Como ano após ano o torcedor do Coritiba já não suporta mais tanto sofrimento, tantas decepções, no Brasileirão, dentro do campo de jogo e muito mais ainda fora de campo, surge um alento e uma esperança.
O alento, a esperança do torcedor alviverde vem do sub 20 do Coritiba.
Venho dizendo, venho escrevendo e se possível gritaria aos quatro cantos do mundo que o segredo para o Coritiba Foot Ball Club, no âmbito do futebol profissional, voltar a ser aquele Coritiba vencedor está na "base".
Tenho assistido jogos do sub 20 do Coritiba no Brasileiro e digo que nesse time, nesse elenco, existem vários atletas com ótimo potencial para vestir a camisa do Coxa na esfera profissional.
Um time, um elenco, só faz boa campanha em um campeonato quando a coisa encaixa. Mas para encaixar é preciso que os componentes do elenco tenham qualidade.
Como escrevi, diversos jogadores do sub 20 do Coritiba possuem ótimo potencial. Não é muito indicado citar esse ou aquele jogador, já que todos os meninos estão lutando muito no Brasileirão e mostrando bom futebol.
O verdadeiro objetivo das categorias de base de qualquer clube profissional de futebol do Brasil e do mundo é formar atletas adequadamente para servirem o clube no profissionalismo.
Assim, mesmo não sendo muito indicado destacar este ou aquele jogador nesse sub 20 do Coxa, farei isso buscando alertar quem for comandar a Gestão do Coritiba em 2018 e também quem for fazer parte da Comissão Técnica do alviverde no próximo ano, no sentido de realmente aproveitar esses jovens no time de cima.
E não estou falando de aproveitar os mesmos apenas para compor elenco. Serei incisivo no sentido de que o negócio é colocar os meninos para jogar 12, 13, 14, 15, 16, 17 partidas seguidas. Não adianta colocar o garoto para atuar em 2 ou 3 jogos apenas, ou em uma única ocasião, como tem acontecido nos últimos anos.
Avaliar condição de atleta em 1, 2 ou 3 jogos apenas, nunca foi o melhor método adotado. E no Coritiba isso infelizmente acontece. E isso infelizmente não ocorre apenas com "as Diretorias Coxa-Brancas", com "as Comissões Técnicas alviverdes", mas também existem torcedores que já querem que o menino faça sua estréia jogando bem, fazendo gols e sendo o melhor em campo. Assim não dá. Não é assim que se forjam futuros craques.
O garoto precisa adquirir ritmo de jogo, necessita adquirir confiança. E para isso, precisa atuar em diversas partidas sequencialmente. Atuando em várias partidas seguidamente o ritmo de jogo surgirá e a confiança virá.
Com ritmo de jogo e com confiança, o garoto poderá render o máximo, mostrando o melhor nível do potencial que possui.
Acompanhando os meninos que estão atuando no sub 20 Coxa, Arthur, Thalysson, Romércio e principalmente "Mosquito" são 4 atletas que merecem ter a oportunidade de vestir a jaqueta profissional do Coritiba. Mas como disse, não adianta eles atuarem em apenas 2 ou 3 partidas. É preciso dar a camisa ao garoto e dizer a ele: vá lá, jogue o seu futebol tranquilamente pois você terá muitas e muitas partidas para mostrar o potencial que possui.
E não são somente esses 4 meninos que citei que possuem potencial. Julio Rusch e outros também já demonstraram boas condições. Mas também não dá para fazer um time só de garotos. A mescla é o melhor negócio, mas tem que ter muito cuidado para trazer atletas de outros centros que sejam bons dentro do campo e homens fora dele.
Assim, muitos desses garotos do sub 20 atual, como Julio Rusch e outros podem ser emprestados para outros clubes em 2018 e voltarem ao Coritiba em 2019, com mais experiência e aí demonstrarem que possuem totais condições de atuar pelo Coritiba Foot Ball Club no profissional.
Arthur, goleiro, Thalysson e Romércio, zagueiros e "Mosquito", atacante, olho vivo, nesses meninos e por favor, dêem a eles a chance de jogarem 10, 15 partidas seguidas no time de cima do Coritiba.
"A base do Coritiba precisa, pelo menos dessa vez, ser a base do Profissional do Coritiba em 2018". Os quatro que citei põe pra jogar logo de cara, mais alguns 4 ou 5 figurar no banco de reservas e ir entrando e alguns outros ainda, serem emprestados e no retorno receberem oportunidades.
"Sub 20 Coxa e o futuro"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)