Estrela Dourada
Alto da Glória é mais do que o nome de um bairro. É um status. O status de um clube de futebol, o Coritiba.
A prefeitura de Curitiba diz que o projeto do Novo Couto é inviável no lugar onde foi planejado, e essa alegação não é completamente desprovida de fundamento. Pois bem.
Que o Coritiba e seu parceiro estudem, então, a construção do novo estádio em outro local. Dito isso, emendo que não desconsidero o apego da torcida ao Alto da Glória. Mas vejo nessa mudança algumas grandes vantagens.
Primeiro, não precisaríamos demolir o Couto Pereira e, portanto, afastaríamos não somente o fantasma de derrubar nossa casa sem ter outra construída, como também poderíamos continuar jogando em nosso estádio sem ter que pedir nada a ninguém.
Segundo, o projeto do novo estádio poderia ser viabilizado por completo, sem adequações que o descaracterizassem ou, como é o caso atual, o inviabilizassem.
Finalmente, teríamos nosso orgulho redobrado, jogando no Couto Pereira e acompanhando simultaneamente a construção do principal alicerce do nosso futuro, um estádio novo.
Reitero aqui o meu pedido anterior de que a direção do Coritiba torne público não apenas o projeto do estádio, como todas as limitações do mesmo, bem como as adequações pedidas pela prefeitura. A torcida, sabedora de todos os detalhes, seria um aliado poderosíssimo nessa luta pelo nosso futuro.
E, se apenas o local é o problema, que se construa o estádio em outro lugar. O que não dá é pra deixar passar esse cavalo encilhado na nossa frente sem nele montar. Copa do Mundo no Brasil e parceiro de credibilidade, disposto a investir pesado, demorarão uma eternidade pra acontecer novamente. O momento é agora. Ou nunca!
Alto da Glória será sempre onde o Coritiba estiver.
*Em tempo, 1: Escrevi esse texto em maio de 2009, e faço uso dele novamente para externar minha opinião sobre as últimas notícias que falam da possibilidade de o Coritiba vir a construir um novo estádio. Torço, de coração, para que essas notícias sejam não apenas verdadeiras, mas que sejam concretizadas muito em breve. Amo o Alto da Glória, lá vivi muitas de minhas maiores alegrias, porém, como eu também já escrevi aqui antes, ou damos esse passo gigantesco para frente, viabilizando a construção do nosso novo estádio, ou teremos nossas pernas encurtadas a ponto de nunca mais conseguirmos acompanhar os passos daqueles para quem as mobilizações dão resultado.
Em tempo, 2: a vitória de ontem sobre o Santos foi, nada mais, nada menos, do que espetacular! Literalmente, contra tudo e contra todos. Prova cabal de que quando quer, o time consegue. E isso, esse ímpeto em busca da vitória, essa ousadia do treinador, essa raça demonstrada, era tudo que nós pedíamos. Oxalá sigamos acreditando que, como diria Raul Seixas, temos uma porção de coisas grandes para conquistar e não podemos ficar aí parados...
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)