Estrela Dourada
- “Alguém anunciou a compra de um jogador do Coritiba, mas não está vendido. Eles anunciaram em Belo Horizonte, mas acho que vão ter um pouco de dificuldades na continuidade”, disse Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba, na sexta feira.
...
- “Fico surpreso com essa declaração do Vilson. Conversei com ele, havíamos acertado tudo. Jamais iríamos negociar com um atleta sem passar pelo clube”, falou Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, no sábado.
...
E aí, qual dos dois presidentes está mentindo?
Acho que será bem fácil descobrir. Se Everton Ribeiro for mesmo embora pra Minas Gerais (que é o ,que eu acho que vai acontecer), e o Coritiba não divulgar oficialmente os valores da transação, será a confirmação de que o presidente Vilson quis apenas “jogar para a torcida”, pra não aumentar ainda mais a frustração dos presentes no coquetel, já decepcionados pelo anúncio dos “reforços” contratados até agora.
Por outro lado, se Everton Ribeiro ainda vier a vestir a camisa alviverde em 2013, depois de já ter sido anunciado por outro clube, o presidente Vilson Ribeiro terá dado não apenas uma demonstração de força, mas também uma prova de respeito ao seu torcedor, ao manter no time um dos destaques do elenco. Se isso acontecer, faço questão de voltar a esse espaço para aplaudir o nosso presidente.
Presepada
O Coritiba está se especializando em criar ilusões. Primeiro, gerou a expectativa de um anúncio da construção de um novo estádio, posto que o seu presidente havia dito com todas as letras que não passava de dez anos a vida útil do Couto Pereira, para anunciar, em um evento, apenas uma reforma (remendo ?) no nosso já cansado estádio. Depois, abriu 2013 com "chave de ouro", ao propagandear um coquetel para apresentação do elenco e criar muita expectativa sobre os reforços que seriam anunciados, para depois expor seu superintendente de futebol ao ridículo papel de ter que se desculpar por apenas apresentar dois nomes (um atacante reserva de um time rebaixado e um lateral direito que, aos 23 anos, já passou por nove clubes).
Pra que isso? Se já era sabido que havia negociações em andamento, que dificilmente seriam fechadas a tempo, antes do início da pré temporada, por que fazer um “evento” mais pra frustrar a torcida do que para deixa-la feliz? Não teria sido mais produtivo começar o ano trabalhando em silêncio, com muito afinco e humildade, sem discursos vazios sob a luz de holofotes, e deixar que o resultado do trabalho falasse por si só?
Talvez as finanças andem tão mal, que arrancar mais sessenta reais de duzentos incautos esperançosos faça alguma diferença. Talvez seja crueldade dos dirigentes, pra castigar os sócios que, mais uma vez, abandonaram o clube no final do ano (extra-oficialmente, fechamos o ano com 14000 sócios adimplentes). Talvez seja apenas a necessidade de um palco para discursar. Acho, enfim, que montar um evento para anunciar Patric e Julio César é querer curtir com a cara da torcida.
O único reforço de peso anunciado foi, sim, o preparador de goleiros Antônio Carlos Pracidelli, dono de um currículo de MUITO respeito. Parabéns ao Coritiba por essa contratação. Outra boa notícia da noite foi a não apresentação do medíocre volante Júnior Urso, muito embora as confirmações de Vanderlei, Chico, Robinho e Eltinho sinalizem que não nos falta grana, uma vez que podemos desperdiça-la com jogadores desse nível.
Resta-nos, pois, aguardar. Esperar que Everton Ribeiro não saia, ou não saia por menos dos 10 milhões de reais que diz querer o nosso presidente. Esperar o anúncio do novo (velho ?) patrocinador máster. Esperar pelo anúncio de reforços de peso (sem aquele papo furado de aguardar o Brasileirão para trazer reforços pontuais). Esperar pelo fim desse mise-en-scène patético e pelo anúncio de algo concreto, e de nível aceitável, que não sejam remendos no estádio ou jogadores de segunda divisão, para fazer companhia ao craque Alex, essa sim a melhor coisa que aconteceu no Coritiba em 2012, e pela qual a diretoria merece parabéns, desde que não espere que ele faça milagres sozinho.
Menos teatro, mais ação, Coritiba!
*Reedição do texto publicado em 06 de janeiro deste ano, depois de o Coritiba promover um evento para apresentar os reforcos Patric e Julio Cesar, e depois de o presidente negar a saída do principal (e mais promissor) jogador do elenco, Everton Ribeiro, de 23 anos, que não apenas foi para o Cruzeiro, onde já é destaque, como também já teve o seu passe valorizado 325 % em dois meses....
Eu acho, sim, que o time deve melhorar um pouco quando alguns jogadores conseguirem sair do buraco negro que é o nosso departamento médico, devolvendo a Marquinhos Santos a possibilidade de armar o time com um mínimo de qualidade. Mas temo que essa melhora não seja suficiente para nos fazer atravessar o Brasileirão sem sobressaltos.
Instagram: mpopini
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)