Estrela Dourada
Emerson vai reforçar o Atlético-MG.
Willian foi reforçar o Grêmio (depois de mais um patético jogo de cena da nossa diretoria, negando tudo enquanto a imprensa gaúcha já anunciava a contratação - mas nós, torcedores alviverdes, merecemos, pois somos otários.)
Everton Ribeiro foi reforçar o Cruzeiro (depois de Vilson Ribeiro de Andrade também negar a ida, a ponto de dizer que os mineiros teriam "uma surpresa"; talvez ele estivesse se reunindo ao valor de ER quintuplicar depois de ele chegar a Minas....).
Rafinha também se foi.
Vitor Junior, famoso no Rio por incomodar mais os vizinhos e a polícia do que os adversários (como você pode conferir aqui) já chegou.
Welliton, afastado do time do Grêmio por estar bem acima do peso, fora de forma, está chegando.
E assim segue o nosso Coritiba, em sua rotina de mediocridade. Praticamente sem time para colocar em campo, tendo que escalar somente agora os garotos vindos da base, depois de ter o fraquíssimo regional para fazê-lo, e não ter aproveitado essa oportunidade, começa a liquidar o que sobrou do nosso elenco.
Reforçando adversários diretos, com a desculpa esfarrapada de que é preciso sanear as contas, quando um desses adversários, por exemplo, dono da terceira maior dívida do Brasil, acabou de ganhar a Libertadores da América (cuja simples disputa é nosso sonho de consumo) e vem buscar nossos jogadores, para disputar o título do Mundial de Clubes, no Marrocos (para calar a boca dos imbecis que certamente sairão em defesa dessa transação, dizendo, como já disseram dos outros que saíram, que Emerson não era mais o mesmo, que tinha caído de produção, e bobagens afins).
Mas, com o eu disse acima, nós merecemos tudo isso. Merecemos, por permitirmos aberrações como esse papo de "Revolução", ditado por debilóides que se comunicam através de grunhidos e palavrões, de Joãos Bobos que, estupidamente, acham que devem dizer amém a tudo que vem do Coritiba, ou daqueles que se vendem em trocas de benesses do clube, sejam elas relativas a ter o direito de frequentar os bastidores, a recuperar privilégios perdidos, ou até a ter o nome incluído em uma hipotética lista de candidatos ao conselho apoiados pelo clube.
Merecemos, porque parece não termos aprendido nada com o que aconteceu em 2005, quando também estávamos "nas cabeças" no início do campeonato, e quando também usamos a mesma desculpa para vendermos nossos melhores jogadores, sendo castigados com o rebaixamento ao final do ano.
Pois agora, em 2013, na época mais crítica do time no campeonato, quando comemoramos como um título, em pleno Couto Pereira, um gol marcado de canela, em impedimento, aos 50 minutos do segundo tempo, contra uma equipe do Z4 que jogava com 10, eis que o Coritiba desanda a vender seus bons jogadores. Ou será que Grêmio e Galo vieram atrás de perebas, por que são burros? Não! Burros somos nós, que nos permitimos sonhar com a liderança do campeonato, com a possibilidade de disputar uma vaga da Libertadores, enquanto os nossos dirigentes liquidavam o nosso elenco e contratavam desempregados, baderneiros e gordos para o nosso time.
Burros são todos aqueles que apoiam essa besteira de Revolução, pregando um apoio incondicional, quando a verdadeira Revolução seria protestar contra os seguidos desmanches do time (imaginem Alex e Deivid ao lado de Rafinha, Everton Ribeiro, Leo Gago, Donizete, Emerson, Marcos Aurélio, etc...).
Pois esse slogan ridículo, essa história de 1985-2013, tem mais é cara de um epitáfio, uma provocação, uma crueldade que relaciona nossa maior conquista ao ano em que nos deram esperança de alguma coisa e, sadicamente, nos tiraram aqueles que poderiam transforma-la em realidade.
Não, não são palavras duras que fazem mal ao clube. O que mata o Coritiba é essa subserviência dos medíocres, daqueles que se contentam sempre com o "quase", daqueles que tem uma devoção religiosa e perniciosa, no sentido de acreditar que esse sofrimento nos será recompensado no "Reino dos Céus". Só se for isso mesmo, porque aqui, na vida real, no Campeonato Brasileiro, estão a enterrar, revolucionariamente, mais um bom início, que parece não ter passado de uma isca aos incautos que, como eu, ainda sonham em ver o Coritiba pelo menos AGIR como um clube grande.
Instagram: mpopini
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)