismo, buscando agir com competência, com conhecimento e de forma embasada.
Ficou claro durante as disputas do Campeonato Paranaense que o Coritiba precisa de muita coisa para encarar o Brasileirão que se iniciará no próximo sábado. Para imaginarmos um Coritiba lutando para ficar entre os 10 primeiros colocados, na minha opinião falta muita coisa.
Durante as disputas do Paranaense o Coritiba teve oscilações enormes. E olha que o nível dos atuais regionais do nosso estado, podemos afirmar, sem medo de errar, é sofrível.
Se compararmos os níveis das equipes que disputam o Paranaense, com o nível, por exemplo, das equipes que disputam o Paulista, chegaremos a triste realidade de que o nosso regional batizado por alguns de Ruralzão, não está muito longe da constatação de que temos um campeonato fraco.
Se em um campeonato fraco, o Coritiba, em algumas partidas, deixou a desejar, qual é a ideia inicial que temos do Coxa para as disputas do Brasileirão?
Ser pessimista é uma coisa. Ser otimista é outra. Agora, temos que procurar sermos realistas.
Contra o Juventude quando o alviverde poupou alguns atletas, outros que não vinham atuando tiveram oportunidades. E o 1 X 0 contrário, pelo que acompanhamos via rádio, ainda ficou barato.
Fica fácil constatar que nos falta material humano.
E agora não adianta sair contratando a esmo. É necessário que o Coritiba faça contratações pontuais e traga atletas que venham para resolver.
O Brasileirão é longo, muito mais longo do que o Campeonato Brasileiro que conquistamos em 1985, há 31 anos atrás.
Se o Coritiba não tiver elenco qualificado e até com grande quantidade de atletas em bom nível, não chegaremos sequer entre os 10 ou 12 primeiros colocados.
Está ou estará o Coritiba fadado mais uma vez a tão somente lutar, com muito "sofrimento", apenas para não cair, e unicamente brigar para permanecer no grupo de Elite do Futebol Brasileiro?
É muito pouco para um clube de grande tradição e muita história como é o Coritiba!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)