Estrela Dourada
Eis que quando surge a possibilidade de “passar o Coritiba a limpo”, afastando dos seus bastidores o grupo que há anos perambula entre situação e oposição, mudando de lado a cada eleição, os discursos recentes de quem poderia fazer essa limpa já dão mostra de que tudo pode acabar em pizza.
A meu ver, é simplesmente surreal o fato de o vice-presidente do clube, André Macias, tentar se defender das “acusações” citando a ética. Pergunto, então: há demonstração maior de falta de ética do que você ocupar um cargo eletivo importante e, mesmo que em conversas “privadas”, fazer parte de um grupo que conspire para derrubar seus pares de diretoria, da forma mais vil e desrespeitosa possível ??
Confesso que quando tomei ciência dessa confusão toda, após a raiva inicial (pela confirmação do que antes era uma suposição – o fato de que o clube que amo e do qual sou sócio, mesmo sem poder ir aos jogos, “pertence” a um grupo que se vale dos mais sórdidos conchavos para permanecer no poder), me veio a esperança de que teríamos a chance de um recomeço verdadeiro, talvez com uma possível profissionalização dos departamentos essenciais do clube, antes entregues aos “amigos dos amigos”.
Porém, ao ler sobre os elogios do presidente ao vice-presidente (“um grande Coxa Branca”), ao ver passar algum tempo sem que mais ninguém tenha se afastado voluntariamente do clube, minhas esperanças de que algo significativo pudesse mudar começaram a se esvair.
Sim, por óbvio que todos devem expor suas versões do caso, para que se possa fazer um bom juízo disso tudo. Tenho comigo, também, que as pessoas que, lá atrás, optaram por renunciar, ao invés de expor toda essa resistência interna que enfrentavam, escolheram lavar as mãos e tocar suas vidas, ao invés de “comprar a briga” pelo clube. Não os vejo como vítimas desse processo todo, mas como participantes diretos dele, se não por ação, por omissão. O fato é que, em uma análise simplória, me parece que o clube ficaria bem melhor se nenhuma dessas pessoas, tanto os que hoje “surfam” enquanto arrancamos nossos cabelos por preocupação, quanto aquelas que escolheram se calar e fugir diante de tantas desavenças, tivesse passado pelo Coritiba.
Então, escolha o seu sabor de pizza e ligue para o Conselho Deliberativo do Coritiba... Ou não? Com a palavra, os membros do conselho que tenham o mínimo de vergonha na cara.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)