Estrela Dourada
O Coxa ganhou 24 partidas seguidas em 2011 porque jogava pra frente, sem ficar "respeitando" e estudando o adversário.
O Coxa foi Campeão Paranaense invicto este ano porque, antes de pensar em se defender, atacava.
O Coxa só perdeu a Copa do Brasil 2011 porque o técnico entrou com três volantes e mudou o esquema de jogo na última partida do campeonato, respeitando em excesso um adversário risível.
O Coxa teve o domínio dos jogos contra Corinthians e Cruzeiro, fora de casa, neste Brasileirão, quando foi pra cima, correr atrás do placar que lhe era desfavorável.
O Coxa venceu com facilidade o Ceará porque não teve medo de atacar com força ainda no primeiro tempo.
O Coxa só deslanchou a fazer gols no Figueirense depois de colocar em campo os artilheiros do time nessa temporada (Bill e Anderson Aquino).
O Coxa, a despeito de estar na 11ª posição na tabela do campeonato, estaria no G4 da Libertadores se o critério fosse apenas o número de gols pró.
O Coritiba tem um bom elenco, pra mim o melhor desde 1989. E esse elenco tem vocação ofensiva. Quando é colocado pra esperar, pra marcar, se complica. Quando joga solto, no ataque, massacra, como fez contra o Palmeiras.
Ponha o time pra jogar pra frente, Marcelo Oliveira. Pois, quando se dizia que o futebol do Coritiba estava a encantar o Brasil, quando nosso time era destaque nacional e internacional, era assim que estavamos a jogar.
Lógico que o nível dos times do Brasileirão é alto. Mas o do nosso Coritiba também é. E temos que ser os primeiros a acreditar na nossa força.
Quem respeita demais os adversários perde o respeito por si mesmo.
2011 começou com o prenúncio de ser o melhor ano dos últimos passados pelo Coritiba. E tem tudo pra realmente terminar sendo, se não faltar ao nosso "comandante" a coragem que só os vitoriosos têm.
O que tem que ditar o comportamento alviverde neste campeonato é a frase de Mark Twain (também atribuída a Jean Cocteau, um poeta francês): não sabendo que era impossível, foi lá e fez!
xxx
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)