As colocações feitas pelo Presidente em Exercício do Coritiba Foot Ball Club apresentaram um discurso de que tudo está dentro do planejado e disse Samir Namur que com o atual time, com o atual elenco, o Coritiba não sobe para a Série A em 2018.
Não subir para a Série A em 2018 comprometerá e muito o ano de 2019. Se não subir para a "A" esse ano, retornar à Elite do Futebol Brasileiro em 2019, claro, óbvio que ficará mais difícil ainda. Começa já em relação às verbas, às cifras recebidas. Agora em 2018 o Coritiba está abocanhando os mesmos valores recebidos em 2017 quando disputou a Série A Nacional. Em 2019 caso não suba para a "A' agora em 2018, o panorama será outro e claro, bem pior, pois os valores que o Coritiba terá direito ficará em torno de 60% menor.
Está tudo dentro do planejado mesmo Sr. Presidente Namur?
As poucas contratações feitas em 2018, nenhuma delas vingou. Os atletas que foram repatriados me parece também não emplacaram.
O Coritiba passou da 1ª para a 2ª fase da Copa do Brasil empatando com o tímido e desconhecidíssimo Parnahyba com as calças na mão, graças ao árbitro ter concedido 7 minutos de acréscimo, o que aliás não é comum e com muita sorte, no último lance o Coxa empatou. E é bom que se diga e se relembre que naquela ocasião o alviverde paranaense praticou um futebol de péssima qualidade.
O Coritiba faturou o 1º turno do Paranaense e já garantiu lugar na final do regional 2018, mas é bom que se diga que isso aconteceu por cochilos e incompetências de outros clubes. Ou o Coritiba praticou um futebol exuberante para ficar com a Taça Dionísio Filho?
Na 1ª e 2ª rodadas da 1ª fase do Paranaense 2018 o Coritiba saiu atrás no marcador e graças a Deus conseguiu chegar ao empate contra Prudentópolis e Rio Branco naquelas oportunidades. Relembrando que naquelas ocasiões o Coxa praticou um futebol de baixíssimo nível.
E agora na 2ª fase, o Coritiba só perdeu. Perdeu para o Maringá dentro do Couto Pereira de goleada. Foi derrotado pelo Paraná Clube e perdeu novamente para o Prudentópolis levando 3 tamancadas na cachola e com lances de jogadores do Prude humilhando alguns atletas do Coritiba.
E pra completar o caroço, o Coritiba já havia perdido para o Goiás em solo goiano pelo placar magro de 1 X 0 e diga-se de passagem que ficou barato, pois o futebol apresentado pelo alviverde paranaense, novamente foi de péssima qualidade.
Aí todas as fichas foram colocadas no confronto de volta na Copa do Brasil contra o mesmo Goiás. O Coritiba se devolvesse o placar levaria a decisão para os pênaltis e se ganhasse por diferença de 2 gols avançaria para a 4ª fase da Copa do Brasil. Nem com o jogo acontecendo no Couto Pereira a performance coxa-branca mudou e o futebol apequenado do alviverde paranaense e a desclassificação coxa da Copa do Brasil foi totalmente justa. E é bom lembrar que o Coritiba só não perdeu a partida porque o árbitro assinalou uma penalidade máxima a nosso favor totalmente de modo equivocado.
Está tudo bem mesmo Sr. Presidente? Está tudo dentro do planejado?
Temos hoje, com muito esforço, sendo bem "otimista", passado o meio do 3º mês do ano, "Meio Time". Temos um goleiraço, temos o Kleber(que mais fica fora das partidas do que atua), e mais uns 3 piás do Couto com alguma condição de vestir a jaqueta coxa-branca titular na Série B.
Não temos ainda "um time" sequer. E para as disputas da Série B que será longa, 38 rodadas, se formos só com um time, sem opões de fato no banco, já de antemão, podemos cravar que em 2019 estaremos na Série B novamente.
Sem um Elenco não subiremos. É necessário que tente se formar esse Elenco o quanto antes. Daqui a menos de 1 mês a Segundona Nacional terá início. E aí, óbvio, se chegarem novos jogadores(e precisa chegar), com certeza eles terão que ter alguma qualidade(rezemos para isso acontecer), mas aí outra questão estará latente: nosso "Elenco" não terá entrosamento, conjunto. E até que os novos contratados se ambientem vai demandar um certo tempo. É futebol, não é jogo de botão, não é amarelinha e não dá pra ficar jogando bolinha de gude...
Está tudo bem Sr. Presidente? Está mesmo tudo dentro do planejado Sr. Samir Namur?
Quem são os atuais responsáveis por chancelarem contratações? Quem dá o aval para que as contratações sejam efetivadas no Coritiba e para o Coritiba? Alguma coisa está em descompasso nessa seara. Errar em algumas contratações é até normal no futebol. Algumas contratações não darem certo, alguns jogadores não vingarem, perfeitamente admissível. Agora, nenhuma das "poucas contratações" efetivadas até aqui terem dado certo, nenhum desses novos contratados vingarem...o que acontece?
Será que está tudo dentro do planejado mesmo? Como as coisas estão funcionando no Departamento de Futebol do Coritiba atualmente? A coisa está sendo administrada de modo profissional mesmo? Ou existe algum cheiro, algum toque "amador" que habita os bastidores, o dia a dia Coxa?
E outra coisa, por pior que esteja e está, determinadas coisas não devem ser faladas abertamente nos microfones por aí. Isso é básico. Isso já se aprende nas cartilhas e as mazelas do futebol não permitem que se fale exatamente "tudo". Alguns fatos, algumas ocorrências, algumas circunstâncias, enfim, é preciso preservar a Instituição Coritiba, o manto sagrado alviverde, a tradição Coxa, a história do Coritiba Foot Ball Club que é a única coisa que tivemos "grande" e que ainda podemos estufar o peito e falar em alto e bom tom: um dia fomos Campeões do Torneio do Povo, um dia fomos Campeões Brasileiros de Futebol! É só o que nos resta, ou o que nos restou...
Está tudo dentro do Planejado mesmo?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)