Após uma maratona de jogos válidos pela Sula e pelo Brasileirão, com os atletas tendo que rumar diretamente de Medellín na Colômbia para o Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, o Coritiba terá uma semana cheia para dar um "descanso" para o elenco.
Claro que esse "descanso" a que me refiro não pode ser relaxamento, só sauna e banheira.
Em função do desgaste dos atletas com viagens e jogos válidos por 2 campeonatos com reais decisões, que exigem muito fisicamente e fisiologicamente dos mesmos, a carga de trabalho terá que ser comedida. E os responsáveis pela Preparação Física e Fisiológica dos atletas sabem disso e em conjunto com os responsáveis pela parte técnica, decidiu-se que os treinamentos dessa semana acontecerão apenas em um período a cada dia, alternando entre manhã e tarde. Decisão acertada.
Será uma semana de recuperação física e fisiológica, mas obrigatoriamente terá que ser utilizada também para o aprimoramento dos atletas. Treinamentos com finalizações, com posicionamento dos atletas em escanteios contrários e favoráveis, por exemplo, e treinos com variações de esquemas táticos que poderão vir a ser utilizados na sequência, deverão ser alguns dos muitos parâmetros para se buscar aprimoramento.
A reta final do Brasileirão já chegou algumas rodadas atrás e agora em cada uma das 5 partidas e rodadas que restam o Coritiba terá que buscar pontos que são e serão de extrema importância com a finalidade única do Coritiba manter-se na Série A. É colocar a faca entre os dentes e jogar com muita raça, determinação, vontade e inteligência.
O empate diante do Botafogo pode até ser comemorado, principalmente porque com exceção do Sport que venceu a Macaca na rodada, todos os demais clubes que estão buscando livrar-se do rebaixamento empataram. Talvez a surpresa maior tenha sido o empate entre Internacional X Santa Cruz nos pampas. As projeções anteriores davam conta de que o Inter faturaria os 3 pontos, afundaria o Santa Cruz mais ainda na ZR e respiraria um pouco mais quanto ao fantasma da Série B, mas o Colorado gaúcho não fez a lição de casa e continua complicadíssimo na briga pela fuga do descenso.
O próximo adversário do Coritiba é osso duro de roer. Mesmo o jogo sendo no Couto Pereira vencer o Atlético Mineiro não será tarefa fácil. O Galo luta por uma das vagas na Libertadores e como empatou com o Flamengo na rodada anterior, quando foi o mandante da partida, vai querer levar na mala, nessa rodada, pontos que o deixarão com a mão em uma das vagas da Libertadores.
Carpegiani precisa analisar bem a coisa para decidir quanto ao "11" que vai escalar e que melhor se encaixa nesse confronto COXA X GALO e buscar acertar nas substituições que fizer. O Brasileirão está em um momento crucial e errar agora é e será fatal.
"Semana para aprimoramento e recuperação"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)