Eterno Campeão
O que ocorreu na tarde de ontem com o Coritiba não é exclusividade de nosso amado time. Atuações que surpreendem negativamente as torcidas de todas as equipes, independentemente de divisão e qualificação dos elencos, são corriqueiras e ocorrem em parte devido às expectativas superestimadas dos torcedores em relação ao que seus times do coração podem entregar. Algo inerente à paixão envolvida no futebol.
Parece ainda, que tais contratempos ocorrem mais frequentemente com o Verdão, em virtude de todas as atenções e aspirações dos torcedores estarem voltadas para o Coxa.
Se o acesso, deve estar assegurado daqui a algumas rodadas, o título encontra-se ameaçado. Inegável que o acesso é o objetivo primordial do clube, mas o título tem muita importância, nos aspectos financeiro e moral. Embora a relevância da questão financeira esteja escancarada pelas dificuldades que o clube tem enfrentado nos últimos anos, um eventual título representaria muito para a autoestima do torcedor e para a imagem do Coritiba, sobretudo, sendo conquistada numa disputa contra uma equipe tradicional do Rio de Janeiro.
Qualquer conquista faz muito bem ao torcedor e à história de um clube. Mesmo que exista um desejo de que o clube volte a conquistar um título de importância similar ao de 1985, não se deveria desmerecer a série B, pois é uma competição nacional e muito mais difícil que os torneios estaduais, cujas conquistas muitas vezes foram celebradas com muito orgulho, como deve ser.
Só desdenha destes títulos quem os perdeu ou está num nível que permita a constante disputa por algo de muito maior expressão, o que convenhamos, hoje em dia, é privilégio de poucas agremiações. Mesmo assim, testemunhos de torcidas de clubes detentores de inúmeros títulos nacionais e internacionais, comemorando efusivamente o título da série B, não são raros.
O acesso à divisão maior do futebol nacional, por si só, será um grande feito considerando-se as condições recentes do clube, e mesmo sem título, todos os envolvidos deverão ser exaltados. No entanto, mesmo que esteja correto o discurso de humildade e pés no chão, o Coritiba jamais perderá o acesso se jogar com ambição e imposição, mirando o título. Já a conquista do primeiro lugar, perfeitamente possível, poderá ser perdida caso os atletas não tenham a dimensão de sua importância e continuem a alternar partidas satisfatórias com atuações apáticas e acomodadas como se verificou diante o Náutico, sem demonstrar ímpeto, confiança e determinação inerentes a um grande campeão.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)