Estrela Dourada
Dois jogos com o time titular.
Acho prematuro, ainda, fazer uma avaliação do elenco do Coritiba para 2013. E o desempenho do time nesses dois jogos, contra o Jotinha e contra o Paraná Clube, ficou, a meu ver, ainda mais comprometido por conta de estarmos jogando com a defesa toda reserva.
Patric deve vir a ser o terceiro reserva do time, depois que Vitor Ferraz e Jackson voltarem; Luccas Claro, que deu muita sorte de não ter quebrado a perna de dois jogadores do Jotinha, em dois carrinhos criminosos que cometeu naquele jogo, precisa refinar seu trato com a bola, para deixar de ser um “zagueiro grosso”; Chico está improvisado não apenas como zagueiro, mas também como jogador de futebol. Já a lateral esquerda, essa não tem jeito mesmo. Eltinho é uma porcaria, Dênis ainda tem que comer muito feijão para poder agüentar um atacante experto pela frente, tipo os Wellington Nem da vida, e Escudero, que pra mim foi o que se saiu melhor até agora por ali, tem que escolher se apóia ou se marca, porque não é capaz de fazer as duas coisas com a mesma eficiência.
Por conta da fragilidade da nossa defesa, os volantes, principalmente Gil, que apóia bem, têm que ficar mais para cobrir a zaga. Se já não podíamos contar com os laterais apoiando, porque eles são muito ruins, perdemos também o apoio dos volantes. Assim, ficamos na dependência da genialidade de Alex, que ainda não nos pode dá-la, por conta da falta de ritmo de jogo. Sem meio de campo, a bola não chega a Deivid. Simples assim.
Ainda no meio, continuo achando Robinho uma piada como titular. Espero que o Vasco continue a nos ajudar, e leve também mais esse “jogador” embora, assim como fez com o Jonas. E pode ser de graça mesmo, assim como também foi com o Jonas... Pra fazer companhia ao Alex, ali pelo meio, ainda que eu pense que estão esperando mais do que o cara pode oferecer, acho que o Bottineli vai entrar fácil no lugar de Robinho. E também penso que Lincoln pode vir a ser útil por ali, entrando vez ou outra.
Já na frente, Deivid não pode sair do time. Mesmo errando passes e saindo demais da área, é um jogador que faz gols decisivos, como os que nos salvaram do rebaixamento em 2012 (sim, pra quem já esqueceu, só escapamos do rebaixamento na penúltima rodada...). Pra fazer companhia a ele, Rafinha, quando estiver motivado, é a opção natural. O problema aí é que nem sempre Rafinha está com muita vontade... Arthur tem entrado bem, mas não sei se não é um erro colocá-lo para jogar, visto que ele só tem contrato até o final do paranaense. Aí continua indo bem, e vai embora antes do tempo, pra um Palmeiras da vida, depois de terem nos usado, os tais empresários, mais uma vez, como vitrine. De Julio Cesar eu também tenho gostado, e acho que será uma boa opção para quando Deivid não puder jogar.
Resumindo: para fazer uma avaliação definitiva, acho que temos que aguardar a volta da nossa defesa titular, formada por Vítor Ferraz, Leandro Almeida e Emerson. Acho também que, obrigatoriamente, temos que tentar contratar um lateral esquerdo que seja pelo menos razoável. Sem essas duas etapas, não dá pra avaliar muita coisa. Talvez até estejamos “bem” do meio pra frente, sendo que o “bem” aí não significa “em condições de jogar de igual pra igual com os grandes”, mas representa a esperança de não repetir o vexame do Brasileirão do ano passado.
Lembrando sempre que, este ano, temos um craque de verdade no time. Craque esse que, se for bem trabalhado e se não se arrebentar jogando esse regional medíocre, em que os times mais parecem “catadões” de jogadores, pode nos dar um pouco mais do que o tradicional “brigar pra não cair”. O que, para a nossa realidade recente, já seria um passo à frente.
Instagram: mpopini
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)