No fundo, no fundo, todo coxa-branca sonha com um segundo título brasileiro. Lá no fundinho existe sim esse sonho.
Só que a realidade infelizmente é outra. A verdade nua e crua, é que a nossa realidade alviverde é muito dura, difícil e quando acontece algum resultado agradável como a goleada diante do Avaí em solo catarinense, passamos a imaginar, a acreditar que o Coritiba pode um dia tornar-se Bi-Campeão Brasileiro de Futebol.
Seria um sonho ou um devaneio?
Enquanto alguns(ou seriam muitos...) sonham com uma campanha positiva do Coritiba no Brasileirão 2017, outros já começam a se preocupar com o fantasma do rebaixamento que vem rondando ano após ano as cercanias do Alto da Glória.
Por enquanto o pessoal da ZR está distante. O Coritiba possui 19 pontos e a turma lá de baixo tem 13, 12. São 6, 7 pontos de diferença e é algo considerável, mas não dá para bobear.
Para que o 1º turno do Campeonato Brasileiro de Futebol seja concluído restam 5 rodadas.
Os próximos adversários do Coritiba até que a 1ª volta do Brasileirão 2017 chegue ao fim, serão os seguintes:
Ponte Preta (fora)
Flamengo (fora)
Atlético Mineiro(casa)
São Paulo(fora)
Chapecoense(casa)
Para não se incomodar com a questão rebaixamento, pelo menos até a conclusão do 1º turno, o Coritiba tem que fazer 8 pontos dos 15 que disputará.
Para isso o Coritiba terá que vencer 2 partidas, empatar 2 e ser derrotado apenas em uma ocasião dessas 5.
No campo da teoria, fazendo uma projeção a coisa terá que acontecer mais ou menos assim:
Ponte Preta(empate)
Flamengo(derrota)
Atlético Mineiro(vitória)
São Paulo(empate)
Chapecoense(vitória)
Considerando jogos fora e em casa, nessas 5 ocasiões e observando alguns critérios, a única derrota coxa nas 5 oportunidades citadas terá que ser apenas contra o Flamengo. Qualquer outra derrota coxa além da citada poderá empurrar o alviverde paranaense mais próximo da zona da degola.
Claro que se o Coritiba conseguir vencer os 5 próximos adversários será mais do que excelente, mas tendo como base o que o Coxa fez até aqui no Brasileirão em curso, as projeções não devem fugir muito das 2 vitórias em casa(apesar de que nas duas últimas ocasiões que jogamos em Curitiba ocorreram derrotas alviverdes), dois empates e uma derrota longe do Couto Pereira.
A derrota do Coritiba, nesses últimos 5 compromissos alviverdes no 1º turno, consta como sendo para o Flamengo por razões óbvias(e não precisa nem citá-las), como já frisei acima.
O sonho do Coritiba tornar-se Bi-Campeão Brasileiro de Futebol um dia, existe.
Seria um sonho ou um devaneio?
Fato é que a realidade coxa branca é difícil, é dura. Não é fácil, não está fácil suportar as gozações dos torcedores rivais.
Sonho e Realidade, hoje para nós extremos que estão muito longe um do outro.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)