Não se pode montar 3/4 elencos em 1 ano.
Antes do início do Paranaense 2023 foi montado um Elenco. Como não deu certo, não só pelo pífios resultados em sequência, quando o Coritiba não ficou nem entre os 4, mas também e principalmente pela qualidade do Elenco que qualquer leigo percebeu que estava muito aquém do que seria necessário se ter no Brasileiro. Pois bem, muitos atletas foram dispensados e uma nova leva de atletas foram contratados. Mas aí já às portas do início da Competição. As rodadas foram se sucedendo e o Coxa só perdia, até que Zago abriu o verbo e escancarou que não possuía material humano para conseguir vitórias. Aí Zago foi dispensado. Kosloski assumiu e em 4 rodadas conseguiu 1 empate e 3 vitórias e a partir dali passou-se a imaginar que o Coritiba escaparia da degola. Que nada, foi só "fogo de palha". E como num passe de mágicas, outros atletas foram dispensados e mais uma penca de atletas foram chegando. E um novo Elenco estava formado. Vieram mais algumas rodadas e outras derrotas ocorreram. No clássico, o Coritiba surpreendeu e venceu. E a partida seguinte foi com o outro Atlético e fora de casa, em BH. E uma nova surpreendente vitória aconteceu. A torcida coxa começou a se animar e muitos voltaram a acreditar que seria possível escapar da degola. Que nada, a realidade veio a tona mais uma vez. Jogo em casa diante do Cuiabá e o Coritiba toma 3 cocos.
No futebol não existe varinha mágica, não existe fada madrinha, não existe milagre.
Existe sim uma coisa que se chama "Entrosamento". Sem entrosamento não existe boa produtividade, sem entrosamento não acontecem vitórias em número necessário para se alcançar uma campanha, pelo menos satisfatória.
O resultado está aí. Depois de montar 3/4 elencos nesse 2023, já se pode cravar, sem sombras de qualquer dúvida, com 11 rodadas antes do final da Competição, que o Coritiba estará na Série B em 2024.
Uma pena, uma tristeza, uma lástima e uma vergonha, um Clube como o Coritiba com a tradição e com a história que possui, fruto do passado, cair tantas vezes, inúmeras vezes para a Segunda Divisão do Futebol Brasileiro. Estamos na Segundona novamente!
Os resultados positivos no futebol vêm com o tempo. Não é em um estalar de dedos que se consegue sucesso nas quatro linhas. Tem que plantar bem para colher algo bom, senão...
Não pode vender no afogadilho, rapidamente, atletas que surgem bem na base e depois se destacam no profissional. É o que vem ocorrendo e há anos. Os meninos precisam vestir a camisa alviverde no profissional por pelo menos 3/4 anos seguidos, para somente depois serem vendidos. Da forma que vem sendo feito, não teremos, jamais, alicerce para formar Elencos sólidos, que possam fazer nossa torcida apaixonada voltar a sorrir.
"Tem que mudar muita coisa"!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)