Sejamos coerentes, sejamos inteligentes, sejamos até lógicos!
A lógica do futebol nos diz que não se conseguem resultados expressivos quando se quer resultados imediatos!
Dirão alguns, futebol não tem lógica!
Nem sempre dá a lógica, mas difícil o não dar a lógica ocorrer sempre!
Em um jogo, em 2 ou 3 jogos pode não dar a lógica, como já vimos acontecer inúmeras vezes nesse mundão do futebol, mas são casos, em que podemos dizer, que se enquadram de certa forma nas "exceções"...
Temos que ter coerência e analisar com a visão do real profissionalismo.
Há quanto tempo o Coritiba é apenas um coadjuvante nas diversas competições que disputa?
Nos últimos anos o "sobe pra A" e o "desce pra B" já se tornou uma constante!
E por quê isso vem acontecendo?
Simplesmente porque vivemos, há décadas, apenas e tão somente de resultados imediatos!
Uma vitória aqui, outra ali, outra lá, mascaram a nossa real situação!
Na hora da onça beber água, ficamos no limbo, e sempre nos segurando pra permanecer na A, e algumas vezes, não conseguimos o intento de habitarmos o grupo de Elite do Futebol Brasileiro e escorregamos rapidamente para o "segundo grupo"!
Esses fatos mostram por si só que infelizmente não construímos uma Estrutura, nosso alicerce desaba com qualquer vento e chuvas miúdas balançam a nossa alma verde e branca.
Já faz algum tempo que escrevo aqui que precisamos começar um trabalho para virmos a ter Estrutura depois de um certo tempo...pra quem vem lendo isso, repetidas vezes, pode se tornar enfadonho, chato mesmo, mas volto a repetir, mais uma vez, ou construímos uma Estrutura ou vamos viver apenas de sopros e não chegaremos a ter algo contundente, expressivo, por mais 3 décadas, 4 décadas ou até 1 século.
Não se pode mais fazer o futebol do Coritiba da forma que vem sendo há décadas.
Aí alguns dizem, mas disputamos 2 finais da Copa do Brasil! A Copa do Brasil tem mais um formato de torneio do que propriamente um Campeonato. E, acabamos nas 2 ocasiões, não chegando ao lugar maior do pódium.
E ultimamente mesmo nesse torneio denominado Copa do Brasil sendo eliminados por URT, Manaus e por aí vai...
Por quê tudo isso vem acontecendo conosco e nos Campeonatos Brasileiros não decolamos e ficamos lá no grupo do fundão, no grupo do desespero.
E inclusive agora estamos lá na última poltrona do grupo do fundão!
Quatro rodadas, quatro jogos, quatro derrotas, tomamos 6 gols, fizemos apenas 1, de 12 pontos disputados não assinalamos sequer um único pontinho...
E caso não se mude o quadro do "fazer acontecer" no Coritiba, assim permaneceremos por longos e longos anos, podem ter absoluta certeza disso!
O mais coerente, o mais sensato, o mais inteligente é começarmos a "Estruturar o Coritiba"! Ou se busca Estruturar de verdade, Estruturar de fato o Coritiba ou ficaremos ali taco a taco com Avaí, América Mineiro e alguns outros clubes que de vez em quando habitam a "A" mas que jamais se tem condições de permanecer na A por muito tempo ou que jamais haverá o "protagonismo" e o papel de coadjuvante será a nossa tônica!
A saída de Barroca e Pastana vai resolver...
Quem vai assumir a batata quente da Comissão Técnica Atual no Coritiba?
Quem será o responsável por fazer a Gestão do Futebol no Coritiba?
Quem vai fazer o "meio de campo"?
Quantos técnicos o Coritiba teve nesses últimos anos? Quais técnicos ficaram no Coritiba por mais de 6, 8, 10 meses?
Algo não vai bem, pronto, se tem a solução, muda o técnico, modifica a Comissão Técnica e vai ficar tudo bem!
Independentemente se é o Barroca, se foi o Barroca, se foi o Celso Roth, o Jorginho ou qualquer um das outras dezenas de técnicos que o Coritiba teve nessas últimas décadas, a questão não reside em apenas substituir o técnico ou trocar toda Comissão Técnica.
O problema do Coritiba não reside apenas na questão "Comissão Técnica" ou apenas na questão "Gerente de Futebol" ou qualquer outro nome que se queira dar a essa função...
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)