O principal objetivo do Coritiba Foot Ball Club em 2024 é buscar ficar entre os 4 primeiros colocados da Série B para retornar à Elite do Futebol Brasileiro.
O início de 2024 foi catastrófico, uma eliminação precoce da Copa do Brasil, já em sua primeira fase, sendo desclassificado pelo Águia de Marabá, um Clube sem grande história, o que piorou ainda mais o impacto dessa desclassificação. Além dessa "vergonha", outra "vergonha" na continuação, a não participação na Final do Campeonato Paranaense, uma competição disputada em níveis baixíssimos, com a eliminação ocorrendo diante do Maringá, um dos clubes da Cidade Canção.
Quer dizer, se formos realizar um balizamento em função do que o Coritiba fez até o momento, os prognósticos são os piores possíveis para o que virá pela frente.
Esperamos que o rendimento Coxa na Série B seja bem diferente do que foi até aqui e que o nosso Coritiba possa passar a apresentar um futebol possível de se alcançar o objetivo principal que é o retorno à Série A.
Para se alcançar boa produtividade no gramado é necessário que algumas coisas básicas sejam levada à campo. Um dos principais vértices para se obter vitórias, os 3 pontos, a cada jogo, chama-se posicionamento. Uma equipe precisa estar bem distribuída no gramado, em todos os setores, no compartimento de defesa, na meiuca e no setor de finalização. Esses 3 setores, tendo a segurança de um bom goleiro, precisam funcionar como se fosse um jogo de xadrez, onde a movimentação de cada peça, precisa ocorrer estrategicamente, após exaustivos treinamentos, executando múltiplas vezes essa movimentação. Treinamentos até "sem bola", imaginando um adversário do outro lado, posicionando cada jogador no seu setor da maneira técnica correta, até isso pode ser realizado para fortalecer, na cabeça de cada atleta como ele deve agir nas diferentes situações que acontecerão, com absoluta certeza, a cada partida.
Além do "Posicionamento Técnico e Tático Correto", é necessário mexer com o brio de cada jogador, para que cada um dos atletas entrem no gramado, de modo efusivo, com muita raça, determinação e dedicação. Aquela coisa, caso a coisa não esteja funcionando tecnicamente, tem que ir no "Peito e na Raça", honrando o "Manto Sagrado" que se está vestindo.
E, além do Posicionamento e da Raça, é necessário total união do grupo, se ter um elenco coeso, partindo do pensamento de que cada atleta que se encontra no banco de reservas ou até mesmo fora desse banco, interaja no grupo visando contribuir de alguma maneira para que os resultados ocorram.
Afora isso, treinar exaustivamente, escanteios a favor e contra, para que cada atleta memorize como se portará a cada batida de "corner".
Treinamentos específicos quanto à cobrança de faltas e penalidades máximas são praticamente obrigatórios.
Palestras e discussões saudáveis a respeito de como se dirigir à arbitragem, a respeito das regras do futebol, também são importantes.
Tudo isso e mais alguns detalhes podem ajudar uma equipe, um "Elenco" a ter bom rendimento, boa produtividade nas quatro linhas.
Realizando isso e "muito mais" o caminho para a escalada, para uma caminhada que será árdua e muitíssimo disputada nessa Série B, poderá ser bem traçado e planejado de uma forma "Técnica", verdadeiramente "Profissionalizada".
E os trabalhos de Gestão ligados direta e indiretamente, ao que deve acontecer "dentro e fora" de campo, precisam funcionar adequadamente seguindo os parâmetros do "PODC"(Planejamento, Organização, Direção e Controle).
E a partir de domingo já teremos uma ideia se isso e "muito mais" foi executado e se foi executado corretamente nessa "Pré-Temporada" forçada...
"Será dada a largada"!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)