Fala, Dr. X!
Vejam o que acontece quando algum Coxa-Branca vai pedir ajudas em comunidades do orkut por exemplo:
Amigos, estamos sozinhos. Apenas nós contra a "mão da justiça", também conhecida como Rede Globo. Por algum motivo que não entendo, nos 8 dias que seguiram o jogo contra o Florminense, ficamos na capa no Globo.com (não na página de esportes), coisa que não acontece nem com o Flamerda. E porque tudo isso? Toda novela precisa de um vilão e porque não transformar o Campeonato Brasileiro em uma "novela de macho"?
De tudo que pareceu premeditado, a vinda do programa Profissão Repórter em busca de um herói (Fluminense), a fuga do presidente Jair Cirino do Couto Pereira participando apenas da preleção e a aparente entrega dos jogadores coritibanos em campo. Nada poderia ser melhor pra "fazedora de novelas", do que uma atitude desesperada dos torcedores que invadiram o campo pois viram que o time jogou completamente sem vontade e sem alma como gado indo pro abatedouro.
Na comemoração do título do "hexa"(?) campeonato da nação rubro-negra mulamba desdentada, morreram três pessoas no Rio de Janeiro. Mas as notícias não passaram de notas que duraram um ou dois dias. O vilão não era o rubro-negro mulambo desdentado carioca mas sim o exército do Inferno Verde do Sul capitaneado pelo próprio Diabo. Algumas matérias no Profissão Repórter e Fantástico e o Coritiba tinha a torcida mais violenta do Brasil, ganhando da Gaviões da Fiel, Mancha Verde, Raça e a Força Jovem. Aliás, lembram do jogo onde jogadores do Coritiba foram espancados por torcedores do Vasco? Invadiram o ônibus da delegação no estacionamento de São Januário. Qual foi a punição dada ao clube?
O maior problema da campanha de satanização coritibana é que o povo em geral, como os débeis que responderam ao apelo do coritibano acima, é que ele funciona de forma silenciosa. Você não está vendo a Globo bradar aos quatro cantos "Ei, vejam o pecador Coritiba, eles estão errados" mas sim bombardeando o público com imagens e fatos sem mostrar suas raízes. Quando vi a chamada do Jornal Nacional dizendo "O Coritiba recebe a maior pena já recebida por um clube de futebol no Brasil" (sendo que a maior foi em 89 mas isso é assunto pra outro post), vi uma emissora mostrando torcedores entrando no campo e lutando contra policiais. Me ocorreu que o mesmo tivesse acontecido contra o Flamerda e imaginei uma chamada diferente. Acredito que a imagem seria de torcedores chorando, pois mocinhos quando erram apenas sofrem mas se redimem com este choro, vilões precisam ser execrados. Afinal de contas, durante todo o ano de 2009, as câmeras da poderosa, desviaram o foco quando torcedores dos ditos "grandes", invadiam o campo. Foi assim com os Gambás e foi assim com os Mulambos.
O Coritiba assim como outros clubes, cito aqui Sport, Vitória, América-RN, Grêmio, Internacional, Goiás entre outros, se tornaram uma ameaça a hegemonia do eixo Rio-SP no quesito torcida. Tenho lido inúmeros textos com conteúdos muito bons que mostram que as torcidas poderiam ser muito maiores e mais fortes se o incentivo da caixinha preta na escolha do clube do coração não fosse tão forte. O natural do ser humano é manter-se em inércia e quando percebe que foi enganado começa a lutar pelos seus direitos. Esses centros de resistência como Curitiba são uma ameaça aos interesses da Globo de manter o Brasil como uma nação de analfabetos.
É óbvio que nem tudo é teoria da conspiração. O Coritiba, na imagem de seus dirigentes, tem MUITA culpa da queda. Mas o processo de satanização com certeza foi motivada por faixas excelentes de torcedores que se mexem como a "Filhos da mídia" e "Globo e Flu, vão tomar no...". Ou ainda por cânticos de "Hei, Globo, Vai tomar no..." entoados antes do início da partida, obrigando os repórteres a desligar o audio da arquibancada, deixando apenas o audio da torcida do Flor. Não devemos mudar o foco, precisamos dar porrada nesses caras e lutar pelos nossos direitos, este ano provavelmente veremos jogos do Coritiba na série B, porque não mostram na série A?
Torcedores, não parem de lutar pelo Coritiba. Lutar por ele é lutar pela qualidade de vida no Brasil, é lutar por uma mudança na forma de pensar dos brasileiros. Brasileiros esses, que hoje se comportam como aqueles que mostrei na imagem do Orkut. Ao invés de estudarem o processo apenas fazem como a novela ensinou.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)