Fala, Dr. X!
Sempre achei que vermelho era coisa pra zucão. Sempre fui totalmente contra o vermelho em nosso estádio. Já fiz várias campanhas aqui no blog, para subtrair essa cor da vida do Coritiba. Calma. Não mudei tanto assim. Não passarei a amar essa cor. Mas uma coisa precisa ser dita e isso estava me incomodando há bastante tempo.
Já recebi inúmeros relatos de torcedores do Coritiba, que são agredidos por usarem uma roupa vermelha dentro e fora do estádio. Dentro do estádio, concordo que não se deve usar vermelho. Essa cor simboliza o nosso rival. Nossa cor é verde. O cidadão tem todos os dias da semana para usar esta cor, se assim quiser. Por que tem que usar justamente dentro do estádio em dia de jogo do Coritiba? Mas mesmo que essa pessoa tenha ido de vermelho, ela não precisa e não deve ser agredida por isso. Por que não uma campanha educativa sem violência para isso? Pede apra a pessoa se sentar em um local que não vá atrapalhar a evolução da torcida nas arquibancadas e nam vai aparecer na foto da capa do jornal. Ou então, se a pessoa quer ficar no meio da torcida, cantando e agitando, pede para o sujeito retirar a camisa, mas entrega um colete feito de TNT, que custa não mais do que R$ 2,00 o metro e pronto. Sem violência e tudo resolvido na mais tranqüila e absoluta paz. A camisa vermelha? Continua com seu dono. Jamais deve ser tomada, rasgada ou roubada. Ela tem dono. Essa pessoa certamente se lembrará de não ir de vermelho no próximo jogo. Ao passo que se for agredida, ela jamais pisará outra vez no Couto Pereira.
Já recebi também, pelo menos cinco relatos de torcedores do Coritiba, que tiveram seus veículos praticamente destruídos por vândalos, só porque o mesmo era vermelho. Em um deles, nem o fato deste veículo estar com quatro ocupantes e todos eles estarem com a camisa do Coritiba foi suficiente para evitar a depredação. Detalhe: era uma comemoração de título do Coritiba.
Quando a rivalidade e a brincadeira estrapolam os limites da razão e parte para a agressão pura, simples e gratuita, é chegada à hora de colocar o dedo na ferida. Precisamos torcer com inteligência. Nossa cor é o verde. Devemos todo respeito ao verde. Mas não é por isso, que sairemos nas ruas, destruindo sinais e placas de trânsito, lanternas de automóveis, ambulâncias e carros de bombeiros simplesmente porque são vermelhos. Onde está a inteligência? Virou artigo de luxo? “Pare Dr.X, você está criticando os nossos torcedores!” De torcedor assim, o Coritiba não precisa. E antes que alguém culpe uma ou outra organizada, não estou generalizando e não estou culpando nenhuma delas. Eu mesmo já presenciei quatro confusões nas ruas em 2010. Apenas em uma delas, havia torcedor do Coritiba trajando camisa de organizada. Nas demais, nem camisa de time estavam usando.
Sei bem que o buraco é mais em baixo. Sei bem que o problema é um problema social. Mas eu não posso admitir que torcedores do meu time, sejam agredidos por torcedores também do meu time. É preciso saber conviver com as diferenças. É preciso abrir os olhos para a realidade. Alguém aqui exige que sua namorada, esposa, amante e afins, use apenas batom verde? Ah, já sei. Os mais “espertos” vão destruir o pinheirinho de Natal da mãe, porque ela pendurou as bolinhas vermelhas nele. Coitado do Papai Noel então.
Por isso, este post e esta imagem, são um protesto. Um protesto pela falta de inteligência e pelo sepultamento do bom senso.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)