Estrela Dourada
É, a culpa não é do Ximenes.... É do Vilson, que mantém esse cara lá. É dos Revolucionários, dos "coritibanistas" (mama mia, que ridículo!) que se venderam sabe-se lá em troca do que. É de quem escreve defendendo esse cara, que dispensou todo mundo da base, contratou um monte de PEREBAS, e depois foi pedir pros guris voltarem, para jogá-los na fogueira.
O Ximenes não é o maior culpado. Se, a despeito de toda sua incompetência nas contratações, a despeito das mentiras que foram contadas sobre terem sido observados, por meses, "jogadores" como Iberbia e Diogo, ainda assim ele é mantido no cargo, ele não é o maior culpado.
Ano passado, quando o time estava à deriva no campeonato, Felipe Ximenes teve que se afastar do clube por conta de um problema de saúde. Felizmente, se recuperou e ficou bem. Infelizmente, voltou ao Coritiba, mesmo que, durante sua ausência, ninguém tenha sentido a sua falta, e o time tenha subido muito de produção. Naquela oportunidade, ele deveria ter aproveitado e saído do clube, já que tinha tantos outros grandes clubes interessados em seu trabalho...
Mas Ximenes ficou. E ajudou a escolher os jogadores que iriam tentar nos dar um bom 2013. Fez papel de bobo, assim como todos os que pagaram por um convite, ao apresentar, em um jantar cercado de pompa, nossos grandes reforços: Julio Cesar e Patric.
Felipe Ximenes não costuma aparecer muito. Nem nos bons (e poucos), nem nos muitos maus momentos. Mas encontra tempo pra convocar torcedores para, com muita experiência, trazê-los para o seu lado, e fazê-los de bestas, de vaquinhas de presépio e, o que é pior, de veículos para suas dissimulações, de "multiplicadores" de estórias, de pintores de cenários de fantasia.
Ximenes é uma enganação, bancada por Vilson Ribeiro de Andrade. Este, o presidente que não correu da raia, que ficou para tentar reparar o erro que havia ajudado a cometer, mas que, infelizmente, tem agido com uma soberba absurda, ao não reconhecer que algo deve ser mudado, antes que seja tarde demais.
Quanto à Marquinhos Santos, obrigado a trabalhar com os jogadores que Ximenes lhe deu, sem ter os jogadores que lhe foram tirados (Everton Ribeiro e Rafinha, por exemplo), estou com o que disse o Alex: é o menos culpado. Ainda assim, deveria calar a boca e trabalhar ainda mais, ao invés de reclamar da torcida que, cansada do show de horrores em campo, e das seguidas humilhações, tem todo direito de protestar. Ao voltar-se contra a torcida em geral, e ao defender a organizada que se vendeu em troca da volta das suas benesses, talvez Marquinhos Santos ganhe um elogie do seu chefe, mas abrevie a sua curta carreira em que, se já nos livrou de um rebaixamento, pode ser um dos causadores de outro.
Que o Coxa esqueça de Sul Americana, e foque em não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Se não temos elenco nem pra disputar um campeonato com o mínimo de dignidade, o que dizer de tentar disputar dois, então?
E que nós, torcedores não mais deixemos nos enganar por discursos bonitos, por promessas mentirosas, e por quem acha que somos bestas. Pra variar, o Coritiba agora depende de nós. Protestemos, pois, contra esses caras que se adonaram do clube e que vivem, sim, em um País das Maravilhas, com seus seguidores interessados apenas em fazer parte do dia a dia do clube, embevecidos por reuniões "Laranja Mecânica". Mas não deixemos de apoiar o time, ou, melhor dizendo, a nossa Camisa. Esqueçamos-nos de quem a veste, e torçamos apenas por ela. E se esse time medíocre que tem a honra de vesti-la conseguir ter um mínimo de hombridade e, por um milagre, conseguir nos livrar de um novo rebaixamento, que não deixemos mais que nos contem estórias da Carochinha. Nem os dirigentes, nem os seus bichinhos amestrados.
Apenas para encerrar: muito obrigado mais uma vez, Alex. Não fosse por você, nem esperanças nós poderíamos ter, ainda.
E ainda em tempo: aos histéricos que queriam tanto saber onde eu estava depois da nossa "fantástica" vitória sobre o São Paulo, a resposta está no Instagram (mpopini). E ao primeiro mentiroso que vier aqui dizer que eu só escrevo depois das derrotas, farei questão de mandar as mais de mil páginas que já escrevi neste espaço, seja elogiando, seja cobrando, seja alertando para o que estava por vir. Pois de oportunista ninguém pode me chamar. Oportunistas, sim, são aqueles que só agora protestam, mesmo vendo tudo de errado que estava acontecendo. Ao menos, um consolo: antes tarde, do que nunca.
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)