Fala, Dr. X!
Sim meu amigo torcedor. Essa foi a melhor piada de 08/09. E os piadistas ficarão mais dois anos contando as mesmas anedotas sem graça para a torcida alviverde. Confira novamente a velha piada, com os respectivos comentários ácidos, do cara que aqui vos escreve e que invariavelmente é considerado agitador e pessimista.
Propostas de Jair Cirino para o biênio 2008/2009:
DIRETOR DE FUTEBOL
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Não existirá tolerância para rendimento abaixo do esperado. Jogador que virá jogar no Coritiba passará por uma grande sabatina para entender como é importante jogar em nosso clube. Com isso, a taxa de acerto razoável acredito que deverá ser em torno de 90%.
Onde será que as sabatinas foram realizadas em 2008 e 2009? Será que foi no tal Celebrare?
TRABALHO DA DIRETORIA
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Dentro do Conselho Administrativo (Diretoria), conforme prevê o nosso Estatuto, ninguém será remunerado.
Os diretores eleitos pelo clube tem que ter amor, dedicação e doar grande parte de seu tempo em prol deste grandioso clube que é o Coritiba. Já o Projeto Vencer, que é o primeiro planejamento estratégico feito para clube com projeção a longo prazo (2020), prevê em uma de suas etapas a implantação da filosofia 5 D’s, que são cinco diretorias executivas profissionais remuneradas, contratadas a preços razoáveis de mercado, das seguintes áreas: Diretoria de Futebol Profissional, Diretoria de Futebol Amador (inédita), Diretoria Administrativa, Diretoria Financeira (inédita) e Diretoria de Marketing.
Quem tem amor ao clube, não se esconde e não se omite. Quem tem amor ao clube, não se aproxima de uma diretoria só para pegar o seu dindim que emprestou no passado e depois sumir. Quem tem amor ao clube, não abandona nas dificuldades.
TÉCNICO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Agora estamos em contato com alguns técnicos com esse mesmo perfil: jovem, trabalhador, estudioso tático, ambicioso, doutrinador, que pretenda fazer um trabalho a longo prazo e que tenha obsessão por conquistar títulos. O Coritiba é um clube campeão. Precisamos de um treinador que tenha ambições do mesmo tamanho das nossas necessidades.
Ainda bem que essa obsessão existe. Imagina só se nós não tivéssemos ganho o Paranaense e a Copa do Brasil em 2009? Seria um caos né? E o pior. Já pensou se tivéssemos sido rebaixados em pleno ano do centenário. Vão. Vão brincando com a minha paciência vão...
MONTAGEM DO ELENCO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Vamos manter a espinha dorsal do time campeão da Série B. Jogadores como Pedro Ken, Henrique, Keirrison, Henrique Dias, Edson Bastos, Douglas Silva, Jeci e Gustavo serão mantidos. Porém, entendemos que novos titulares precisam ser contratados. Precisamos de no mínimo cinco atletas que cheguem prontos para jogar.
Não foi exatamente isso que aconteceu né? O Projeto Vender funcionou bem.
Temos uma lista de reforços com alguns jogadores que se destacaram no Campeonato Brasileiro e que tem capacidade para atuar no Coritiba. Imediatamente após vencermos a eleição, iniciaremos a contratação de reforços.
Tradicionalmente, o Coritiba cria seus craques em casa, por isso vamos apostar na valorização dos atletas oriundos das nossas categorias de base. Jogadores como Dirceu, Renatinho, Ruy, Willian, entre outros, serão incorporados ao grupo principal já para as disputas do Campeonato Paranaense.
É importante ressaltar que todos os atletas que serão contratados deverão ter condições de serem titulares da equipe. Não vamos mais perder tempo e dinheiro com jogadores desconhecidos que chegam ao clube indicados por empresários ou através de DVD´s. É difícil falarmos em porcentagem.
Por outro lado, em se tratando dos 24 jogadores que estavam à disposição do elenco nesta reta final de Brasileiro, acreditamos em aproveitamento de metade do elenco.
