Fala, Dr. X!
O Dia Mundial do Rock surgiu no ano de 1985. Mais precisamente no dia 13 de julho de 1985, um festival de música realizado simultaneamente na Inglaterra (no estádio de Wembley, em Londres) e nos Estados Unidos (no estádio JFK, na Filadélfia) fez o mundo parar. Bob Geldof, organizador do festival Live Aid e líder do Boomtown Rats, era arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia e o resultado foi dezesseis horas de música e nada menos que cem milhões de dólares direcionados para a África.
O Live Aid, na verdade, foi uma idéia que foi amadurecendo desde outubro de 84, quando um documentário exibido pela TV BBC sensibilizou o Reino Unido a respeito da situação na África. Bob Geldof juntou quarenta dos artistas mais conhecidos da Inglaterra e da Irlanda, batizou como Band Aid, e, no dia 24 de novembro de 1984, gravou a música "Do They Know It's Christmas? / Feed The World". Com as vendas desse single, Geldof achava que poderia arrecadar algo próximo de 110 mil dólares. Ao invés disso, a música da Band Aid vendeu mais de três milhões de cópias só no Reino Unido e, com isso, rendeu uma quantia assombrosa para caridade. Logo depois, foi a vez dos Estados Unidos fazerem a mesma coisa, com a música "We Are The World", gravada por um elenco estelar chamado USA For Africa, que também juntou uma boa soma para assistência aos necessitados. Assim, Inglaterra e Estados Unidos se juntaram na realização do festival Live Aid. Por isso é que, desde 1985, o Dia Mundial do Rock é comemorado em todo dia 13 de julho.
Vida Longa ao Rock´n Roll
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)