Estrela Dourada
Estamos em 9º lugar na tabela.
Ganhamos um jogo dos últimos sete que disputamos. Empatamos quatro, sendo dois deles dentro de casa, um deles contra o 16º colocado, que não marcava um gol havia quatro partidas e que só não nos venceu por conta de “erros” dos bandeiras. Ah, lembrando que no único jogo que ganhamos, o Paysandu terminou com 10 em campo, perdeu um pênalti e teve outro não marcado no final da partida, quando o placar ainda estava 1x0 pra nós...
Nossos três próximos jogos serão contra Goiás (fora), Ponte Preta (no Couto) e Fortaleza (fora).
O Goiás vem de seis vitórias e um empate nos últimos sete jogos. Ganhou as últimas quatro partidas que disputou.
A Ponte Preta, antes de ser derrotada pelo lanterna Boa Esporte, no sábado, quando jogou desfalcada, vinha de 3 vitórias consecutivas e tinha 70% de aproveitamento fora de casa. É rezar para que não esteja completa novamente, contra a gente.
Já o Fortaleza "só" é o líder do campeonato.
Pois bem. Ainda que não seja preciso escrever isso, é FATO que nosso time se encontra em queda no campeonato. Está despencando na tabela. A cada reforço/refugo que estreia, a cada semana cheia de treinamento, a cada jogador que volta de contusão, o desempenho do time cai ainda mais. A razão pra tudo isso me parece mais do que óbvia: o time da Coritiba do Futuro é MUITO RUIM!
Surpresa??? Nenhuma. Ou alguém esperava algo diferente, desde que essa piazada inexperiente e, pior do que isso, arrogante, se adonou do clube?? Quem os colocou lá não tem do que reclamar, pois eles realmente estão fazendo o que prometeram. Ao final do seu mandato, teremos o Couto pintado, várias partes reformadas, novos vestiários no CT, muitas dívidas pagas e poderemos, então, recomeçar de onde estivermos. Pena que, certamente, não será na primeira divisão. Pena que, certamente, teremos que reconquistar a torcida que perderemos ao longo de todo esse processo. Pena que, em campo, as humilhações continuarão, o sofrimento vai nos machucar ainda mais, e o nome do Coritiba continuará na lama, posto que hoje não temos o respeito de mais ninguém.
Aqui, paro e penso: mas será que, no fundo, o que essa diretoria está fazendo não é simplesmente se aproveitar da nossa passividade, da nossa condescendência com tudo, do nosso estado de espírito já desmotivado e quase indiferente, que vem sendo “moldado” assim já há muito tempo, para simplesmente colocar em prática suas ideias utópicas de “saneamento” do clube, sabendo que elas são incompatíveis com o acesso para a primeira divisão ainda neste ano, mas também sabendo que a torcida aceitará o que vier, pois já não tem mais orgulho próprio??
Será que não vem daí a soberba de se esconder de aparecer em público e apenas fazer uso de YouTube e de cartinhas aos sócios para se “comunicar”, exatamente por, na realidade, estar pouco se lixando para o que a torcida como um todo pensa???
Quem votou nessa chapa continua a defende-la, mais por teimosia, penso eu, do que por achar que o caminho que está sendo seguido é o correto. Não quero acreditar que há quem concorde que qualquer coisa compense a humilhação que estamos passando, nem a permanência na segunda divisão, em nome de um futuro incerto e de um projeto utópico que é quase o de transformar o Coritiba no único clube sem dívidas no futebol brasileiro. Lógico, é impossível saber onde estaríamos caso outra chapa tivesse sido eleita, mas aposto que, pelo menos, eu não teria que procurar no YouTube para ouvir as desculpas de um presidente que teima em se esconder do mundo.
Uma pena que o destino de um clube que já teve o tamanho que teve o Coritiba tenha sido decidido por 1070 pessoas. Agora, esse destino está traçado pelo projeto que foi definido na eleição, confirmado pela soberba dos que se esquivam de corrigir os rumos desse projeto e sacramentado pela nossa passividade em aceitar que já somos pequenos e que o Coritiba grande não existe mais.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)