Isso mesmo. Dick, Guaru, Leozinho, Demerson, Jailton, Rodrigo Pontes, Rodrigo Crasso, Moisés, Rômulo, Thiago Gentil, Bilu, Cadu, Dinélson, Evaldo, João Henrique,
Leo Mineiro, Marcos Tamandaré, Nenê, Rubens Cardoso, Tiago Bernardi, Tiago Silvy, Ângelo, Pereira, Ramón, Vicente, são grandes exemplos dessas palavras acima. Em que ponto se enquadram?
PERFIL DO ELENCO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Como já citado, o Projeto Vencer tem um capítulo específico a respeito do futebol profissional e outro exclusivo sobre a implementação do conceito vencer, onde será implantado, em todos os segmentos do clube – desde o porteiro até o centroavante – o espírito da vitória. Tradicionalmente, o Coritiba possui times guerreiros, determinados e vibrantes. Esse perfil deverá ser mantido.
Mais uma vez, não foi exatamente o que vimos. Eu não vi o Time d'Alma Guerreira. Eu vi um bando em campo, correndo atrás de dinheiro, digo, da bola. Eu vi um time desesperado, com alguns bons nomes, sucumbindo perante os altos salários dos companheiros. Eu vi diferente. Eu só vi um perfil derrotado e um espírito derrotista. Jogamos com medo o ano inteiro.
Para conseguir isso, vamos ampliar os investimentos na formação de jogadores, pois os atletas oriundos das categorias de base são identificados com o Coxa e entendem a responsabilidade que é vestir a camisa alviverde. Com jogadores contratados, vamos atuar de três formas.
Somente atletas com bom perfil profissional e pessoal serão contratados, pois todos sabem que caráter não se compra. Daremos prioridade para jogadores realmente interessados em jogar no Coritiba. De nada adianta trazer um atleta que deseja utilizar o clube apenas como vitrine. O jogador deverá ter a pretensão de fazer história no clube.
Como contrataremos apenas jogadores com condições de serem titulares da equipe, vamos começar a fazer contratos com maior duração. Os atletas assinarão contratos de no mínimo dois anos de duração. Desta forma, seu vínculo profissional com o Coritiba será mais sólido – e seu desempenho tende a ser superior.
Por fim, vamos implantar o CONCEITO VENCER no futebol do clube. Todos os profissionais envolvidos no departamento de futebol deverão estar comprometidos com o sucesso do Coritiba. Implantaremos uma infra-estrutura que garanta o alto desempenho físico e técnico dos atletas e a adoção de uma filosofia de atuação baseada no futebol de raça e ofensivo,com foco em vitórias, que garantam o alcance de títulos e transformem o Coritiba numa referência mundial como instituição desportiva de ponta.
Quem seriam esses atletas? Os citados acima? Dai-me paciência pra continuar analisando essa piada chamada Projeto Vencer.
BASE
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – A estratégia de investir na formação de atletas de alto desempenho apresenta-se como um dos principais meios para se formar times de alto desempenho e para a sustentabilidade financeira para os clubes de futebol.
O Coritiba, historicamente, sempre revelou grandes nomes para o futebol brasileiro e mundial. Porém, sabe-se que existem enormes dificuldades na manutenção das atividades das categorias de base. Implantaremos o CEFA – Centro de Excelência na Formação de Atletas, que visa potencializar esta qualidade e ao mesmo tempo enfrentar as dificuldades existentes.
Por meio de uma estrutura de ponta, uma rede de parcerias e profissionais para a identificação de talentos, além de uma abordagem multidisciplinar para a formação de atletas de maneira integral (como atleta, profissional e ser humano), o CEFA assume papel fundamental na consolidação do Coritiba como clube de ponta no cenário internacional.
