O Coritiba vem fazendo boa campanha no Brasileirão 2017. Em 5 rodadas o Verdão venceu 4 partidas e perdeu 1. E bem que essa derrota poderia ter se transformado em um empate. A perda da penalidade máxima a favor do alviverde paranaense fez com que pelo menos 1 pontinho na partida contra o Santos deixasse de ser conquistado.
Quem quer se manter no pelotão de frente da maior e melhor competição nacional não pode se dar ao luxo de ficar sem somar pontos a cada rodada. Basta ver a classificação atual. De 15 pontos disputados nas 5 rodadas transcorridas até aqui estão na frente os "elencos" que poucos pontos perderam. O Corinthians por exemplo, líder do certame, ainda está invicto, vencendo 4 jogos e empatando 1, ou seja, somou pontos em todas as 5 rodadas já realizadas. Se verificarmos quem são os clubes que ocupam a 2ª, 3ª, 4ª posição e assim por diante, observaremos a importância de se somar pontos praticamente em todas as rodadas. Vencer em casa "sempre" e beliscar pontos fora é o segredo para quem quer se dar bem em um campeonato por pontos corridos.
O Coritiba inclusive já chegou, nessas 5 rodadas a somar 3 pontos fora na vitória diante do "Vitória"(e o nosso Coxa em função das oportunidades desperdiçadas diante do Peixe poderia ter até conseguido mais 3 pontos em Santos/ou pelo menos 1 pontinho - diga-se de passagem que o ex goleiro coxa-branca Vanderlei praticou verdadeiros milagres naquela partida, além de ter defendido o pênalti) e por enquanto é o 3º colocado no Brasileirão 2017 e com toda justiça.
As "três próximas rodadas são cruciais" para o Coritiba e o ideal seria o Coxa somar, nessas 3 próximas voltas na competição, 7 pontos. Nesse raciocínio uma vitória diante do Botafogo lá, outra vitória diante do Bahia e um empate com o Corinthians(líder invicto do certame) aqui cairiam bem. Ou empate frente ao Botafogo no RJ e vitórias contra Bahia e Corinthians fechariam o "7".
Claro que são apenas suposições, mas se quisermos habitar a parte de cima da tabela, o raciocínio precisa ser esse e a prática necessariamente acontecer desse modo, em uma competição por pontos corridos.
O Botafogo vem de derrota diante do Santos e vai de todas as formas buscar somar 3 pontos diante do Coritiba. O Coritiba pode, inclusive, tirar proveito disso, adotando estratégias inteligentes, movimentando as peças do tabuleiro das quatro linhas de forma correta e eficaz.
O Bahia(adversário subsequente do Coxa nesse Brasileirão) sobrepujou o Cruzeiro e já aplicou goleadas sobre alguns adversários no certame(uma delas enfiou "6" no nosso rival caseiro). Assim a aplicabilidade alviverde obrigatoriamente contra o Bahia terá que ser de modo eficiente para se somar os 3 pontos do confronto.
E depois o adversário da vez será nada mais nada menos que o líder da competição, o Corinthians, que está jogando o fino da bola e por isso continua invicto no certame.
O panorama para as próximas 3 voltas do Brasileiro é "mais ou menos" esse e isso mostra as dificuldades de um Campeonato Brasileiro de Futebol para todos os participantes.
Claro que não adianta pensar no Bahia e no Corinthians antes de enfrentar o Botafogo, mas são apenas conjecturas que começam a ser montadas em função da produtividade das equipes no Brasileiro em transcurso. Quem quer manter-se na parte de cima da tabela ou até mesmo melhorar essa posição precisa somar pontos em praticamente todas as rodadas.
Beliscar pontos contra o Botafogo lá no Rio de Janeiro é a intenção e se der para trazer 3 pontos na mala, muito melhor, mas como o jogo é fora de casa 1 pontinho também será recebido bem(é só voltarmos ao único confronto em que deixamos de somar pontos nessas 5 rodadas iniciais). Só que em caso da conquista de apenas 1 ponto diante do Botafogo, o Coritiba obrigatoriamente, se quiser ficar ali pela 2ª ou 3ª posição na tábua de classificação terá que vencer Bahia e Corinthians na sequência.
É jogo a jogo, rodada a rodada, mas não se tem como negar que as "três próximas rodadas serão cruciais" para o Coritiba!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)