Ter apenas 1 time, ter apenas 11 atletas em condições reais de vestir a camisa alviverde nunca foi suficiente, não é e não será jamais suficiente.
Com apenas 1 time não se ganha campeonato.
Para conquistar campeonatos importantes, disputados, renhidamente acirrados, necessário se faz que se tenha um elenco qualificado.
O Coritiba hoje possui um elenco preparado para disputar um Campeonato Brasileiro de Futebol?
O Coritiba atualmente possui um elenco qualificado para cumprir bom papel em um campeonato nacional?
Não me refiro nem ao nosso campeonato paranaense(infelizmente hoje o nível do nosso campeonato regional está bem abaixo de outros campeonatos regionais disputados pelo Brasil afora).
Se analisarmos elencos como o do Fluminense, do Flamengo, do Cruzeiro, do Santos, do Palmeiras e outros que irão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2017, entenderemos porque infelizmente hoje o Coritiba é um dos clubes que está sendo incluído pelos profissionais que trabalham no e com o futebol, no rol de prováveis rebaixados para a Série B.
E infelizmente também, não temos como discordar desses prognósticos.
Nosso elenco hoje possui 4 ou sendo um pouco mais otimista, 5 atletas que poderiam integrar elencos atuais do Fluminense, do Flamengo ou do Cruzeiro por exemplo.
A realidade nua e crua é essa. Com todo respeito aos atletas que compõem o elenco atual do Coritiba Foot Ball Club, é assim que vejo as coisas nesse 2017.
Os últimos 5 anos nos deixaram calejados(isso sem citar 2005 e 2009) em relação a questão rebaixamento da "A" para "B" a nível nacional.
Tomara eu esteja enganado, equivocado, errado e sei lá o que mais, nessa minha análise a respeito do que possuímos em nosso elenco alviverde em 2017.
Sempre que começo a escrever nesse espaço penso no respeito que preciso ter com a Nação Alviverde e que não posso maquiar as coisas por aqui. Tenho que escrever o mais próximo possível da razão(pena que a paixão pelo Coritiba às vezes não me permite escrever 100% com a razão e o coração acaba de um jeito ou de outro influindo nisso ou naquilo por aqui). Mas a gente tenta...
Estamos entrando no 4º mês do ano(hoje é o último dia de março) e até agora não podemos nem sonhar, bater no peito e afirmar: o nosso Coritiba possui um elenco capaz de enfrentar clubes cariocas, mineiros, paulistas e alguns outros mais de igual para igual.
Aliás não sei nem se temos um time que aguentaria acabar um 1º tempo em um 0 X 0 contra a dupla Fla-Flu, ou frente ao Galo ou a Raposa, ou então diante do Palmeiras ou de um Santos.
Para cumprir ao menos um bom papel em um Campeonato Brasileiro de Futebol é necessário se ter um "bom elenco". Para não correr o risco de se ter o fantasma do rebaixamento sempre rondando o Alto da Glória é imperioso que se tenha um "bom elenco".
Nós temos um bom elenco hoje?
Estamos às vésperas do início das quartas de final do campeonato paranaense de futebol 2017. O Coritiba deve passar e até com certa tranquilidade pelo Cascavel. Meu medo é caso o Coxa seja o Campeão Paranaense em 2017(e torço para que o alviverde seja o Campeão) venhamos a achar que tudo está ou estará ótimo em termos de elenco.
Nossa Pré-Temporada foi praticamente para as cucuias. Os dias em Foz do Iguaçu parece que de nada adiantaram. O técnico que participou da Pré-Temporada já não é mais o comandante do alviverde nos gramados. Será que o problema do Coritiba era ou é o técnico?
Tite deu um jeito na Seleção Brasileira! Será que Tite daria jeito no atual Coritiba?
Claro que ter um "time" bom é ótimo, mas com certeza ter um bom "elenco" é muito melhor. E quando não se tem nem uma coisa e nem outra? Qual é a solução? Existe solução para isso?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)