O orçamento destinado às categorias de base, projetado pela gestão 2005/2006 para o próximo ano, é de menos de 10% do orçamento do clube. Isto é um erro primário determinado por pessoas que não pensam no clube a longo prazo. Não podemos esquecer de que o que nos sustentou durante o período de rebaixamento, foi a venda de jogadores, e justamente nesta área a atual gestão investe menos de 10%. Que tal? Na nossa gestão, o orçamento irá aumentar em 50% já no primeiro ano e no seguinte irá dobrar, com a ajuda da iniciativa privada.
Consolidação do Coritiba como clube de ponta no cenário internacional? Na segunda divisão? Parem. Não brinquem com nosso sentimento. Não brinquem com nosso amor.
Com tantos investimentos assim, nossa base deveria ser o time completo de 2009. No entanto, mais uma vez, não foi isso que vimos. Queira Deus que esses atletas formados em 2009, possam sim ser a base de 2010.
CIÊNCIA DO ESPORTE
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Implantação física e metodológica do Centro de Referência na Formação de Atletas – CEFA. O Centro contará com infra-estrutura de ponta, seja pela construção ou pela modernização das instalações existentes que possibilitem o atendimento (médico, fisiológico, psicológico, educacional, técnico, tático, marketing pessoal, etc) necessário para a formação de atletas de alto desempenho.
Se o projeto era esse, porque contraram atletas do nível dos citados anteriormente?
Como fonte de identificação de talentos, será criada a rede de escolinhas nos grandes centros, coordenada por um grupo de olheiros especializados. Para alcançar resultados de excelência, será criada uma metodologia de trabalho multidisciplinar, integrada com o futebol profissional do Clube.
Alguém conhece ou lembra de alguma implantada nessa gestão?
Implantaremos, pela primeira vez em um clube de futebol brasileiro, o CIPI – Centro de Inteligência Projetos e Inovações. O centro, além de implantar ferramentas gerenciais de vanguarda que contribuirão para o desenvolvimento do clube, trará soluções através de parcerias públicas e privadas, que contribuirão com o desenvolvimento científico do futebol.
Isso que dá contra com o ovo antes do rex da galinha. Onde estão os investidores? Até para a camisa, tiveram que abrir as pernas para patrocinador em troca de juros e/ou empréstimos.
MARKETING
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – O marketing tem sido, além dos resultados em campo, o maior responsável pelo crescimento dos clubes de futebol no mundo. A falta de investimento e planejamento de marketing comprometem a imagem do clube perante a opinião pública, imprensa e torcida.
A estruturação da área e a implantação do primeiro Planejamento Estratégico de Marketing para o Coritiba apresenta-se, então, como uma das principais atividades e eixo norteador para as ações do Clube, possibilitando, assim, a revitalização da marca, a diversificação de produtos e serviços, a ampliação e fidelização da torcida Coxa-Branca. Entre os projetos estão os seguintes: Coxa.net; Modernização, Revitalização e Internacionalização de Marca; Coritiba Licenciamentos; Rede de Torcedores Influentes; Super Receita e Estádio Multi-Uso; CoxaKid; Projeto Centenário; Nosso Astro; Super jogos; Sócio Torcedor; Sócio Empresa; Clube Coxa de Benefícios; Coxa Intercâmbios; etc.
Ah, o Marketing. Chegamos a ele. A propaganda é a alma do negócio né? Com eles, vocês conseguiram se eleger.
Coxa.net - O que é? Para que serve? Não me lembro de ter visto isso por aí;
Modernização, Revitalização e Internacionalização de Marca - Sim claro. Nem nosso escudo errado nos principais meios de comunicação vocês arrumaram. Geralmente é a torcida que se preocupa com isso. Se bem que correu a ideia de mudar o escudo. Ainda bem que não passou de uma ideia;
Coritiba Licenciamentos - Taí uma coisa que funciona. Lenta e morosa, mas funciona. Mas pelo que sei (e me corrijam se eu estiver errado) a base desse trabalho não foi implantada nessa gestão);
Rede de Torcedores Influentes - O que é? Para que serve? Não me lembro de ter visto isso por aí;
Super Receita e Estádio Multi-Uso - Ficaram com medo de usar o estádio nas comemorações do centenário. Ficaram com medo da torcida não responder. E agora o que farão para obter essa Super Receita e Estádio Multi-Uso?;
CoxaKid - Mais uma coisa que funcionou. Terceirizada, mas funcionou. Aliás, terceirização é o sobrenome do Projeto vencer né?
