Mais uma vez um Coritiba totalmente desorganizado em campo.
Em muitos momentos da partida parecia que quem jogava em casa era a Chapecoense.
A Chapecoense com essa vitória "fora de casa" pula para a 4ª colocação no Brasileirão 2016.
Enquanto a Chape se coloca entre os "4" primeiros, o Coritiba acabará a rodada na "Zona de Rebaixamento" já nesse início de Campeonato. Algo trivial nesses últimos anos em Campeonatos Brasileiros.
Em apenas 5 rodadas o torcedor coxa-branca agoniza, se entristece e começa a ver que a luz no fim do túnel se distancia cada vez mais.
Que saudades do Coritiba dos anos 60, dos anos 70(Torneio do Povo e Hexacampeonato Paranaense)e dos anos 80(Campeão Brasileiro de Futebol e um timaço em 89)!
De 1985, 1989 para cá, aconteceram apenas alguns resquícios de que algo poderia mostrar ao Brasil que o Coritiba era ou foi um time grande, um clube grande. Ledo engano. Praticamente um devaneio.
O nosso calvário, nosso mais um "sofrimento", agora em 2016 já começou no Brasileirão. Que coisa.
Jamais apoiei a questão demitir técnico em função de alguns insucessos, mas acho que Kleina extrapolou. Valdir Barbosa foi embora mas infelizmente Gilson Kleina também tem que pegar o boné.
5 X 0 no placar agregado da final paranaense, campanha pífia no campeonato da primeira liga, desclassificação precoce na Copa do Brasil e um início de Brasileirão periclitante, irregular, com 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas, após a realização de 5 rodadas, sendo que uma das 3 derrotas aconteceu dentro de casa. O que mais precisa para se chegar a conclusão de que o trabalho de Kleina, depois de mais de "5" meses, não surtiu efeito algum. Ao contrário, o barco ficou a deriva e para colocar esse barco no rumo certo não será nada fácil.
Claro que Valdir Barbosa, diretor de futebol já demitido, Kleina que já não possui mais clima para continuar como técnico do Coritiba, não são os únicos culpados dessa situação no mínimo vexatória.
Os atletas que compõem o elenco coxa-branca atual, digamos pelo menos uns 70%, são fracos e no mínimo mais uns 10% são muito fracos. Sobram apenas 20% dentro de um nível, digamos, aceitável. Muitos não possuem potencial algum para vestir a camisa de um time que "um dia" foi Campeão Brasileiro de Futebol. É triste e até difícil para que eu venha a afirmar isso, já que "um dia" também fui Atleta Profissional de Futebol, mas a realidade nua e crua é essa.
O panorama é péssimo.
Fico a me perguntar: por que não deixaram o "Pachequinho" iniciar 2016 como técnico? "Pachequinho" pegou o Coritiba no Brasileirão de 2015 combalido, praticamente rebaixado e ele conseguiu, não sei como, tirar da cartola, pelo menos uns "5" coelhos para o Coritiba não se fazer presente na Zona de Rebaixamento ao final do Brasileirão de 2015.
Tem certas coisas que no Coritiba, realmente não consigo entender.
O Coritiba tem a sua disposição uma legião de ex-atletas sempre vencedores e infelizmente não sabe aproveitar o potencial que poderia ser utilizado, sem dúvida nenhuma.
Argel e Roger, por exemplo, são ex-atletas que dirigem os atuais clubes que são líderes do Brasileirão 2016.
Para onde vamos? O que queremos realmente? Até quando continuaremos a nos enganarmos?
Chega de colocar uma cortina escondendo um baú que sabe-se lá o que tem dentro. Chega de colocar uma venda nos nossos olhos. Burros não somos e sabemos disso. Acho que chegou a hora do "basta". Ou será que a hora do "basta" já passou...
Nossa realidade já é a Zona de Rebaixamento! Que pena! Que Coritiba é esse? Esse não é o Coritiba que aprendi a admirar quando menino. Esse não é o Coritiba que aflorou em mim a vontade de um dia me tornar Atleta Profissional de Futebol. Esse que aí está é um outro Coritiba, bem diferente daquele dos anos 60, dos anos 70 e dos anos 80.
Vamos salvar o Coritiba de algum modo. Resta saber como fazer isso com os emaranhados burocráticos que nos impedem de colocar algo em prática. Os nós estão muito bem feitos e os emaranhados entrelaçados em verdadeiras teias e devem estar situados em algo muito próximo da obscuridade, mas doa a quem doer, alguma coisa precisa ser feita.
O Coritiba mais do que nunca precisa de uma reviravolta, de um giro de 180 graus.
A saída de Kleina, claro, é necessária, e até obrigatória, mas nos últimos anos foi necessária a saída, a demissão de vários outros técnicos e de muitos outros profissionais, mas apenas isso é pouco para que busquemos ter um Coritiba realmente "grande", realmente "Maior" como foi no passado. Quantos técnicos vieram prá cá nos últimos anos sem a concordância da Nação Coxa-Branca? E todos, praticamente não emplacaram. Isso mostra que a Nação Coxa-Branca tinha e está com a razão. E quantos técnicos serão necessários vir e ir para confirmarmos que o problema não está somente nisso.
Estou levantando uma bandeira de mudanças, para que mudanças contundentes ocorram. Modificações fortes e "Maiores" precisam ser feitas e já. Só que essas mudanças não podem residir apenas e tão somente na mudança de um Diretor de Futebol, na troca de um técnico por outro. No meu pensamento isso é muito pouco. Se queremos ou se quisermos ter ou ver um Coritiba realmente forte, realmente grande, realmente "Maior" dentro dos próximos 5, 8 ou "10" anos, as modificações contundentes precisam acontecer agora, já.
Da forma que o Coritiba, o Clube Coritiba Foot Ball Club está, não pode continuar. Temos que começar a mudar contundentemente o Coritiba agora, para quem sabe virmos a ter um Coritiba "Maior" em 2020 ou em 2025.
Chega, basta. "Cansei", "Cansamos". Eu e toda Nação Coxa-Branca estamos cansados de promessas e de propostas baratas.
Meu coração é "Coritibano"!!! É muito duro ver o Coritiba como está. É difícil ver e ter um Coritiba desgovernado, sem leme, sem rumo, sem destino e praticamente sem objetivo algum. Qual é o clube de futebol que imagina ser "MAIOR" sem conquistas? Qual é o Clube que consegue sobreviver assim?
Perder de 4 X 3 para a Chapecoense, "em casa", poderia ser até aceito, desde que se procurasse fazer algo em prol de tornar o Coritiba "Maior". Mas da forma que as coisas andam há anos não dá.Nada muda, nada se modifica, nada se apresenta de tal modo que os torcedores alviverdes possam vir a ter pelo menos esperança de um dia ter e ver um Coritiba "MAIOR", de sentir um Coritiba "MAIOR".
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)