
14 O Coritiba começa a montar a estrutura de campo para encarar 2026 que será sem dúvida nenhuma um divisor de águas.
Os desafios que o próximo ano apresentará ao Coritiba serão muito diferentes daquilo que ocorreu nesse 2025.
O nível de disputa da Série A, por exemplo, sempre esteve patamares acima da vestimenta da Série B, e esse fato já sinaliza que a responsabilidade será muito maior e que o comprometimento precisará ser uma tônica presente de forma constante no dia a dia coxa branca.
Com certeza o elenco já está sendo dissipado e os componentes do mesmo terão peculiaridades bem diferentes no próximo ano.
O novo técnico terá que se familiarizar com a realidade coxa branca o quanto antes possível, sabendo-se que os objetivos precisam, de um jeito ou de outro, serem alcançados.
A Série A já terá início no final de janeiro e o tempo para se preparar adequadamente não é lá muito extenso.
Como o campeonato é e será por pontos corridos, a importância da primeira rodada da competição e a rodada da última volta, é praticamente a mesma.
O Elenco do Coritiba para 2026 terá que ser equilibrado e ele será um grande responsável pelos bons resultados(ou maus resultados), e ter uma performance boa, com regularidade é o único caminho.
Diante desse panorama, contratar corretamente, acertar na mosca em quase todas as contratações é o canal. Não adianta encher a prateleira, e inchar o elenco, simplesmente, pois é e será preciso qualidade no elenco.
Seabra terá muito trabalho pela frente e a torcida coxa branca não dará tempo extra, e já, logo logo, vai começar a cobrar a questão da produtividade.
Jogar a Série A é diferente, bem diferente, muito diferente de se disputar a Série B. Se entrar na A pensando no passarinho ou na onça, o Coritiba não irá levantar vôo.
Não dá pra sonhar tão alto, o Coritiba permanecendo na Série A, já será satisfatório, mas claro, se conseguir se posicionar bem na tábua de classificação será muitíssimo bem vindo.
O Coritiba precisa pavimentar o caminho da Série A de um modo consistente, para que em 2027, aí sim sonhar com vôos mais altos. Não dá pra ficar dormindo em berço esplêndido, é arregaçar as mangas, trabalhar bastante e encarar o bicho com todas as armas.
O primeiro passo para se ter sucesso, será obviamente possuir um elenco de qualidade. Na Série B, com um elenco um tanto quanto limitado, o Coritiba conseguiu sagrar-se Campeão, mas há que se saber que o galope da Série A precisa ser bem concatenado, senão...
Boa Sorte ao nosso Coritiba! (a sorte ajuda a quem tem competência)
Acertar nas contratações é e será obrigatório.
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)