Projeto Centenário - Prefiro não comentar essa vergonha;
Nosso Astro - O que é? Para que serve? Não me lembro de ter visto isso por aí;
Super jogos - Futebol de botão ou videogame?;
Sócio Torcedor - O famoso Eternamente 62% Coxa. Mas esse eu falo daqui a pouco;
Sócio Empresa - O que é? Para que serve? Não me lembro de ter visto isso por aí;
Clube Coxa de Benefícios - O que é? Para que serve? Não me lembro de ter visto isso por aí;
Coxa Intercâmbios - Intercâmbio? Ah sim. Fizemos um câmbio. De divisão.
A Internet, hoje um dos mais importantes veículos de comunicação do mundo, deve ser melhor explorada com o auxílio dos sites parceiros. Iremos criar campanhas mensais exclusivas. Um portal de relacionamento para o sócio torcedor e o sócio empresa deverá ser criado em parceria com os sites já existentes.
Em nossa gestão, iremos aumentar para 5% esta verba com o auxílio de parceiros e da iniciativa privada.
O site oficial foi remodelado, bem feitinho e mais completo. Nada mais do que a obrigação de um clube profissional. O site para os sócios foi feito. Mais uma vez terceirizado pois o plano todo assim o é. Parcerias? Hum... Não me lembro de novo. Devo estar com a memória BEM fraca.
CENTENÁRIO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Com a proximidade do Centenário do clube, torna-se grande o interesse pelo resgate da memória do Coritiba, e cabe a nós, dirigentes do mais tradicional clube do futebol do Paraná, demonstrarmos ao nosso torcedor a importância que a instituição Coritiba Foot Ball Club teve na sociedade curitibana nos últimos 100 anos. Comemorando de forma ampla o Centenário, estaremos perpetuando a história do nosso amado clube e solidificando a marca Coritiba no cenário nacional.
Esse era para ser o ano mais importante da história do Coritiba. O mínimo que esperávamos, seria RESPEITO E DIGNIDADE. Nada além do que nos foi prometido.
O Projeto Centenário constitui-se de quatro vertentes. Primeiramente o Memorial, que terá como função principal o resgate da história do Clube, por meio de um levantamento histórico, organização do acervo, planejamento arquitetônico do ambiente, análise de custos (orçamento), análise de viabilidade, busca pelos investidores e implementação do Memorial.
Parabéns aos Helênicos. O Espaço 100 anos é maravilhoso. Queria eu que o clube fosse tocado com o amor e conhecimento que vocês tem pelo Coritiba.
O livro dos 100 anos, que contará a história do clube, necessitando da utilização do levantamento histórico feito pelos Helênicos (historiadores do Coritiba) com a colaboração de grandes torcedores.
Lançamento devidamente adiado devido ao fracasso do ano.
A terceira vertente será a realização de um jogo internacional com uma equipe de grande porte do cenário mundial. Como fechamento dos festejos, um grande congraçamento da torcida Coxa em um grande restaurante da cidade – mais de 3.500 torcedores. E título, é claro!!!
Ai, ai. Por onde começo?
Ah sim. Jogo contra o Internacional pela Copa do Brasil. Parabéns! Vocês cumpriram algo que prometeram no centenário.
A torcida pediu AC/DC. A diretoria falou que a banda não tinha datas disponíveis para a América do Sul. Pouco tempo depois, confirmaram show em SP. Resolveram trazer Claudia Leitte e Skank. Mudaram a data e local do show, porque a venda de ingressos estava ridícula e para dar tempo e vender mais ingressos. Skank pulou fora e a diretoria insistia que não. Skank anuncia saída do show. A torcida queria rock. A diretoria deu mais uma dupla sertaneja. Pouco tempo depois, afirmam que fizeram parceria com uma casa de shows em Curitiba e teriam mais duplas sertanejas. Venda de ingressos continua pífea. Show cancelado.
