Estrela Dourada
...
Então, cá estamos nós, Coxas Brancas, a sentir o coração ferido, novamente. É como se tivéssemos uma faca cravada no peito, com a qual nos acostumamos, mas na qual vem alguém mexer, de tempos em tempos, para enterrá-la mais fundo ainda na nossa alma. E nos vemos, de novo, com o olhar perdido, com os rostos cobertos por lágrimas, humilhados e espezinhados, como se o nosso amor pelo Coritiba fosse uma maldição a nos acompanhar para toda a eternidade.
Mas talvez possamos fazer de mais essa desgraça algo bom. Talvez consigamos reordenar nossas prioridades, e passar a dedicar mais tempo para as nossas famílias, ao invés de desperdiçá-lo com jogadores e dirigentes aventureiros, todos já com suas vidas ganhas e sem nenhum compromisso com a honra; talvez possamos dar um fim mais nobre ao dinheiro que empregamos nas anuidades de sócios do clube, doando-o para quem irá transformá-lo em alimento, não em salários de vagabundos que não honram nossa camisa e que logo estarão vestindo outra, ou que mais descansam no departamento médico do que trabalham; talvez aprendamos em não mais confiar em pessoas que são vistas como redentoras, mas cujo despreparo e incompetência sempre predominam, no final.
E digo "talvez" porque sei o quanto é difícil arrancar do peito um amor. Olho para o escudo do Coritiba, me emociono, e já me pego tentando acreditar em um recomeço ou, para ser mais fiel ao estado das coisas, em mais uma ressurreição. Mas vou lutar com todas as minhas forças para reordenar minha vida e para, enfim, dar ao Coritiba a mesma importância que ele dá a mim, como seu torcedor: nenhuma.
---
Escrevi as palavras acima em 18 de novembro de 2013.
Não consegui fazer o que eu disse que tentaria. Continuei a pagar minhas anuidades de sócio, a comprar todas as camisas que o clube lançou, a usá-las quase todos os dias, a sentar na frente da televisão acreditando que algo poderia ser diferente.
Então, não me resta mais nada do que desistir de tentar desistir do Coritiba. Meu coração é verde e branco, minha alma é Coxa Branca. E isso me basta.
___
mpopini@yahoo.com.br
Instagram: mpopini
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)