A Primeira Leva de Contratações feitas pelo Coritiba para a temporada 2018 não vingou.
Sinceramente nunca vi contratações em profusão não vingarem como aconteceu dessa vez com as realizadas pelo Coritiba nesse início de ano nas tentativas iniciais. Esperamos que essa segunda leva de contratações tenham pelo menos 80% de acertos.
Obviamente que o planejamento, as estratégias traçadas, tudo está tendo como alvo principal o retorno do Coritiba para a Série A.
O único atleta contratado pelo Coxa no que estou denominando de primeira leva de contratações, que ainda me inspira alguma "esperança", chama-se Alvarenga. Nas poucas aparições desse atleta, que aliás teve pouquíssimas oportunidades até aqui, gostei de alguns toques dele na bola, mas ainda não deu para ter uma ideia total, ou pelo menos alguma noção para afirmar algo como, "esse pode vir a dar certo". Talvez nas rodadas iniciais da Série B ele possa ter maiores oportunidades para mostrar de fato qual é o real potencial que possui. Não estamos no dia a dia do Coritiba e aí é que pinta a dúvida: por quê Alvarenga não teve tantas oportunidades assim se o elenco que disputa o Paranaense não é nenhuma "máquina"...
Tomara que a atual Diretoria liderada pelo Presidente Samir Namur saiba o que está fazendo. Todos somos sabedores que o Campeonato Paranaense de Futebol atualmente, em função do baixo nível de disputa, do acanhamento das equipes que brigam por um algo mais no(s) regional(is), não serve de parâmetro para disputas nacionais.
A Copa do Brasil que seria um "torneio" para se ter alguma ideia quanto ao poderio do Coritiba com vistas às disputas da Série B nos deixou muito preocupados.
Por pouco, mas muito pouco mesmo, o Coritiba já não ficou logo na arrancada da Copa do Brasil. O Coritiba chegou à segunda fase da Copa do Brasil com as calças na mão e por aquilo que dizemos coloquialmente no futebol como sendo uma "obra do destino".
Na segunda fase da Copa do Brasil, o Coxa teve pela frente um time, um elenco que hoje não é aquela cocada verdadeiramente preta: o Uberlândia e aí o alviverde paranaense avançou.
Só que quando o Coritiba enfrentou um elenco um pouco mais categorizado(e diga-se de passagem que o alviverde goiano não está tudo isso também...), o ciclo na Copa do Brasil infelizmente para nós Coxas se encerrou.
Sendo assim, o balanço inicial que se faz olhando para a Série B, projetando a Segundona Nacional não é e não poderia ser diferente, dos melhores.
Fomos desclassificados na Copa do Brasil por um dos 19 adversários que teremos na Série B. Claro, óbvio, que isso não é bom sinal. E o pior é que constatamos que o Goiás não está com aquilo tudo. Mas pode que o Goiás esteja também se armando ainda para as disputas da Série B. A diferença é que o Goiás continua na Copa do Brasil e o Coritiba já está fora!
O balanço desses primeiros 3 meses, desse trimestre inicial em seu todo não é nada bom quando o foco é "Série B". Na verdade a tal "Pré-Temporada" foi pras cucuias, foi jogada no lixo. Todo trabalho feito lá na Pré-Temporada, pouco servirá ou quase nada(ou seria nada?) para a tão esperada, a tão aguardada Série B. Tanto isso é verdade que o Preparador Físico que lá atuou, por exemplo, já não integra mais a Comissão Técnica do Coritiba.
A única esperança passa a ser agora essa Segunda Leva de Contratações. Tomara que ela, diferentemente e aliás bem diferente, muito diferente, da Primeira Leva de Contratações vingue.
Não tecerei nenhum comentário sobre esta ou aquela contratação feita ou outras que ainda serão realizadas nesse espaço que antecede o início da Série B, até por uma questão de coerência. Sem que os novíssimos contratados atuem seria até injusto tecer algum comentário sobre esse ou aquele atleta. Vamos aguardar a produtividade de cada um deles nas quatro linhas, para apenas depois disso, emitirmos nosso parecer, nossa opinião, nosso entendimento.
Notaram que até o momento, "nesse texto" não me referi à decisão do Campeonato Paranaense. Não fiz isso propositalmente porque o objetivo principal do Coritiba não é não será a conquista do Campeonato Paranaense de Futebol. O foco primordial, a finalidade maior do Coritiba Foot Ball Club em 2018 é sem dúvida nenhuma, o "retorno do Coxa para a Elite do Futebol Brasileiro, a volta para a Série A Nacional"!
Vencer o Paranaense 2018, claro, óbvio, que será bom, mas hoje está em um degrau menor na escala de objetivos do Coritiba!
O time, o elenco que disputará a finalíssima do regional 2018 não será o time, não será o elenco que disputará a Série B. Disso todos sabemos. Resta saber quem desse elenco atual tem condições de integrar o elenco do Coritiba na Série B.
A esperança é que os novíssimos atletas que estão vindo por aí vinguem!
"Segunda Leva de Contratações chegando..."!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)