Jantar com direito à bandeira da Organizada no fundo do palco ao invés da bandeira do clube. Tudo para cobrir um enorme pano vermelho ao fundo. Quem animou o jantar? A bateria da Império e mais uma dupla sertaneja. Prometeram a venda da camisa nova (comemorativa ao centenário) e simplesmente não levaram as camisas para o evento. Quem pagou, teve que ir buscar depois na loja oficial e ainda teve que aguentar o mau humor dos funcionários e a qualidade duvidosa dos produtos.
Vigília da virada esperavam poucas pessoas. inicialmente, abriram apenas as cadeiras inferiores para a torcida entrar. Depois foram obrigados a abrir as sociais, pois já não cabia mais ninguém lá. Nada de propaganda. nada de marketing. Poderiam ter aberto o estádio mais cedo, para a torcida achar seu lugarzinho, consumir (bebidas, comidas e produtos oficiais) dentro do estádio...
Amistoso das Origens, fizeram de tudo para atrair público. Menos baixar o preço. Primeiro ofereciam camisas exclusivas, depois camisas oficiais e por fim, uma farta distribuição de convites para o trem. Chegando em Ponta Grossa, o amistoso comemorativo do centenário, foi realizado num estádio onde fica uma escolinha de futebol dos poodles. Com direito a foto no site oficial, da torcida chegando no estádio com a placa da escolinha poodle ao fundo. Nem para cobrir com uma lona esses caras servem. Nem para pensar na imagem do clube e não publicar a foto no site oficial foram capazes.
Títulos? Sim. Do carnaval com a Acadêmicos da Realeza. Muito obrigado à eles, por terem nos dado ao menos essa alegria.
Para completar, derrubam o time para a segunda divisão. Isso é Respeito e Dignidade?
PLANOS DE SÓCIOS
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Todos os projetos feitos até hoje em se falando de Sócio Torcedor foram feitos de forma equivocada, pois só visavam os ingressos a jogos do Coritiba no Couto Pereira. Com isso, todos os programas criados sempre terminavam no final de cada ano.
Novamente, o Projeto Vencer contempla, em um capítulo exclusivo, a questão de Planos de Sócios, criando o Sócio Torcedor e o Sócio Empresa. Criaremos diversos atrativos, durante todo o ano, como o Clube de Benefícios do Torcedor, que incentivará cada vez mais a permanência do sócio nos períodos que não temos jogos, como também o aumento progressivo do quadro. Chegaremos em dezembro de 2009 com 20 mil sócios.
Ah! Chegamos nele! O Eternamente 62% Coxa. Um plano que se dizia Sócio Torcedor e que na verdade era apenas um plano de fidelidade. Ops. Não era isso que a diretoria queria combater? Pois é. Fizeram um plano de fidelidade, sem direito à voto, contrariando o arcaico estatuto do clube que obriga o clube a ter essa categoria. Fosse esse o único problema. O maior deles, é que uma empresa terceirizada, come todo mês, 38% do valor dos sócios para as custas de operação do plano. Isso significa que de cada 100 torcedores, 38 vão para os bolsos da terceirizada. Esse clube não é uma mãe? Taqueuspa. Queria eu uma bocada dessas. Aliás. Não queria não. Eu não teria coragem de sangrar o Coritiba que eu tanto amo dessa maneira.
Depois de muita pressão da torcida, anunciaram que vão romper com a empresa e que todos os que se associaram, terão direito à voto a partir de abril. Mas nem tudo são flores. Em janeiro, os sócios receberam seus carnês para pagamento das mensalidades com aumentos de até 62%. Para ver jogos da segunda divisão de novo. Ver? Ver onde se provavelmente nossos jogos serão bem longe daqui? Claro. Quanto menos sócios melhor para o plano de perpetuação no poder. Quem não pode pagar simplesmente para ajudar o clube, vai cancelar seu plano. Menos sócios, menos votos, mais fácil de permanecer no clube até o final dos 12 anos do Projeto Falir.
