A diferença entre um sonho e a realidade é grande, é enorme!
Ou será que a diferença entre o sonho e a realidade pode ser pequena, mínima?
Hoje sonhar com um Coritiba conquistando um novo Campeonato Brasileiro de Futebol estaria bem longe da realidade!
A realidade nua e crua do nosso CORITIBA FOOT BALL CLUB é infelizmente triste.
Por mais que se queira, através do marketing, fantasiar essa realidade, a realidade que estamos vivendo ano após ano, jamais se conseguirá fazer com que o torcedor coxa-branca possa trazer o sonho para a realidade. Só se for com uma varinha mágica.
Claro que o sonho dos torcedores alviverdes é ver um Coritiba Campeão Brasileiro novamente, mas o abismo entre este sonho e a realidade é enorme.
Sonhar com um estádio moderno, equipado, estruturado, com instalações de Primeiro Mundo não é pecado e pode se ter sim isso como um "sonho". Mas será que esse sonho, tal e qual ver o Coritiba Campeão Brasileiro novamente, pode vir a ser uma realidade?
Se perguntar para muitos torcedores de qualquer clube do Brasil o que eles preferem...ter um estádio de Primeiro Mundo e não ganhar nada, nenhum título...ou ter um estádio razoável, mas ter um elenco sempre brigando por título, como protagonista e não apenas como coadjuvante, o que esses torcedores irão responder.
Um clube de futebol que queira ser grande precisa de títulos contundentes. Nas décadas de 70, 80 e até 90 o que contava eram os títulos conquistados. Será que hoje isso mudou?
Claro que ter um estádio moderno, aos moldes do 1º Mundo, é e seria um passo importantíssimo e caso se materializasse seria uma "glória", mas não dá para viver no país das maravilhas ou dia após dia estar no Sítio do Picapau Amarelo...
Sonhar alto, pensar grande, é preciso, é necessário, é imperioso. Mas não adianta ficar apenas pensando grande, e na prática as coisas não acontecerem, os títulos importantes não pintarem. E não estamos falando ou pensando em títulos regionais. Títulos paranaenses o Coritiba já tem bastante, já tem muitos. Agora, título do Campeonato Brasileiro de futebol, o Coritiba, em toda sua existência, tem apenas um.
Muitos torcedores mais novos não viram o Coxa ser Campeão Brasileiro!
Os torcedores mais antigos tiveram o prazer e o "privilégio" de ver o Coxa ser Campeão Brasileiro e comemorar esse título memorável e inesquecível com todas as forças, com imenso prazer e com ampla valorização para a história do alviverde paranaense.
Já os torcedores que nasceram em 1985 ou depois disso, jamais tiveram o privilégio de comemorar um título do Campeonato Brasileiro de Futebol conquistado pelo Coritiba.
Talvez alguns desses torcedores mais novos não tenham nem ideia do que é um Coritiba ser Campeão Brasileiro de Futebol.
O que precisa ser feito para que o torcedor Coxa possa um dia ver o Coritiba Campeão Brasileiro de Futebol novamente?
O que mudou no futebol? Qual a diferença do futebol brasileiro de 1970 para o futebol brasileiro praticado em 2016, por exemplo?
Claro, óbvio e com total lógica, o futebol de antes e o futebol de hoje, são bem diferentes, muito diferentes...mas e o "sonho e a realidade", onde entram, ou onde entrarão nisso?
A paixão do torcedor do alviverde paranaense de hoje é maior do que a paixão do torcedor do Coritiba de 31, 32 anos atrás?
Qual é o segredo para sermos novamente, pelo menos, protagonistas do Brasileirão?
Nessa pergunta não estou nem fazendo alusão a um título do Campeonato Brasileiro de Futebol, nem o já conquistado e muito menos ao título que um dia pode vir a ser conquistado "de novo".
É redundante, é repetitivo, mas a verdade é que ano após ano, o Coritiba apenas participa do Brasileirão buscando permanecer na Elite do Futebol Brasileiro e nada mais além do que isso. Não caiu para a Série B, no entendimento de apenas "poucos", já está bom, manter-se na Série A já é uma estupenda vitória.
Não penso assim, penso que é preciso sonhar grande, "pensar grande" e buscar fazer algo contundente de modo positivo para o Coritiba e pelo Coritiba.
Mas sinceramente não consigo ver o Coritiba Bi-Campeão Brasileiro de Futebol dentro das próximas 2 décadas e conscientemente e friamente escrevendo, pensando e falando, eu não posso ser irresponsável, e afirmar que o Coritiba será novamente Campeão Brasileiro em breve.
Aí sem viver no mundo dos sonhos e voltando para a realidade, o Coritiba em mais uma sucessiva decepção, luta e tão somente para permanecer na Série A, na Elite do futebol brasileiro, e nada mais além disso.
"Sonho" e "Realidade", duas coisas completamente diferentes quando se pensa no Coritiba, quando se tenta imaginar um Coritiba pujante e que deixe de ser tratado por vários clubes de outros centros como apenas um clube coadjuvante nas competições nacionais e internacionais.
Dizem os antigos da bola, que "futebol é conjunto"! Mas como um elenco, um time vai adquirir esse conjunto se a cada 4, 6 meses ou no máximo(exagerando) 1 ano, o Coritiba tem um novo elenco, um elenco bem diferente do elenco anterior?
Quantos atletas surgem nas categorias de base do Coritiba, mostram certo potencial, um potencial com tendência de evolução, permanecem no Coxa durante 2, 3 ou 4 anos?
Alguns vão responder...essa colocação, ou essa pergunta, caberia ao futebol do passado e jamais ao futebol moderno.
Fato é que chegamos ao final da temporada de 2016, tal e qual a temporada de 2015, de 2014, de 2013...unicamente brigando para não cair, simplesmente e tão somente para permanecermos na Série A do Brasileirão. Isso cansa. Isso incomoda.
E agora, mais uma vez, nesse final de 2016, tal e qual 2015, tal e qual 2014, tal e qual 2013...não se pode fazer um planejamento consciente, que possa trazer ao Coritiba algum alento de que no ano que vem não seremos mais uma vez apenas coadjuvantes no cenário nacional.
Sonho e Realidade duas coisas bem diferentes para o Coritiba nos últimos anos.
Quando o torcedor alviverde vai poder "sonhar" com uma "realidade" melhor?
Enquanto não se sabe, enquanto não se imagina quando isso será possível, a realidade nos aponta que o Coritiba precisa somar pontos para não rumar para a Segundona Nacional e o próximo adversário é e será o Santa Cruz, penúltimo colocado do Brasileirão atual. E não imaginem, por favor, que esses são 3 pontos garantidos. Esses 3 pontos somente estarão garantidos após o apito final do árbitro com uma vitória coxa branca.
"Sonho e Realidade"!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)