Estrela Dourada
Finalmente, o Coritiba conseguiu um resultado que reflete a diferença abismal, em termos de nível técnico, entre o elenco alviverde e os demais onze clubes do campeonato (uma vez que o Atlético preferiu esconder – ou seria se esconder ? – o seu time titular).
Do jogo de ontem, contra o Rio Branco, bato palmas para a atuação de Patric. Um golaço, algumas assistências e muita vontade. Aplaudo, também, a vibração dos jogadores nas comemorações dos gols, como no caso de Robinho. Isso mostra vontade, garra, desejo de ficar no time, fatores sem os quais nenhum time, muito menos um jogador, chegam a lugar algum.
Achei bastante interessante a capacidade de mudança do esquema tático, no meio de um jogo em que vínhamos MUITO mal (contra o Arapongas, três rodadas atrás), do treinador Marquinhos Santos. Daquela mudança, sobreveio o esquema em que o Coritiba se apresentou melhor, neste ano. Ter capacidade de criar alternativas táticas com a partida ainda em andamento e, assim, mudar o panorama de um jogo, é um bom sinal.
No entanto, ainda não vou me juntar aos eufóricos torcedores que hoje estão nas nuvens, a incensar nosso elenco como capaz de nos dar um título nacional. Temos um clássico pela frente, e já estamos incorrendo no erro número um da cartilha das desgraças, que é o menosprezo ao adversário. Muitos já se esqueceram daquela vez, no Brasileirão de 2005, em julho, quando perdemos um atle-tiba para o time reserva deles, o que nos custou o rebaixamento, no final do ano, por um pontinho... Ou mesmo de 2011, quando uma derrota para um Atlético já rebaixado nos custou uma ida a Libertadores...
Fico, nesse caso, com as palavras do volante William: temos que ter calma, pois um resultado muito positivo, mas temos uma semana importante antes de um clássico. Vamos trabalhar direitinho e enfrentar o Atlético-PR agora.
E que não se esqueçam, os que já nos têm como campeões, que a vantagem para o segundo colocado, o Londrina, é de um ponto (hoje), e que nosso último jogo será na casa deles. Sigamos, pois, pensando jogo a jogo.
É sempre bom comemorar uma goleada. Ainda mais por retumbantes 7x0. Mas que não menosprezemos o que teremos pela frente, muito menos achemos que tudo está perfeito. Conscientes de que ainda não fomos realmente testados, e que estamos trabalhando nas opções para o elenco, um pouco distantes ainda de uma formação que possa ser considerada absolutamente titular, poderemos ir muito longe neste ano.
Que a nossa carência não nos cegue.
Muita força e muita luta, Coritiba! 2013 começará, de verdade, no próximo final de semana!
Instagram: mpopini
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)