INGRESSOS
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Acreditamos que a política dos ingressos deva seguir a tendência de mercado nacional, e que está de acordo com a praticada atualmente pelo Coritiba. Sim, a venda de pacotes deve continuar, motivando a inscrição de sócios-torcedores.
Nada de bom e nada de ruim nesse quesito. Só a venda de pacotes que não existiu. A não ser que você considere o Eternamente 62% Coxa como um pacote de ingressos. E no fundo, não deixa de ser.
COUTO PEREIRA
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Com o projeto Novo Couto, iremos modernizar o Estádio Couto Pereira, sem, contudo, dispor de sua tradição, de modo a dotá-lo de estrutura compatível com as recomendações da FIFA, permitindo que seja caracterizado como um local multiuso, projetado para abrigar a sede esportiva do clube, acomodar o público em geral com conforto e segurança comparáveis aos melhores estádios do mundo e funcionar como um elemento chave de divulgação da marca Coritiba.
E mais uma vez, nada disso foi feito. As reformas que o Couto precisava, continua precisando. Deram uma maquiada aqui, outra acolá. Mas o basicão mesmo, continua. Infiltrações, rachaduras... Tudo como antes.
NOVO ESTÁDIO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Somos a favor de construir um novo estádio, mas nunca em parceria com Onaireves Moura, muito menos com investidores que nunca apareceram e que não sabemos de onde vem o recurso. Também não queremos construir o terceiro anel com cheques de sócios, conselheiros ou pretensos diretores.
Não podemos esquecer o caso mais recente dos investimentos feitos no Corinthians. Somos a favor de reconstruir o Couto Pereira exatamente no terreno onde hoje ele está. O Estádio é dividido em quatro partes: Sociais, Reta da Mauá e as duas curvas. Todas independentes.
Pretendemos buscar parcerias da iniciativa privada, de uma empresa multinacional que já foi pré-contactada, para reconstruirmos o Couto Pereira em partes, e com isso não atrapalharmos o uso dele para nossos espetáculos desportivos.
Deram uma nítida patada na diretoria anterior. Integrantes da outra chapa, se colocaram à disposição para terminar o estádio. Mas não aceitaram. Preferiram fazer uma parceria com uma empresa que seria dona do Couto por N anos. Mas nem isso deu certo. Anunciaram o projeto antes da hora e deram com os burros n'água. Depois anunciaram que tinha novo parceiro e que no aniversário do clube seria anunciado. Nada de novo. Anunciaram então que no Natal, a torcida teria um grande presente. mandaram comprar marretas para destruir o Couto Pereira. Pois é. Ironia do destino (e de algumas mentes insanas), o Couto foi destruído perto do Natal conforme a diretoria pediu. E agora?
Sem contar, que se o projeto era construir um novo estádio, que papinho é esse aí em cima de reformar o estádio?
ECONOMIA
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Hoje o Coritiba deve aproximadamente R$ 30 milhões, sendo que destes valores, aproximadamente R$ 8 milhões contraídos na gestão 2005/2006. Por isso, pretendemos administrar o clube com muita responsabilidade e respeito.
Iremos buscar de toda forma um aumento considerável de receita para que a parte financeira não paute o futebol, muito menos que tenhamos que vender grandes jogadores para pagar dívidas.
Com a queda para a segunda divisão, o Coritiba deixou de arrecadar aproximadamente R$ 18 milhões, dinheiro este que poderia ter evitado a venda de grandes jogadores e com o qual poderíamos ter conquistado títulos – e por conseqüência, aumento de receita.
