Fala, Dr. X!
Meu povo.
A matéria daquele "jornal" - atualizada ainda ao fim da tarde, mostra bem como funciona o "sistema".
Pois bem, vamos tentar usar o "sistema" à nosso favor, se é que existe tal possibilidade.
Alguém me explica o porque de uma reunião, um almoço do então governador com alguns vereadores, justamente na véspera da votação que a Câmara fará em torno da liberação do Potencial Construtivo e da isenção de Impostos sobre Serviços, o ISS para as obras do meio-canil?
O secretário "especial" para assuntos da Copa, Algaci Túlio, disse para a reportagem: "O governador havia prometido este encontro com os vereadores, não tem nada de especial. Será apenas um almoço no Palácio das Araucárias ".
Sr. secretário, querem ludibriar quem?
Nós, cidadãos não votamos nos vereadores para que fizessem isso conosco, essa enganação, conhecida em outras palavras por manobra política.
Quer dizer, amanhã, teremos a votação em 1º turno na Câmara Municipal do projeto para autorização do repasse de títulos públicos, como garantia de conclusão da meia pocilga, lugar que tem dono e que é também conhecido por PROPRIEDADE PRIVADA??
O que? Mais? Vocês ainda terão um 2º turno para essa votação?
Pois bem, leiam abaixo na íntegra, a matéria antes da atualização
Na véspera da votação da liberação do Potencial Construtivo e a isenção ISS para as obras de conclusão da Arena para a Copa 2014, o governador do Paraná Orlando Pessuti terá um encontro com vereadores de Curitiba nesta segunda-feira (25).
“O governador havia prometido este encontro com os vereadores, não tem nada de especial. Será apenas um almoço no Palácio das Araucárias”, disse, por telefone, à Gazeta do Povo, Algaci Túlio, secretário especial para assuntos da Copa do governo do estado.
Depois do encontro, na terça-feira (26), o projeto que autoriza a transferência de títulos públicos, que serão repassados como garantia de conclusão do estádio do Atlético, terá votação em 1º turno na Câmara Municipal.
Para quarta-feira (27), está prevista a votação do 2º turno. As audiências estão marcadas para começar às 9 da manhã nos dois dias.
E agora, a grande transformação, fazendo tudo parecer como um conto de fadas, onde tudo termina no "e eles foram felizes para sempre":
O governador Orlando Pessuti saiu otimista do almoço realizado nesta segunda-feira (25), no Palácio das Araucárias, com 25 vereadores curitibanos, na véspera da votação da liberação doPotencial Construtivo e da isenção do ISS para as obras de conclusão da Arena da Baixada para a Copa 2014.
O governador, que tem mandato encerrando no fim no ano, usou o encontro para mostrar os benefícios do Mundial na capital paranaense e tentar influenciar na aprovação do projeto de lei.
“Foi uma solicitação para que as leis de potencial construtivo e do ISS sejam aprovadas”, disse. A Câmara Municipal irá votar o projeto que autoriza a transferência de títulos públicos, que serão repassados como garantia de conclusão do estádio do Atlético, nesta terça (26), às 9h.
Além do governador, o prefeito em exercício, João Cláudio Derosso, e o assessor para assuntos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba, Luiz de Carvalho, também estiveram presentes. De acordo com o vereador Mario Celso Cunha (PSB), as leis, das quais dependem a reforma do estádio Joaquim Américo, serão aprovadas sem dificuldade. “Existe expectativa de aprovação, e até com unanimidade de votos”, declarou.
Nesta terça (26), às 12h30, Pessuti volta a se reunir com parlamentares. Desta vez, deputados estaduais almoçarão no Palácio das Araucárias e o objetivo do governador é lembrá-los da importância das isenções de impostos estaduais para a Copa, que passará por votação na casa, além da liberação do Fundo de Desenvolvimento Estadual (FDE), que se autorizado, servirá de empréstimo à construtora que fará a reforma da Arena.
O que permaneceu inalterado?
Lei polêmica
Em setembro passado, o pedido de urgência para votação do projeto de Lei que autoriza a transferência do potencial construtivo para conclusão da Arena da Baixada para a Copa de 2014 foi protocolado e retirado no mesmo dia na Câmara Municipal de Curitiba.
A bancada de apoio ao prefeito havia argumentado que a votação urgente seria necessária para não atrasar o cronograma das obras no estádio do Atlético.
Se o pedido fosse aprovado, o projeto não precisaria passar pelas comissões internas da Casa, de Legislação, Economia e Urbanismo, nas quais pode receber emendas. A vereadora Professora Josete (PT) reclamou do pedido de urgência dizendo que a maior parte dos vereadores ainda não havia recebido todas as informações a respeito da legalidade do projeto.
“Além disso, um dos artigos diz que algumas regras poderiam ser regulamentadas por decreto, o que seria dar uma carta em branco à prefeitura para que ela desse a forma da Lei”, disse a vereadora na ocasião.
Após um acordo com as lideranças dos partidos, o pedido de urgência foi retirado, com a concordância de que o projeto passe pelas comissões rapidamente e possa ser votado nos dias 26 e 27 de outubro.
Depois do impasse, uma audiência pública foi realizada na Câmara para discutir e detalhar o projeto de isenção de impostos e o repasse de R$ 90 milhões em títulos de potencial construtivo para obras para a Copa do Mundo de 2014.
Então é o seguinte: almoçam às nossas custas, sentam-se e ouvem um discurso pífio, com propostas mais do que absurdas, em detrimento do que está por vir para um estádio, cujo dono já falou que termina com seu próprio dinheiro? Veja que esse discurso com certeza vai mexer e muito com o futuro de cada um de vocês vereadores!
A idéia é canalizar o dinheiro para o ESTADO e não para e somente, a CAPITAL.
Estejam atentos e pensem bem o que irão fazer. O mandato do governador acaba esse ano. O de vocês, vereadores, não.
Chega de pombagirisse!
Colaborou o torcedor Antonio Ricardo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)