Estrela Dourada
Ano após ano, o Coritiba claudica no Brasileirão, deixando a nós, torcedores, a opção de fazer da fuga do rebaixamento o máximo a que podemos almejar.
Ainda assim e mesmo que isso esteja a nos transformar em um clube medíocre, cuja torcida se contenta com muito pouco, não sei de histórias de que algum torcedor tenha desistido do Coritiba.
Ser Coxa Branca transcende a lógica, e não é a razão a via para se explicar essa devoção, mas sim a emoção. A idolatria por uma camisa única, o respeito por uma história de glórias, o amor por um estádio, o orgulho por uma estrela dourada no peito, a esperança infinita de que o amanhã nos trará mais alegrias do que tristezas, tudo isso faz do ato de torcer para o Coritiba uma benção.
Porém, se há uma coisa que desanima, que nos faz realmente questionar o porquê de dedicarmos tanto de nossas vidas ao futebol, é quando entra em cena o famigerado STJD. Depois do que aconteceu em 1989, que quase nos custou a nossa “vida” como clube de futebol, e cuja injustiça deixou sequelas permanentes e que nos custam caro até hoje, eis que o famigerado “tribunal”, na surdina, impõe ao Coritiba outra pena absurda, por conta da briga de alguns torcedores do Sport dentro do Couto Pereira. Ora, comparado ao que acontece em quase todos os estádios do Brasil, comparado ao que acontece nos jogos dos clubes cujas organizadas brigam entre si, comparado às punições impostas a jogadores que agridem árbitros, que sempre acabam em um efeito suspensivo e viram estórias, a pena imposta ao Coritiba não pode ser vista de outra forma que não seja ter sido arranjada para beneficiar clubes grandes que correm o risco de rebaixamento.
O Coritiba pode recorrer da decisão. Mas alguém se lembra do que aconteceu em 2009, quando fomos obrigados a jogar contra o Santos em Cascavel, por conta de uma pena semelhante, e quando nosso recurso (que nos absolveu) foi julgado apenas após a partida (em que fomos derrotados)??
Mania de perseguição à parte, não vejo nessa punição outra coisa que não seja uma forma de tentar nos prejudicar, para beneficiar outros clubes. E justo agora em que vivemos um bom momento no campeonato, em que vimos de uma vitória em um Atletiba, com mais de 35 mil pessoas no Alto da Glória. Imagino que o STJD esteja apenas pavimentando o caminho para nos aplicar outras punições ainda maiores, para nos tirar do caminho de Vasco e Fluminense.
Porém, por mais paradoxal que seja, posto que esse tipo de coisa testa ao limite nossa inteligência, por dedicarmos tanto tempo e tanta força a um esporte em que o extra campo prepondera sobre qualquer esforço que um time faça dentro dele, não nos resta outra coisa, pois, que não seja tentar usar essa “sacanagem” como combustível para redobrarmos a garra e a disposição de, com o perdão do lugar comum, vencermos a tudo e a todos, mais uma vez.
____
mpopini@yahoo.com.br
Instagram: mpopini
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)