O que vai determinar se o Coritiba continuará tendo a oportunidade de lutar para permanecer na Série A, será a quantidade de pontos auferida nas próximas 3(três) partidas que serão realizadas pelo Coxa no Brasileirão da COVID-19.
Os adversários do alviverde paranaense nas próximas 3 rodadas do Brasileirão do "Coronavírus" serão Bragantino, Sport e Botafogo.
O ideal é que o Coritiba vença esses 3 próximos jogos, mas na pior das hipóteses, para continuar sonhando com a possibilidade de figurar na Série A no Brasileirão subsequente, o Coxa terá que fazer pelo menos 7 pontos, ou seja, 2 vitórias e 1 empate.
Caso faça 9 pontos nas 3 próximas rodadas, com certeza o Coritiba terá chances matemáticas de continuar na briga pela permanência na Série A, mas como escrevemos, 7 pontos assinalados nos 3 jogos que fará na sequência, ainda vai dar para nutrir esperança da permanência na "A"!
Claro que não vai adiantar vencer só os próximos 3 jogos, a situação periclitante que o Coritiba se meteu, precisará de novas vitórias lá na frente, mas caso novos insucessos aconteçam nessas 3 próximas rodadas, aí a coisa vai ruir de vez!
Como não se jogam 3 partidas em apenas 1 jogo, o adversário da vez é e será o Bragantino e não existe outro resultado para o Coritiba nesse confronto que não seja a "Vitória"! Até mesmo um empate vai colocar o Coritiba em situação mais vexatória ainda e muito mais preocupante do que já está! Como o Coritiba joga em casa contra o Bragantino e diante do Botafogo, e joga fora, ocasião em que vai enfrentar o Sport, essas 2 partidas que fará, em casa, o Coxa precisa vencer e quem sabe buscar não perder para o representante pernambucano, e talvez isso ainda venha a ser um bom negócio!
Na teoria é mais ou menos isso, o problema é que na prática, a coisa não está acontecendo como se imagina ou se quer ou se queria!
Não adianta ficarmos fazendo cálculos visualizando demais competidores se não fizermos nossa parte! O Coritiba chegou no ponto que é e será "Vencer ou Vencer"! Não resolve o Vasco, o Atlético Goianense e demais competidores, perderem seus jogos, se o Coritiba não vencer as partidas que têm a realizar!
E algumas estrategias precisam ser colocadas em prática! Por exemplo, uma delas: Ricardo Oliveira, se jogar, em função de já estar em uma idade avançada, não pode ficar se desgastando na marcação. Ele precisa ficar postado na zona do agrião e necessita ser alimentado para que possa mandar a bola para as redes adversárias. Outra: temos que lançar mão de jogadores um pouco mais criativos nas meias. Se não tivermos essas e outras situações no campo de jogo, podemos esquecer. Robson é um jogador que está bem fisicamente, não possui tantos dotes técnicos, mas corre bastante, luta muito, enquanto Rafinha é o jogador que tem um pouco mais de experiência, tem certa habilidade e já demonstrou que gosta do clube e essas e outras situações precisam ser observadas, e muito bem aproveitadas quando a bola rolar.
Giovanni Augusto, me parece, está contundido, e não poderá atuar(uma perda muito grande para nós), e nesse caso tem que estudar bem quem será o jogador que vai buscar fazer o que o atleta Giovanni Augusto que vinha bem, vinha fazendo.
O Coritiba, claro, não pode abrir a porteira lá atrás, mas o empate, nessa altura do campeonato não nos serve e em assim sendo, tem que entrar com um time que possa empurrar o Bragantino para o campo de defesa. Se permitir que Claudinho e mais alguns jogadores da meiuca e do ataque do Bragantino gostem do jogo, aí estaremos perdidos, mas no meu tempo se dizia que a melhor defesa era o "ataque".
Quanto mais a bola rondar nossa meta, mais iminente ficará a possibilidade de tomarmos gol, e se precisamos, mais do que nunca da vitória, tem que arriscar e jogar pra frente. Como escrevi, não pode abrir a porteira defensiva, mas se ficarmos dando mais importância ao sistema defensivo do que ao sistema ofensivo, não venceremos o jogo.
Avante Coritiba!
Ainda dá, mas precisa jogar da maneira certa, de modo inteligente e não deixando de impor vontade, raça, mas tendo em mente que é preciso usar de artifícios condizentes com o momento que vivemos, que não é lá muito bom, infelizmente. Para mudarmos esse momento que não é bom, precisaremos de ousadia, sermos destemidos e encararmos de peito aberto os desafios que surgirão nesse confronto diante do Bragantino, e detalhe, sempre buscando atuarmos com "equilíbrio"! Em um momento como o que vivemos, claro, não é fácil, mantermos o tal "equilíbrio", e aí, talvez a experiência conte bastante. Atletas como Ricardo Oliveira, como Rafinha, Wilson, enfim aqueles que já possuem alguns quilômetros rodados precisam passar aos demais, a confiança, o panorama de que ainda é e será possível sairmos do buraco negro em que nos encontramos.
Boa Sorte Coritiba!
O ideal seria marcar 9 pontos nesses próximos 3 jogos, mas 7 pontos também não será mal negócio, desde que o Coxa vença o próximo confronto!
"Os três próximos jogos serão cruciais", mas inicialmente é obrigatório vencer o Bragantino!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)