Clap, clap, clap! palmas para vocês. Quero ver o discurso agora! Pegaram o clube com dívidas, dobraram as mesmas, pegaram novos empréstimos e derrubaram para a segunda divisão. Tenho pena de quem vai assumir esse pepino em 2012. Se é que ele sairá das mãos de quem já está. lembrem-se que o Projeto de Perpetuação no Poder, digo, Projeto Vencer, vai até 2020.
PATRIMÔNIO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Iremos reestruturar o Patrimônio do Clube de modo a fornecer toda a infra-estrutura exigida pelos projetos de Centro de Excelência na Formação de Atletas, Futebol Amador e Futebol Profissional, Projeto do Centenário, Espaço Multiuso, entre outros, dotando o clube de instalações e equipamentos de primeira linha no cenário esportivo e projetando a instituição Coritiba para os primeiros lugares no ranking de infra-estrutura esportiva.
Os investimentos que serão feitos na área patrimonial terão participação da iniciativa privada e recursos oriundos do aumento de receita não prevista no orçamento. Entre eles destacamos o Hotel no CT, Memorial dos 100 anos, Transporte, Centro de Treinamento e Estádio Couto Pereira. O custeio do patrimônio atual já está previsto no orçamento do clube.
Bom. Como nada do projeto foi feito, pra que investir no partimônio não é mesmo?
ESTATUTO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Sim, entendemos que o Estatuto deva ser mudado. A codificação das normas de conduta num clube como o Coritiba devem ser claras e completas, de modo a permitir sua compreensão por toda a sociedade, assim como demonstrar de forma inequívoca a pujança e a força da instituição.
Os novos rumos tomados pelo futebol brasileiro, a profissionalização do negócio-futebol, assim como a nova legislação pátria, mormente o novo Código Civil de 2.002, exigem uma adequação dos estatutos dos Clubes. Importante notar também que existe uma nova filosofia a ser implantada no clube, um conceito focado sempre no vencer como regra geral a ultrapassar mandatos e gerações.
A codificação Coxa-Branca deve agora também demonstrar nova filosofa, a idéia, a característica do clube, como a mais tradicional e vencedora de todas as instituições esportivas do estado. Para isto, deve-se observar as novas realidades trabalhistas, fiscais, previdenciárias, regras de conduta bancária e, inclusive, punições para as más administrações, deixando claro este conceito, não deixando margem para interpretações de modo a salvaguardar o bem estar financeiro do Coxa.
Iremos também implantar um regime administrativo de compras, para que o clube não privilegie fornecedores simplesmente pela proximidade familiar ou pessoal, fazendo que os fornecedores sejam mais competitivos e que o processo seja mais transparente e que o clube compre com mais qualidade e preço mais barato.
Piada dentro de piada agora? Tiveram dois anos pra fazer a reforma do estatuto mas não fizeram. Se tivessem feito, não teriam garantido mais dois anos no poder. Agora que a torcida está pressionando para fazer a mudança, os caras resolvem mexer a bunda da cadeira. É impressionante a cara de pau desse povo.
UNIÃO
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – As chapas derrotadas poderão participar das diversas comissões multidisciplinares que implantarão o Projeto Vencer. Até porque este é um projeto de longo prazo e para o clube, não para um só grupo político.
Não foi o que aconteceu na prática. Vialle só voltou ao clube por pressão da torcida. GG foi convidado a voltar, depois do barco estar afundando. Ainda não convidaram o Moro. Mas é bem provável que este seja convidado para naufragar junto com eles. Afinal de contas, as outras alas políticas do clube só foram convidadas, para se queimar junto à eles. Algo do tipo: "Eu morro mas levo você junto."
TRANSPARÊNCIA
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Temos, sim, o compromisso de transparência com o clube, seus sócios e principalmente com o Conselho Deliberativo.
A falta de transparência e os negócios duvidosos irão acabar. As demonstrações financeiras trimestrais serão tornadas públicas para o Conselho e as anuais para os Sócios.
Como também contrataremos imediatamente uma auditoria externa para verificar todas as situações irregulares que o clube tem hoje. Temos, sim, o interesse da participação do sócio em diversos assuntos e isso será feito de forma democrática e participativa, já a partir de 2008.
