Nos tempos em que eu e meus companheiros dos diferentes clubes que atuei como Atleta Profissional de Futebol, todos nós, com exceção dos goleiros treinávamos praticamente apenas em um grupo. Não interessava se era Lateral, zagueiro, volante, segundo volante, meia ou atacante. Um único treino, fosse ele na área física, nos coletivos como chamávamos, nos arremates a gol, ataque contra defesa, cruzamentos, etc. Todos nós participávamos juntos dos treinamentos ministrados.
Atualmente existem treinamentos específicos para laterais(hoje denominados Alas - até isso mudou - antes era lateral que mais apóia e lateral que mais defende), zagueiros, volantes, meias e atacantes de modo específico. Normalmente os treinamentos são ministrados em grupos separados e muitas vezes os atletas são separados para esse ou aquele treino por posição ou até por peso, por altura, por massa física e/ou por idade.
Com todas as aparelhagens existentes, com todos os modernismos utilizados, estruturas de primeiro mundo, etc, fico a pensar: antes se praticava um futebol mais técnico, onde lances plásticos de muita habilidade da maioria dos jogadores que participavam dos jogos apareciam a cada minuto das partidas. Hoje é raro se ver, se presenciar ou se maravilhar por esta ou aquela jogada mais bonita, bem trabalhada, com tabelinhas e outros artifícios que fazem parte do verdadeiro futebol.
Será que evoluímos ou involuímos no futebol?
Antes qualquer Seleção do Globo Terrestre tinha medo de jogar contra a nossa Seleção Canarinho. Se não era medo, existia um respeito muito grande, enorme, das seleções europeias ou de seleções de outros continentes quando enfrentavam a Seleção Brasileira de Futebol.
Será que evoluímos ou involuimos no futebol?
Essa é a pergunta que fica. Essa é a pergunta que não quer calar.
Fico muito triste quando assisto jogos do Campeonato Paranaense, do Campeonato Carioca, do Campeonato Gaúcho, Mineiro ou até mesmo o Paulista(que dizem ser o mais forte e mais disputado).
Começo a lembrar de um Falcão com sua elegância no ato de jogar futebol. Lembro-me do Zico tratando a redondinha com o maior carinho e com toda aquela desenvoltura. Do Sócrates com o seu peculiar e característico calcanhar certeiro. Do Dirceu Lopes, do Tostão, Jairzinho, Rivelino, Edu, Pelé, Zé Roberto, Braulio, Adãozinho e outros tantos daquela nossa saudosa época em que cada time possuía pelo menos 3 ou 4 craques em seus elencos.
Uma pena nos depararmos com a realidade do futebol brasileiro atual. Onde foram parar nossos craques? Onde estão nossos craques? Qual o time brasileiro que hoje possui ao menos 1 craque?
Será que evoluímos ou involuímos no futebol?
Onde estão os craques do time atual do Coritiba Foot Ball Club?
Rafhael Lucas tem pintado bem, feito gols com certa visão e alguns com alguma habilidade.
Mas cadê os nossos craques torcida alviverde?
Os Treinamentos Específicos são de fato específicos?
Eles dão aos nossos atletas as condições para executarem dentro das quatro linhas, jogadas desconcertantes, inesperadas para os adversários?
Essas são algumas das muitas perguntas que me faço todos os dias?
Amo o futebol, cresci sonhando com o futebol e praticando o futebol. Quando menino ainda jogava em campos até com morrinhos. Será que esses morrinhos forçavam os garotos a praticar algo diferente e adquirir certa habilidade?
Não sei o que acontece ou o que não acontece com o nosso futebol atual, mas algo deve estar errado.
Como e quando a Alemanha vinha dentro do território brasileiro e enfiava 7 X 1 no nosso selecionado passeando em campo?
Os Treinamentos Específicos são de fato específicos para nós brasileiros? Será que o jeitinho brasileiro antes funcionava nas quatro linhas e agora esse jeitinho brasileiro foi deixado de lado e nos prejudicou?
O Coritiba precisa jogar bola no segundo jogo da semifinal do Campeonato Paranaense de Futebol de 2015. Na primeira partida o goleiro londrinense apenas assistiu ao jogo. Qual foi a defesa que o goleiro do LEC fez durante o Londrina 1 X 0 Coritiba?
Treinamentos Específicos são de fato específicos para nós brasileiros atualmente na modalidade esportiva denominada Futebol?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)