Estrela Dourada
Aviso: dei folga para o “politicamente correto”. Aliás, nem sei lidar muito bem com ele, a quem classifico como hipocrisia disfarçada por um nome mais sutil. Se você é daqueles que fica ofendidinho por tomar as dores dos outros, pare por aqui e vá procurar um blog de culinária.
O Londrina será campeão paranaense e brasileiro, e Celsinho será o destaque da Seleção Brasileira em 2013.
Sim, pois se o Campeonato Paranaense serve de parâmetro pra dizer qual time presta, e qual jogador entende mesmo de bola, então nada mais lógico do que achar que o time que fez quatorze gols, e o jogador que marcou cinco, ambos em apenas três jogos, são os melhores do mundo.
E, por essa lógica retilínea, quando o time titular do Coritiba enfrentar Toledo, Rio Branco e Nacional, deverá fazer uns vinte gols e vencer as partidas com um pé nas costas.
Não?? Não é assim que a coisa funciona? Mas então por que porcarias como Junior Urso e Eltinho estão sendo incensadas à categoria de craques, por terem se apresentado bem contra “forças” como Operário, Paranavaí e Cianorte?
O fato é que o campeonato regional é tão fraco, mas tão fraco, que não deve servir de parâmetro para NADA. Se disputado pelos times grandes (Coritiba e Atlético) com a finalidade de dar ritmo de jogo aos atletas, e conferir algum entrosamento ao time, então será bem aproveitado. Mas, se for usado para dizer que determinado jogador é craque, porque se destacou frente a equipes medíocres, então é uma fábrica de ilusões, das quais os mais ingênuos só irão acordar quando seu time for goleado por uma Portuguesa da vida, por exemplo.
Descartar a necessidade de contratações por conta de um bom desempenho no Paranaense é cair em uma armadilha besta. Achar que jogadores fracos irão dar conta do recado quando estiverem frente aos times grandes do Brasileirão, é ser besta.
Os reservas que têm atuado nesses três jogos do regional mostraram, até agora, que não passam disso, reservas. Desde o volante (Chico) que, improvisado na zaga, consegue prevalecer sobre o ataque de times quase amadores, passando pelo esforçado, porém bizarro (como jogador de futebol) lateral esquerdo (Eltinho), e chegando ao volante (Urso) que até consegue desarmar esses ataques, mas que devolve a bola para eles depois, porque não sabe o que fazer com ela, existem jogadores que, de tão limitados, só deveriam ser escalados como titulares em último caso. E há os reservas “naturais” por assim dizer, casos de Patric, Luccas Claro, de Escudero, de Djair (pra mim, o jogador que mais mostrou trabalho, até agora), de Rui Diaz, de Arthur, e até de Robinho.
O Coritiba tem um bom time titular que, repito minha opinião, deve ser poupado o máximo nesse começo de ano. Quando Alex atuava na Turquia, disputava em média 47 partidas por ano, um pouco mais do que a metade de dos jogos que o Coxa deve disputar em 2013, caso avance em todas as competições. É óbvio, portanto, que guardá-lo para os 38 jogos do Brasileirão, aproveitando algumas partidas da Copa do Brasil e do regional para conferir-lhe boa forma física, e entrosamento, não apenas é sensato, como é imperativo.
Assim como seria oportuno buscar um goleiro e um lateral esquerdo, posições nas quais os titulares Vanderlei e Dênis ainda passam muita insegurança. No mais, é torcer pra Sérgio Manoel, Jackson, Emerson e Keirrison voltarem bem, e não se deixar enganar pelos resultados alcançados frente às equipes que disputam o campeonato regional, já que vencer esse torneio não é mera obrigação, é questão de ter vergonha na cara.
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)