Com essa "parada obrigatória" sobra tempo, muito tempo para refletirmos...
O que aconteceu com o Coritiba Foot Ball Club, o que de fato aconteceu com aquele Coritiba Vencedor?
Lá na década de 70 quando os regionais eram valorizados e super disputados, o Coritiba venceu 8 campeonatos paranaenses em 10 disputados entre 1971 e 1980(hexa de 71 a 76 e bicampeão em 78 e 79), o Coritiba foi Campeão do Torneio do Povo em 1973, e ficou na 3ª posição no Brasileiro de 1979 e na 4ª colocação em 1980, também no Brasileirão e fechou com chave de ouro tornando-se Campeão Brasileiro em 1985 e já em 1984 havia feito uma boa campanha no Brasileirão.
Analisando essa performance nas décadas de 70 e de 80 dá pra afirmar categoricamente, dá pra falar em alto e bom tom que aquele Coritiba era Vencedor, foi Vencedor!
De lá pra cá alguns relampejos como em 2011 e 2012 via Copa do Brasil com 2 vice-campeonatos naquela competição, porém muito pouco para depois de 35 anos dizermos que o Coritiba continuou Vencedor!
Os regionais desvalorizados, deficitários de agora, já não empolgam mais e muitos clubes mandam a campo seu 3º ou 4º time e isso torna o nível do campeonato paranaense baixíssimo, bem diferente daqueles anos de ouro da década de 70 do Coritiba por exemplo.
Não dá pra criticar apenas a diretoria atual, pois o Coritiba vem capengando há anos, em um sobe e desce da A pra B e da B pra A em Brasileiros, como nunca se tinha visto antes, e claro que diretorias anteriores à Gestão Coritiba do Futuro estão nesse emaranhado, ombro a ombro, com situações vexatórias do Coxa dentro de campo. Fora das quatro linhas algumas coisas boas foram feitas, não podemos fechar os olhos à isso, mas o torcedor está mais preocupado com o rendimento da equipe nos gramados do que ações de marketing por exemplo.
O Futebol mudou e muito das décadas de 70 e de 80 pra cá, mas não é porque mudou que não tem que ganhar títulos importantes, pelo menos de vez em quando, se não der pra conquistar sempre. Ocorre que se fizermos um estudo do Coritiba "pós 1985", fica fácil constatar a derrocada coxa-branca nas quatro linhas.
O que efetivamente o Coritiba ganhou de importante nesses últimos 35(trinta e cinco) anos?
Alguém tem lembrança de uma conquista significativa do Coritiba nessas últimas 3 décadas e meia?
O que efetivamente está acontecendo "há anos", "há décadas", com o nosso Coritiba?
Cadê aquele Coritiba que quando entrava em campo, os outros times, os outros clubes, fosse do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, respeitavam?
Onde está aquele Coritiba que colocava preocupações na cabeça dos adversários?
Pra onde foi aquele nosso Coritiba, que faziam técnicos adversários perderem o sono durante a semana que antecedia o confronto deles com o nosso Glorioso, procurando estratégias para buscar nos sobrepujarmos?
Ganhar do Coritiba, vencer o Coxa naqueles nossos áureos tempos, não era fácil, o Verdão era osso duro de roer e nenhum time, nenhum clube, contava como favas contadas enfrentar a raça alviverde!
É, meus amigos, é, senhores coxa-brancas, onde foi parar aquele nosso Coritiba?
Quem sabe essa parada obrigatória faça o Coxa dar um giro de 180 graus e possamos parar de "viver do passado" como dizem alguns...
"Tempo de Reflexões"...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)