Estrela Dourada
Sim, Alex errou MUITO feio, ao falar as verdades que deviam ser ditas, porém na hora errada. Todos os que não acreditam em Papai Noel sabiam que haveria retaliação por parte de quem manda no futebol brasileiro, e os erros de arbitragem contra o Coritiba, a despeito da ajuda contra a Lusa, estão aí.
Mas isso não pode esconder a ruindade e a fragilidade do nosso "elenco", que só os tais Revolucionários (quem apoia fracos é tão ou mais fraco do que estes) insistiam em não ver. Não é, pois, pelas coisas que o Alex falou, que estamos despencando na tabela.
Fato é que fizemos uma boa gordura, enquanto os grandes times estavam se preparando pra arrancar no campeonato. Precisamos de 8 vitórias em 22 jogos, pra cumprir a nossa meta eterna, que é permanecer na primeira divisão.
Caso o departamento médico recordista (quem sabe não vale mais uma camisa estilo Guinness?) de jogadores lesionados, entre os clubes da primeira divisão, consiga ser eficiente, caso os jogadores se deem conta da suas limitações, caso se decida, finalmente, parar com essa bobagem de apoio incondicional, que só serve para passar um atestado de salvo conduto à mediocridade, talvez consigamos essas oito vitórias, e possamos nos dedicar à conquista da única coisa da qual somos capazes, que é o campeonato paranaense.
Não adiante esbravejar contra quem aponta nossas mazelas, como fez o comentarista do Premiere ontem, ao final do jogo contra o Criciúma. Deve-se esbravejar, sim, contra quem trabalha assiduamente para esconder nossas deficiências, discursando sobre título e vaga à Libertadores, incensando um "goleiro" que faz uma defesa boa e falha logo na sequência (e que, não bastassem os frangos, agora deu pra fazer gol contra), alçando jogadores peladeiros, que só fazem correr como baratas tontas, a "melhores do campeonato", apostando no eterno retorno de jogadores contundidos que, quando voltam, nada mudam. São esses, sim, na verdade, que fazem mal, MUITO MAL, ao Coritiba.
Deve-se esbravejar contra a diretoria que se desfaz de seu elenco, reforçando times adversários que, esses sim, irão disputar o título. E agora, pra piorar, surge a notícia de que o treinador Marquinhos Santos pensa em jogar nas mãos dos juniores a responsabilidade pela nossa recuperação. Que diretoria é essa que, além de contratar e manter um monte de bondes, sai emprestando os garotos da base para depois, quando a coisa aperta, recorrer a eles??
Apontemos, pois, nossos protestos a quem os merece. Pois muito mais mal fazem ao Coxa aqueles que fecham os olhos para os nossos grandes defeitos, em nome sabe-se lá do que. Que se cobre enquanto é tempo. Que se pare com os discursos mentirosos de título e Libertadores. Que nossos jogadores, enquanto descansam no departamento médico, foquem em sua recuperação, e não em dar entrevistas polêmicas, que só mais males nos trarão.
Tudo bem que já deveríamos estar acostumados com essa situação, posto que, entra ano sai ano, seguimos na nossa rotina de desmontar os elencos e recomeçar tudo do zero, para almejarmos nada mais que seja não cair, NOVAMENTE, para a segunda divisão. Mas que se pare de crucificar os que não se conformam com essa situação humilhante, com essa nossa rotina medíocre, e que se voltem todas as baterias para uma cobrança efetiva de quem merece ser cobrado. Sejam aqueles que insistem em fechar os olhos, sejam aqueles que têm os olhos mais abertos do que todos e que, logo logo, estarão bem longe do Coritiba, deixando para nós, como herança maldita, todas as tristezas, resumo da nossa história recente.
Instagram: mpopini
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)