A Série B está acabando, vai terminar e o nosso Coritiba já está de olho em 2022 e a Diretoria já tomou algumas medidas visando estruturar o Coritiba para as disputas da Série A.
Antes teremos o Campeonato Paranaense no ano que vem, bem como batalhas pela Copa do Brasil.
O Paranaense deverá servir apenas como laboratório e o objetivo não será ser o Campeão e sim preparar o Elenco para a continuidade de 2022, principalmente para a "Série A"!
O Coritiba já desligou alguns membros ligados diretamente à Comissão Técnica e a coisa não vai parar por aí e precisa ser deste modo mesmo.
O nível de disputa da Série A é bem acima do nível de disputa da Série B e muita coisa necessita de grandes ajustes para que o nosso Coritiba se saia bem na Divisão de Elite do Futebol Brasileiro.
Muito cedo para prognosticar como será o ano de 2022 para o Coritiba e ninguém tem bola de cristal, nem mesmo a Diretoria Atual do nosso COXA, sabe o que irá acontecer, mas as coisas precisam ser realizadas com consciência, com profissionalismo, com competência e necessário se faz traçar um Planejamento real e colocá-lo em prática com as injunções que o Futebol Moderno exige, para que os frutos venham e que eles possam ser saborosos.
Na Teoria é fácil, é simples, mas sabemos que a Prática é extremamente diferente da Teoria e torna-se altamente complexa quando se trata de Futebol. Para se executar a Gestão de uma Empresa já é altamente complexo, e gostaria de afirmar que cada Departamento de um Clube Profissional de Futebol, hoje, praticamente seria como Gerir 2 ou 3 empresas juntas. Claro, óbvio que isso é apenas um trocadilho, mas a complexidade de se executar profissionalmente e corretamente a Gestão de um Clube de Futebol Profissional é algo altamente complexo.
Cada detalhe, cada fato que ocorre dia após dia em um Clube de Futebol Profissional em cada um de seus Departamentos, tenho certeza absoluta que poucos sabem ou imaginam como a "coisa" realmente funciona.
O torcedor apaixonado, claro, quer o bem do seu time, do seu clube, e muitas vezes no afã de ver o Coritiba no ápice, na base da emoção, com o coração, não vislumbra a imensa maioria das dificuldades enfrentadas, principalmente quando se tem um clube com altíssimas dificuldades financeiras.
Por isso que a Diretoria do Coritiba não pode se deixar levar pela emoção, e não pode e não deve administrar o nosso clube apenas com o coração. É premente que esteja presente a "Razão", a "Competência", a "Perspicácia" e a Diretoria necessitará lançar mão de pessoas talhadas e com perfil para ocupar determinados cargos no Clube, já que agora estamos na Série A e a realidade é e será outra, bem diferente da realidade enfrentada na Série B.
Que a nossa Diretoria Atual saiba lidar com os "perrengues" que agora, na Série A, serão bem maiores do que os "perrengues" vividos na Série B.
Deve-se definir o que será feito para que os objetivos pré estabelecidos sejam alcançados, e quais serão as atividades necessárias, de que maneira, de que modo, como serão medidas. Isso tudo faz parte de um plano, de um planejamento estratégico pré estabelecido e que deve e merece ser conhecido por todos os envolvidos. Este plano deve ser abrangente, e estabelecer o nível desejado para todos, desde os funcionários, como também voltado para uma boa estruturação do clube, para o time, para o "Elenco", para a "Comissão Técnica" e principalmente para a "DIRETORIA", seja em aspectos físicos, técnicos, comportamentais, financeiros e demais. Definidos os objetivos, as atividades devem ser constantemente monitoradas, controladas, documentadas, e então, baseados nos resultados obtidos, deve-se tomar ações corretivas e principalmente preventivas, decidindo-se sempre, de forma a minimizar as chances de ocorrência de riscos, que já deveriam ter sido identificados com antecedência e que possam pintar como algo negativo e eliminar de alguma forma, com estudos criteriosos, e tudo isso, para que no final a "Torcida" possa comemorar!
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)