Claro, óbvio, que o Coritiba precisa urgentemente de modernização, de uma melhor Profissionalização.
O Futebol hoje, convenhamos, é um Negócio e um "Alto Negócio"!
O Futebol de outrora com seu glamour, com seu romantismo já não existe mais e há um bom tempo, ficou lá nas décadas de 60, 70 e 80.
Com absoluta, ampla, total e nítida certeza, o futebol hoje tem um outro contorno e o viés é bem diferente do que um dia foi.
O tempo passou e como todas as áreas sofreram contundentes mudanças, modificações estratosféricas, o futebol também entrou nessa realidade. Tudo evoluiu muito e o futebol passou por essa transformação também e está evoluindo, com tudo sendo praticado em outros moldes.
Concordo e plenamente que o Coritiba precisa, mais do que nunca, modernizar-se, mas na minha opinião, nenhum ponto da história construída por várias pessoas em prol do Coritiba, em favor do Coritiba Foot Ball Club, pode ou deve ser apagada.
O Coritiba teve inúmeras conquistas e todas elas, cada uma delas, faz parte da belíssima e grandiosa história do Clube. Dentre todas essas conquistas, está a maior de todas, conseguida com muito sacrifício, com enorme dedicação, com uma verdadeira união de quem fez parte dela. Estou me referindo à conquista do Título Brasileiro de Futebol conquistado pelo Coritiba Foot Ball Club no ano de 1985. Através da conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1985, o Coritiba passou a fazer parte do Mapa Maior do Futebol Brasileiro.
Claro que um Clube não deve e não pode viver apenas do "passado", óbvio que um Clube não deve e não pode viver tão somente de conquistas que já estão na grande e bela História do Coritiba. Uma nova "História" com novas "Conquistas Grandiosas" deve e pode ser construída, mas não dá para rasgar a História já construída, e em hipótese alguma deve-se esquecer o que já faz parte da História do nosso querido e Grande Coritiba Foot Ball Club.
Não se pode rasgar o "Livro da História do Coritiba"! O Clube deve e pode modernizar-se, profissionalizar-se de verdade, mas não precisa, para isso, jogar a História fora.
A estrela constante no escudo, no distintivo do Coritiba Foot Ball Club simboliza e já há muito tempo, a nossa única conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol que aconteceu no ano de 1985.
Não acho uma decisão acertada, entendo não ser uma decisão inteligente, retirar do escudo do Coritiba, do distintivo do Coritiba Foot Ball Club, a estrela, pois sempre que alguém fala, que alguém escreve, que alguém visualiza algo do Coritiba, sobre o Coritiba, isso nacionalmente ou até mesmo internacionalmente, refere-se ao Coritiba Foot Ball Club desta forma, desta maneira: o Coritiba, Campeão Brasileiro de Futebol em 1985.
Foi e é uma Conquista Exponencial. Dificílimo um Clube ser, tornar-se Campeão Brasileiro de Futebol e o Coritiba foi e é Campeão Brasileiro de Futebol.
Por enquanto não temos outra conquista dessa estirpe, desse nível e pelas dificuldades extremas de se conquistar um Título Brasileiro de Futebol, entendo que precisamos continuar valorizando a nossa conquista inesquecível de 85, é a nossa Marca Maior em termos nacionais.
Modernizar-se sim, rasgar a história não!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)