Fala, Dr. X!
Fazia tempo que eu não falava nada do meio estádio da Copa né? Está na hora de dar uma revirada nessa cumbuca. O Dalmo me mandou o texto do Ciro para publicação. Está aberto o debate:
Muito se fala sobre o menosprezo, ou falta de vontade de determinados setores da nossa mídia impressa, escrita e televisiva no que diz respeito às coisas relativas à instituição Coritiba Foot Ball Club, em favorecimento sempre a outro clube da cidade.
Como qualquer pessoa de bom senso, me pergunto o que levaria algumas pessoas a não quererem enxergar o óbvio?
Ora, um clube que, além de ser o mais antigo e mais tradicional do estado, não apenas pelos anos de existência, gloriosa diga-se de passagem, mas por tudo o que representa... Um clube que é mais vezes campeão estadual, primeiro do estado a conquistar o título de Campeão Brasileiro, Fita-azul, conhecido internacionalmente pelas excursões vitoriosas que já realizou mundo afora, jogando contra clubes e seleções de PRIMEIRA LINHA do futebol mundial não poderia jamais receber esse tipo de tratamento.
A resposta para esses questionamentos é muito simples, qualquer criança já sabe mas não custa nada refletirmos sobre o tema. Dias atrás num programa de entrevistas do R.J reprisado por um canal de TV, havia algumas pessoas debatendo sobre Marketing e a cada participação dos convidados, mais eu percebia a semelhança nas coisas que por aqui acontecem.
Um dos debatedores, consultor em Marketing, explicou tecnicamente o que, trocado em miúdos faz-nos entender o seguinte: O papel do Marketing nada mais é do que fazer com que um produto desconhecido, muitas vezes bem inferior a seus concorrentes entre no mercado e, às custas de muito investimento na área, permaneça em evidência, enquanto recursos hajam para isso, já que o custo do segundo de um comercial, principalmente na Televisão é uma verdadeira “Fábula”.
Para bom entendedor, meia palavra basta, ou seja, não é nada difícil de se vender ou se comprar "Gato por Lebre". Por esse motivo fico impressionado às vezes com os comentários que algumas pessoas postam nas colunas do Coxanautas ou em outros veículos de comunicação quando alguém tenta alertar sobre alguma armação contra nosso Clube.
É claro que vivemos numa democracia, pelo menos penso que sim, mas acho que um pouco mais de reflexão antes de se emitir uma opinião faria muito bem.
Vejam a questão do Inst. Mun. de Turismo dentro do estádio do outro clube da cidade. Muita gente aqui achou isso normalíssimo, sendo que outros demonstraram suas experiências visitando estádios ao redor do mundo onde, para adentrar nos mesmos, apenas desembolsando-se vários Dólares ou Euros, além do que, esses turistas por certo, estando dentro do estádio poderão comprar algumas lembranças ou até mesmo material esportivo do clube e divulgá-lo na sua cidade ou país.
Quanto ao estádio da Copa de 2014 o mesmo também ocorre. Tudo visando nos desfavorecer e as pessoas achando normal. Para ilustrar esse tema vou me utilizar do trecho de um texto que recebi de um irmão meu e que reflete bem a situação exposta. A verdadeira autoria do texto, na verdade um poema, segundo informações de um site, pertence ao brasileiro Eduardo Alves da Costa, muito embora haja atribuição ao alemão Bertolt Brecht. Segue um trecho do poema:
No caminho, com Maiakówski
Tu sabes,
conheces melhor do que eu a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
E termina assim o poema:
E por temor eu me calo. Por temor, aceito a condição de falso democrata
e rotulo meus gestos com a palavra liberdade, procurando, num sorriso,
esconder minha dor diante de meus superiores.
Mas dentro de mim, com a potência de um milhão de vozes,
o coração grita - MENTIRA!
Saudações Alvi-Verdes
Ciro
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