Fala, Dr. X!
Quarta-feira assisti a vitória do Internacional contra o Chivas e, como a maioria de nós, senti inveja daquele momento. O Coritiba se apequenou de uma forma tão grande que ganhar uma Copa do Brasil geraria um frisson indescritível em nossa torcida.
Hoje o Rio Grande do Sul acumula cinco copas do Brasil, cinco campeonatos brasileiros, quatro Libertadores da América e dois campeonatos mundiais, com grande potencial para conseguir o terceiro.
Mas por que estamos nessa nhaca? Quais os pontos que podemos mudar para conseguir mais títulos? Podemos sair desta situação?
No meu ponto de vista o Coritiba está assim por auto-fagismo, por não lutar com todas as suas forças e todas as suas vertentes juntas para o bem do clube. Sempre vejo uma corrente inversa torcendo para o insucesso Alviverde só para ter o prazer de dizer "viram como eu estava certo?".
Este é o primeiro ponto, mas não é o único. O segundo ponto é mais complicado pois exige a ajuda da grande massa. Somos um clube grande. E um clube grande, tem grandes despesas. O Coritiba tem um dos maiores estádios do país, um CT melhor que a maioria dos CT´s brasileiros e uma torcida exigente. O Coritiba precisa da ajuda de sua torcida. Não ontem, não hoje. SEMPRE. O Coritiba vive tanto na vitória quanto na derrota. Tanto nos GG´s quando nos Cirinos.
A ÚNICA forma de conseguirmos bons resultados no campo HOJE é tendo um movimento pró-associativo em massa. Sem isso o Coritiba continuará no limbo do campeonato brasileiro ou visitando com frequência a divisão de acesso.
Vamos usar mais uma vez o exemplo do Internacional? Hoje eles tem mais de cem mil associados, podem ter em seu elenco bons jogadores e pagá-los sem problemas. Isso é MOTIVAÇÃO! Jogador gosta de dinheiro assim como qualquer um de nós, logo, não adianta falarmos sem parar de amor à camisa se o papá das crianças não está na mesa.
Times como o Racing que pregam o amor e a loucura incondicional começaram a fazer campanhas a favor da associação para poder fazer boas campanhas como visto nos vídeos abaixo.
Torcedor, colabore com o futuro do Coritiba e associe-se. Como vocês sabem, não sou a favor de valores abusivos nos ingressos mas também não sou a favor de torcedor que só reclama e não faz nada pelo clube.
Parafraseando o meu grande amigo Percy: União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)