Vejamos:
- Por que o Rodrigo Pontes foi contratado?
- Por que o show do centenário foi cancelado?
- Por que o Jaime saiu do Marketing?
- Por que o Edison Mauad foi embora?
- Por que o contrato do Marcelinho não foi registrado?
- Por que os jogadores saem do clube e não deixam nem um centavo nos cofres?
- Por que nosso jurídico não ganha nem disputa de par ou ímpar?
- Por que o real número de sócios nunca é apresentado?
- Por que tantos convidados nos dias de jogos?
- Por que o Marlos foi embora? (Não que eu quisesse a permanência desse moleque aqui, mas...)
- Por que o Pedro Ken foi embora?
São só algumas das várias perguntas que eu e a torcida temos para concordar que esta sim foi a diretoria mais transparente da história do Coritiba.
TORCIDA
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Torcida Regional é um resultado de diversas ações combinadas. Faremos isso com a implantação do primeiro Planejamento Estratégico de Marketing do clube, com títulos e time competitivo, com escolinha de futebol no interior do Estado e outras capitais, com uma gama de produtos licenciados que atendam a nossa demanda, com excursões amistosas e promocionais, com muito relacionamento e muito investimento em nossa marca.
Senhoras e senhores. Mais uma promessa não cumprida. Continuamos com a torcida na capital e infelizmente em declínio. Algumas crianças hoje, tem vergonha de dizer que torcem para o Coritiba. Alguns pais, choram ao ver e ouvir sobre a vergonha dos filhos. E a culpa é de vocês, senhores bananas,
ORGANIZADAS
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Só temos duas maneiras de manter uma torcida mobilizada e motivada. Precisamos respeitar nossa torcida, não fazendo gestos obscenos, muito menos enfrentá-la como se fosse uma torcida adversária.
Precisamos também de um time competitivo, que traga resultados positivos dentro de campo. Para isso, implantaremos o Conceito Vencer. Somos, sim, a favor das torcidas organizadas, pois elas são os motores que motivam as alegrias das arquibancadas dos estádios. Só não concordamos com as posturas políticas que elas tomam. Torcidas organizadas não são de um ou outro candidato, mas são patrimônio do clube.
Engraçado. Na campanha, as organizadas são amigas. Agora, as organizadas são vilãs. Não seria resultado da proximidade e da liberdade que a própria diretoria deu? É muito fácil acusar a torcida de tudo e se eximir de culpa. Até agora, não vi o nosso presidente vir à público dizer que o Coritiba foi rebaixado por incompetência de sua gestão. Não. Prefere elogiar seus parceiros de G9, dizer que cresceram muito e culpar a Império pelo rebaixamento. Pimenta do rex dos outros é refresco. Assumir os erros, nem pensar né?
ESTRELA PRATA
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) - Pretendemos aplicá-la em algumas ocasiões em uniformes promocionais e comemorativos.
Só falta o Coxa ganhar de novo essa maldita segundona e esse bando querer colocar 2 estrelas.
Coxanautas
Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) – Trataremos o site como um veículo de comunicação, tendo os mesmos privilégios da imprensa.
Acreditamos que o Coxanautas é um veículo de comunicação importante, tendo seu papel muito bem executado perante à torcida Coxa, divulgando o nosso clube em todos os cantos do planeta.
Será considerado pela nossa administração como uma ferramenta importante de divulgação, pesquisa e auxílio na administração do clube, principalmente quando iniciarmos uma administração transparente e participativa, a partir de 2008.
Não comentarei sobre este ítem. O que importa agora é o Coritiba e a volta a primeira divisão. o COXAnautas sempre estará ao lado do Coritiba, querendo as diretorias ou não.
É meus amigos. Estamos na lama. E eu vou fazer tudo o que eu puder para tirar o meu Coritiba desta situação, fiscalizar o trabalho desses caras e exigir o que nos foi prometido: Respeito e Dignidade.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)